quinta-feira, 29 de março de 2012

Equilibrando os Chakras com os Mantras Apropriados





Este exercício pode ser feito todos os dias, pela manhã ou à noite. Antes de iniciá-lo, sente-se em posição de meditação de forma firme e confortável, como, por exemplo, numa posição de pernas cruzadas. Mantenha a coluna ereta, a cabeça no prolongamento da coluna e os ombros relaxados. Feche os olhos. Respire pelas narinas de forma consciente e profunda.
Coloque a mão esquerda sobre o a testa, onde se localiza o “terceiro olho”, e a mão direita, aberta, em frente ao primeiro chakra (órgão sexual). Conservando essa posição, faça o mantra "LAM" diversas vezes. Depois, com a mão direita cerca de três dedos abaixo do umbigo, execute o mantra "VAM". Agora, com a mão direita em cima do umbigo, mantralize o "RAM", sendo o “erre” vibrante (como na palavra “orelha”). A mesma mão é colocada sobre o coração; vocalize o mantra "YAM". Com a mão na garganta, vocalize "HAM", sendo o som do “agá” pronunciado. Agora com a mão direita sobre o alto da cabeça, mantralize o "OM", de forma curta, várias vezes. Observe que, durante toda a prática, a mão esquerda é mantida sobre a testa, pois todos os processos terminam neste chakra, o que poderá ser melhor explicado num próximo artigo!
Faça as entoações mântricas, que vibrarão nos sete chakras principais, expandindo sua aura, fazendo com que as toxinas e os resíduos karmicos se dissolvam. Após esse exercício, você pode vocalizar cada um dos binja mantras na seqüência, um após o outro, proporcionando, a ativação e a ascensão da energia kundalini, chakra por chakra. Tal energia está relacionada aos poderes parapsíquicos que podem ser despertados por nós!

A seqüência será, portanto:


LAM

VAM

RAM

YAM

HAM

OM

Pratique sempre que puder, assim, os mantras servirão como um escudo invisível que o protegerá espiritualmente!




Aprendendo a ser Zen


Acreditando ou não, aceitando ou não, todos temos uma alma. Entitulada pelas religiões, pode ser espírito santo, yin, intuição, entre outras. Mas o que seria aquela parte de você que sente, chora, emociona e te da prazer? Olhe para dentro de você e perceba que existe algo que merece a sua atenção, merece ser cultivado.

E se a nossa alma for eterna, torna-se mais especial ainda. Faça uma introspecção e reserve um tempo para o seu interior, pois o cotidiano nos tira a referência do que nos deixa felizes e produtivos.
Milhares de momentos diários podem trazer para o mundo a natureza de nossa alma e libertar nossa intuição de vida. Cada qual sabe onde achar a conexão com o ser sutil, mas aqui vão idéias para auxiliá-lo a aprofundar-se em sua natureza, relaxar e ser zen.

Passe algum tempo com os animais – “A grandeza de uma nação e seu progresso moral pode ser julgado pela maneira que seus animais são tratados.” Mahatma Gandhi

Um gato, um cachorro ou qualquer outro animal de estimação é um raro tipo de amigo – aquele em que não espera nada em troca. O fiel companheiro, que não recusa um carinho. Passar algum tempo com eles pode ser um momento de descarga quando o mundo exige tanto de nós. Mas, ainda mais que isso, animais, pela sua natureza, trazem o senso de beleza que muitos de nós reprimimos. Visitar não só um animal, mas um zoológico, um abrigo de animais, ou até os mais selvagens pode ajudar a clarear a mente e evocar a serenidade em todos nós.

Ver o mundo passar – “A coisa mais bonita que podemos experimentar é o mistério. É a fonte de toda arte verdadeira e de toda ciência.’ Albert Einstein

Um dos prazeres que mais se sente falta nos dias atuais é o costume de ver o mundo passar, não fazer nada, sentado debaixo de uma árvore ou em uma varanda, observando, nem que seja por um instante. Não nos permitimos parar e contemplar o mundo, envolve deixar as preocupações do seu dia se esvaírem, admirar o Universo pela sua simples beleza, às vezes dividindo este momento com um amigo. Aproveitar as maravilhas da Terra, durante o pôr do sol em uma montanha ou, simplesmente, deixando as ondas baterem em você na praia são atitudes que permitem que a intuição e a alma se desenvolvam e apareçam em nossas vidas, provendo idéias e a inspiração para resolver os nossos problemas.

Desenvolva sua criatividade – “Toda obra de arte foi, um dia, pigmentos em uma tela.” Henry S. Haskins

Arte e projetos criativos são maneiras de deixar que o espírito se expresse. Apesar de nos comunicarmos constantemente, nossa verdadeira natureza só aparece em alguns trabalhos únicos. Descubra seu ideal artístico. Alguns de nós têm a sorte de trabalhar em áreas onde a criatividade possa brilhar, mas qualquer um pode ser artístico de alguma forma. Através da pintura ou desenho, do artesanato, da escrita, trabalhos em madeira, música, dança ou outras milhares de expressões. Nós podemos alcançar o nosso interior e dar à alma um tempo para se mostrar.

Ouça músicas – “Música lava a alma das sujeiras do dia-a-dia”
Bertold Auerbach

Música! A boa música, ao gosto de cada um, alcança as camadas mais profundas da consciência e resgata algo profundo e primário. A música pode nos mover por entre emoções e pensamentos que nunca tínhamos encontrado antes, e pode nos trazer de volta para momentos que nunca queremos perder. Guarde um tempo no seu dia para ouvir o seu CD favorito e escutá-lo passivamente. Não pense em trabalho, escola, crianças ou nada que te preocupe – apenas deixe que a música ache o seu lugar na sua alma.

Brinque com uma criança – “Quando o 1º bebê sorriu pela 1ª vez, a risada se quebrou em milhões de pedacinhos que se espalharam. Assim aconteceu a criação das fadas.” James Matthew Barrie Peter Pan

A pureza de uma criança transforma ambientes, pessoas e tudo o que estiver ao redor.
Um certo homem disse: “Eu nunca tinha percebido a diferença que uma criança faria, até meu pai começar a tomar conta da minha sobrinha de três meses. De repente, um homem frio acordou para a vida e se transformou em alguém engraçado e divertido, não só nas horas em que estavam juntos, mas o dia inteiro”. Crianças têm uma fagulha, um brilho que alcança e empurra o espírito em direção à evolução. Entrar no mundo das crianças não somente nos permite amar e sermos amados, mas também renova o senso de vontade, imaginação e descoberta. Volte a ser uma criança, junto a uma criança.

Ande um pouco – “Anjos sussurram no seu ouvido quando você sai para caminhar” Raymond Inmon

A caminhada areja a mente, traz soluções não encontradas entre paredes.
O que se deve fazer para trazer para fora o que é mais espiritual em nós? Uma caminhada na floresta, perto do mar ou, até mesmo, um parque são algumas das atividades mais relaxantes que podemos fazer no dia. Uma volta pelo bairro é uma ótima maneira de reavivar o espírito. Até uma ida na padaria ajuda a saúde. Guarde alguns minutos para aproveitar o mundo como parte integrante dele.

Ajude alguém – “Um ato de bondade é, por si só, um ato de felicidade. Nenhuma recompensa pode ser comparada à felicidade de quem ajuda o outro”

Um gesto incondicional tem sido raro neste mundo.
Qualquer pessoa pode encontrar a própria maneira de alcançar o espírito. Esta prática é refletida, mas alguém tem que iniciar. Nem todas as atividades serão benéficas para todos, assim como nem todo mundo gosta de salada. Ajudar o próximo tem sido, nos últimos tempos, um ato diretamente ligado à culpa. Apesar disso, o fato de ser útil, de poder dar algo de si para alguém, é um dos sentimentos mais poderosos para quem o experimenta. Ajudar não precisa consistir em um ato heróico, pode ser o simples fato de alimentar um animal abandonado ou dar direções para alguém que esteja perdido. Qualquer pequeno movimento é sagrado.

Faça amor – “As almas se encontram nos lábios dos amantes”, Peter Shelley

Sexo é uma experiência maravilhosa. Se não fosse, nós humanos associaríamos a maternidade a um ato incômodo. Mas fazer amor é divino. A junção de pessoas apaixonadas é o que há de mais bonito e espiritual. O simples ato do intercurso transforma-se em um momento mágico quando duas pessoas se tocam pela simples vontade de dividir a alegria de estarem juntos. Não há melhor maneira de realizar nossas almas do que tocando a alma de outra pessoa, e fazer amor te dá essa chance. Esteja atento, porém, pois o sexo por si próprio não é a maneira ideal para curar as dores da vida. Um encontro sexual com alguém que se ama de verdade e que te ama reciprocamente é o remédio que realmente cura.

Fale com um amigo – “Nós partilhamos da vida de nossos amigos porque isso é prazeroso, e não porque nos falta amor em casa” Provérbio Yorubá

Amizade tem um elemento que a realeza não tem: nós escolhemos os nossos amigos. Como animais sociais, nós, seres humanos, precisamos da companhia daqueles que pensam como nós e que têm corações como os nossos. Amigos são estas pessoas. Separe momentos da sua vida para as amizades. Passe algum tempo com os amigos, falando, andando ou, simplesmente, sentados em uma cadeira de balanço no jardim. A nutrição que o espírito recebe da companhia e da compreensão de um amigo é inigualável. Afinal, amigo é coisa para se guardar.

Fale sozinho – “O único Zen que você encontra no alto da montanha é o Zen que você leva para lá” Robert M. Pirsig

Você pode pensar que falar sozinho é sinal de loucura – e às vezes pode até ser. Mas perguntar para si mesmo algumas questões é uma das coisas mais saudáveis e intuitivas que alguém pode fazer para ficar em sintonia com os próprios e profundos pensamentos. Você nunca vai saber o que realmente pensa dos seus problemas se não deixar sua mente fluir. Uma conversa mental entre o seu consciente e sua alma é vital. Sem isso, o seu dom criativo para resolver problemas e o senso de si mesmo ficam escondidos em atos robóticos do dia-a-dia. Além disso, quando você se pergunta alguma coisa, às vezes a Divindade pode responder em seu interior.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Aprenda a controlar as 24 horas do dia



Foi-se a época em que uma agendinha na bolsa dava conta de controlar os afazeres do dia. Hoje, é preciso ter uma versão de papel - ou onde você vai colocar as contas a pagar? -, uma eletrônica (um aplicativo do iPad, quem sabe?), uma agenda no computador e, talvez, um sistema de lembrete no celular. Isso sem falar no bom e velho relógio, que pode ter ficado esquecido dentro de uma gaveta.

Não tem jeito, o tempo se define pela expressão 24 x 7. Não dá para esticar, não dá para encolher. A única coisa que a gente pode tentar fazer é usá-lo bem. "O que falta às pessoas muito atarefadas é uma agenda, não daquelas de papel, mas uma de propósitos, que as ajude a definir as prioridades", afirma João Batista Brandão, máster em liderança e gestão de pessoas, da FGV Management, em São Paulo. "Essa agenda dá sentido às coisas, um critério para saber se algo deve ou não merecer atenção." Com um instrumento desses em mãos é possível tomar as rédeas do dia a dia. "No geral, o problema das pessoas, seja na vida pessoal, seja na profissional, não é definir o que fazer, mas o que não fazer para evitar dispersar energia", resume Brandão.

Comprometer-se ou não

"Existem basicamente dois tipos de personalidade quando se fala de controle do tempo: aquela que se compromete e aquela que não se compromete", descreve a psicanalista Anna Verônica Mautner. "A pessoa que se compromete diz 'vou chegar em 15 minutos'. A outra fala 'vou chegar daqui a pouco'", descreve. Cada uma tem seu jeito de lidar com o tempo. A primeira sofre mais porque, como especificou um horário, sente-se pressionada ou atrasada. A outra, não. Por outro lado, esse segundo tipo de personalidade tem muito mais dificuldade em administrar seu tempo, acaba colocando mais tarefas em um determinado período do que é capaz de cumprir e vive correndo atrás do prejuízo temporal.

Ninguém nasce sabendo lidar com o tempo. Aliás, nesse sentido, o bebê é o ser mais destrambelhado que existe. Mama na hora que quer, chora quando bem entende e sobre as noites de sono, então, nem se fala. Segue um relógio biológico todo próprio, cheio de noites em claro. "Lidar com o tempo é uma competência que precisa ser desenvolvida. É lógico que pessoas ansiosas podem ter mais dificuldade em dominar as técnicas de gestão temporal. Mas, com maior ou menor esforço, podem ser aprendidas", diz Brandão. Não existe técnica perfeita ou universal para tirar o melhor proveito seja dos dias úteis, seja do fim de semana. Mas algumas atitudes ajudam a economizar minutos preciosos e permitir que pare de se digladiar com as 24 horas.

Em casa

Deixe cada coisa em seu lugar
Tenha um local certo para colocar as chaves de casa e do carro. Pode ser um porta-chaves ou uma caixinha decorativa. O carregador de celular também deve ficar sempre no mesmo lugar.

Nunca subestime uma tarefa
Tentar encaixar quatro coisas no espaço de uma não vai dar certo. Por isso, não se iluda com o "isso é rapidinho". Um bolo não fica assado antes de 40 minutos, nem as janelas limpas em 30 segundos. Tente se lembrar da última vez em que fez algo parecido e quanto tempo levou. Estimar adequadamente quantas horas ou minutos serão necessários vai evitar atrasos.

Não desarrume para não ter de arrumar
A bagunça não aceita desaforo. Se você tirou algo do lugar, ele não vai voltar sozinho. Por isso, não espalhe livros pela casa, roupa pela cama, documentos sobre a mesa. Ao tirar algo da gaveta ou do armário, guarde-o imediatamente assim que acabar de usar.

No trabalho

Peça ao outro
Não tenha vergonha de delegar tarefas ou pedir ajuda, se achar que não vai dar conta do recado. Essa atitude não vai fazer com que você pareça menos competente. Com o tempo, uma pessoa que se organiza bem tende a ser vista como mais disponível e eficiente. "E passa também a servir de exemplo para todo o time, tornando o grupo todo mais produtivo", explica André Barcaui, da FGV-Rio.

Tenha uma agenda
Cada pessoa deve arrumar a melhor forma de organizar a sua, seja de papel, eletrônica ou mesmo de post-its. O importante é ter uma base confiável para ajudar a se lembrar daquelas tarefas mais urgentes. "Abrir a agenda logo pela manhã é sempre uma boa prática para saber o que tem de fazer no dia, mas é preciso consultar o que vai acontecer no restante da semana uma vez que uma tarefa pode interferir na outra", aconselha Barcaui.

Faça um intervalo entre as reuniões
Emendar um assunto no outro faz com que os temas se confundam e aumente a dispersão. Então, é uma boa ideia incluir um intervalo entre cada reunião, seja para o almoço, um cafezinho, seja mesmo para tratar de assuntos diferentes.

Na vida pessoal

Tenha jogo de cintura
Algumas coisas não saem mesmo como planejamos. Então, em vez de correr feito barata tonta, se a babá não apareceu e você tem de ir para uma reunião, tenha prontas soluções alternativas: o telefone da mãe, berçários que cuidam das crianças por hora.

Pare de se culpar
Se não sobrou tempo de fazer a tarefa da escola com o filho, ou de ir à casa daquela amiga que está chateada, seja pragmática. Das duas, uma: ou você toma uma atitude para consertar o que ficou faltando - deita na cama para ler um livro com o filho, telefona para a tal amiga - ou relaxa e deixa para a próxima vez. "Do contrário, vai contaminar com culpas o pouco tempo que lhe resta", aconselha a psicóloga organizacional Ana Cristina Limongi.

Descubra em que está desperdiçando seu tempo
Comece preparando uma lista do que você faz durante o dia e quanto tempo leva para realizar cada tarefa. Assim, é possível descobrir que ficou horas ao telefone com um serviço de SAC (que poderia ser contatado por e-mail), que se perdeu surfando na internet procurando algo que nem você sabe o que é, que fez duas vezes a mesma coisa por falta de atenção.

Tenha foco
"É preciso se acostumar com a ideia de que sempre haverá mais informação ou tarefas disponíveis do que nossa capacidade de absorção e realização", diz André Barcaui, da FGV-Rio. "A solução é focar no que interessa." Não adianta começar dezenas de cursos e não terminar nenhum, praticar atividades físicas desordenadamente ou passar o dia ciscando entre uma tarefa e outra, sem conseguir concluir nenhuma delas.

Monte um prato saudável que melhora o astral



Um prato saudável pode fazer muito mais do que deixar o seu organismo em ordem. Ele também é capaz de tornar você mais feliz. Basta escolher os alimentos que aumentam os níveis de serotonina, dopamina e noradrenalina do corpo.

Essas substâncias são a chave para a felicidade: promovem uma boa comunicação entre as células do cérebro e são responsáveis pela sensação de bem-estar. Os alimentos a seguir contêm aminoácidos presentes em sua composição. Confira:

Folhas verde-escuras
Se ingeridas cruas, elas têm ácido fólico, substância que interage com a serotonina e com a noradrenalina.

Arroz preto
Como todo carboidrato, libera insulina no sangue e facilita a entrada do triptofano no cérebro. Sua vantagem é que demora mais a ser digerido e aumenta a sensação de saciedade.

Trigo germinado
Rico em B6 e E, vitaminas importantes para a formação de serotonina e dopamina. Melhora a sensação de cansaço e diminui a vontade de comer doces.

Baru
A castanha tem ômega-3 e selênio, anti-inflamatórios e antioxidantes que ajudam a regular o humor.

Grão-de-bico
Rico em cálcio, ferro, magnésio e triptofano, o principal componente da serotonina.

Cebola roxa e salsinha
Têm flavonoides e antioxidantes que combatem o estresse e os radicais livres, moléculas que danificam as células.

Beterraba
Rica em proteína e vitaminas do complexo B, acalma e ajuda a converter a glicose em energia, aumentando o ânimo.

Broto de lentilha
Além de triptofano, contém tirosina, um aminoácido responsável pelas reações aos estímulos emocionais.

Saiba como modificar alguns traços de sua personalidade!




Tímida, insegura, explosiva... Siga dicas de experts para transformar traços de sua personalidade de maneira positiva!

Toda mulher que já começou uma dieta na segunda-feira e desistiu na quarta, ou pagou o plano anual da academia e apareceu por lá só no primeiro mês, sabe quanto é complicado mudar hábitos. Por que é tão difícil promover alterações positivas e duradouras em nossa personalidade? Os psicólogos americanos Chips e Dan Heath analisaram as pesquisas mais recentes sobre o tema e concluíram que essa dificuldade se deve ao embate entre a parte emocional e a racional do nosso cérebro. A tese diz que qualquer mudança, de hábito ou personalidade, começa pelo lado emocional. É preciso desejar que ela ocorra. Porém, se não houver uma estratégia para colocar essa vontade em prática, não há motivação que resolva. Se você fica vermelha, gagueja e quase desmaia quando precisa falar em público, não pode ignorar a situação e acreditar que irá se transformar na rainha da comunicação apenas com sua força de vontade. Emoção e razão devem agir juntas.

Ainda segundo a tese, o nosso cérebro está dividido em duas partes: o elefante e o condutor. A primeira corresponde ao emocional. É a que diz para a pessoa tímida inventar uma dor de barriga para fugir da palestra que terá de conduzir no dia seguinte. A segunda é o lado racional. Ele sabe que fugir do compromisso não é uma boa ideia para quem quer construir uma carreira. Ou seja, o condutor precisa não só traçar um caminho para resolver a questão como convencer o elefante a segui-lo. No percurso, ainda topará com outros obstáculos: nossos códigos mentais, que determinam se uma pessoa tem maior ou menor propensão a mudanças, segundo a professora de psicologia da Stanford University Carol Dweck. "A educação que recebemos dos pais e as experiências posteriores também podem dificultar o processo", afirma a psicóloga Adriana Fregonese, da Santa Casa de São Paulo. Mas não torná-lo impossível.

Ainda que nem sempre seja possível mudar completamente a personalidade, os especialistas afirmam que, com paciência e dedicação, todo mundo é capaz de, em algum nível, domar o elefante interior. O psicólogo Dan Heath revelou o passo a passo para uma transformação bem-sucedida. Basta adaptá-la para o seu caso:

Mudança programada

Você acabou de receber uma promoção no emprego e vai, enfim, ganhar um cargo de chefia. A notícia seria ótima se não fosse um porém: de tão tímida e introspectiva, você chega a ter aversão a contatos sociais. Como fazer para comandar tanta gente?

Pergunte a si mesma

- Qual a última vez que fui bem-sucedida em situações sociais?

- O que fez esse momento ser diferente?

A resposta à última pergunta é a prova de que você é capaz, sim, de lidar com esse problema. Ao descobrir os fatores e as atitudes que possibilitaram essa mudança de sucesso, você pode - e deve - copiá-los para outras situações. Assim, terá bons resultados.

Não force a barra

- Você pode até se obrigar a agir de forma extrovertida, mas não vai dar certo. Ao se forçar demais, o máximo que conseguirá é perder o autocontrole.

- Não imite seus colegas extrovertidos. Para conseguir mudar, você deve trabalhar com suas próprias armas e sentimentos. Seja você mesma.

Alternativas

- Enquanto a mudança não acontece, o jeito é criar estratégias de adaptação. Neste caso, você pode dar o feedback do trabalho por e-mail. Assim, estará cumprindo seu papel de chefe como condiz com sua personalidade.
Teste: você é propensa a mudar?
Classificado em fixo ou construtivo, nosso código mental é o que determina nossa maior facilidade ou dificuldade para promover transformações interiores. Leia as frases abaixo e responda sim ou não a cada uma delas:

1. Acredito que não há muito a fazer para alterar a personalidade.

2. Sempre há a possibilidade de mudar significativamente algo.

3. É possível transformar a forma de fazer as coisas, mas a nossa essência dificilmente pode ser alterada.

4. Podemos modificar aspectos básicos da nossa personalidade.

Respostas

Quem respondeu sim aos itens 1 e 3 tem um "código mental fixo". São pessoas que acreditam que suas habilidades são estáticas. Elas tendem a evitar desafios por medo de errar e serem consideradas fracassadas, sentem-se ameaçadas por críticas e querem passar a imagem de que nunca se esforçam para fazer aquilo em que são consideradas boas. Quem respondeu sim aos itens 2 e 4 tem um "código mental construtivo". São pessoas que acreditam que as habilidades são como músculos e podem ser construídas por meio da prática. Elas tendem a aceitar desafios sem medo do fracasso e acreditam que as críticas ajudam a crescer.

Aproveite o Outono com dicas da Ayurveda




Aprenda a perceber a mensagem da natureza com a mudança das estações!

Quem vive em país tropical, como o Brasil, sabe que o verão é de longe a estação mais "severa" do ano. Nossos invernos não são tão rigorosos, nem nas áreas mais frias do país, onde as temperaturas não chegam a muitos graus negativos. O verão, sim, alcança temperaturas bem acima dos 35ºC em várias regiões. Por esse motivo, essa estação tende a nos exigir sempre muita atenção e cuidado para não haver problemas como desidratação, insolação ou queimaduras na pele.

Com a chegada do outono, os dias ficam mais curtos, o que ameniza a severidade do verão. Porém, no outono variações geográficas se fazem sentir. Cada área do Brasil tem um tipo diferente de outono. Algumas regiões já ficam mais frias logo no início da estação, enquanto outras ainda continuam quentes como o verão. Ainda há aquelas áreas que desfrutam de temperaturas amenas, com dias claros, bonitos e pouca chuva. Entretanto, com o agravante do desequilíbrio ecológico há cada vez mais variações nas estações tradicionais. Há dias quentes, abafados, há dias chuvosos e frios e há dias em que praticamente se vive as quatro estações do ano. Então de que outono estamos falando? Estamos falando da estação que começa depois do verão, com dias mais curtos, com grande variação tanto climática como geográfica.

ENTRE EM SINTONIA COM A ESTAÇÃO

A grande dica para o outono é se sintonizar com o clima dia a dia. É aprender a observar o ambiente atentamente e captar as mensagens da natureza para manter seu corpo e organismo equilibrados, sem prejuízo à saúde com as variações bruscas de temperatura e condições de umidade. Então, a orientação principal é observar cuidadosamente as qualidades do dia, entre frio, quente, seco ou úmido para determinar que atitudes tomar para preservar seu bem-estar e saúde. Essas qualidades são derivadas dos elementos da natureza, fogo, ar, água, terra e éther e aqui está a chave para você manter e/ou reestabelecer o seu equilíbrio, porque seu corpo é também constituído dos mesmos elementos. Entender o que ocorre no meio ambiente e que qualidade você tem é perceber a predominância desses elementos e ajustar-se a eles de acordo com sua constituição pessoal.

Faça assim:

Treine sua atenção para avaliar as qualidades do ambiente: frio, seco, quente e úmido.
Todos os dias abra um diálogo com a natureza. Saia de dentro de casa e olhe o dia. Veja qual é a predominância dos elementos da natureza para aquele dia. Verifique se há mais fogo, água, terra, ou ar. Como se avalia isto? Através das qualidades derivadas desses elementos: frio, seco, quente e úmido. Então, olhe o horizonte, respire, perceba o vento. Sinta se está seco ou úmido, se tem sol sem nuvens, se tem sol com nuvens, que tipo de nuvens. Sinta se está abafado, se está frio, sinta se a brisa é morna ou fresca. Se é fria e úmida. Ao respirar você notará. Faça isso todo dia, é questão de prática. Avalie se as nuvens são típicas de dia seco e ensolarado ou se já vem acinzentadas com umidade anunciando chuva. Olhe tudo em detalhes, respire, sinta, avalie, confie na sua inteligência interior e chegue a conclusão de que dia você vai enfrentar : será um dia quase igual a um de verão ou um dia com sol quente de manhã mas que pode virar e ficar frio e chuvoso? Observe bem.

Note que toda a avaliação que você fizer sempre irá variar neste quadro de referência: quente, frio, seco ou úmido. Se está quente e seco, há predominânica de fogo (fornece calor) e ar (produz secura). Se está úmido há predominância de água e assim segue. O elemento terra se manifesta também em dias fortemente áridos, que é a combinação de ar e terra, produzindo secura intensa.

De posse da avaliação sobre o dia, pense na sua própria constituição pessoal (constituída dos mesmos elementos da natureza água, terra, fogo, ar e éther) para saber como você vai interagir com ele.

Avaliadas as qualidades do ambiente, ajuste-se de acordo com a sua própria constituição pessoal.
Há milhares de anos a humanidade trava esse contato com o ambiente, daí as medicinas antigas e tradicionais estarem fundamentadas na interação do homem com a natureza e seus elementos básicos. É o caso do Ayurveda, terapia natural, milenar, originada na Índia, completamente baseada nos elementos água, terra, fogo, ar e éther. Os elementos são tão importantes nesta terapia que deles derivam a idéia central de bio-tipos humanos. São as constituições individuais baseadas na predominância de um ou mais elementos. Tipos de fogo, de ar, de terra, etc. Além disso todos os tratamentos, orientações e dicas fornecidas pelo Ayurveda levam em consideração a sua constituição pessoal.

Há várias formas para avaliar a constituição pessoal, as que mais utilizo são através do mapa astrológico e através de uma minuciosa entrevista com o cliente para extrair a essência da sua constituição a nível mental, emocional comportamental. Esta é uma avaliação profunda e sofisticada que chega ao âmago da natureza mais essencial de cada um.

No entanto, você pode ter uma boa noção da sua constituição respondendo a este questionário.

Descubra se há predominância de ar, fogo, terra, água o ar. Em Ayurveda chamados de vata, pitta e kapha, relativos à combinação desses elementos: Vata = Ar e Éther, Pitta = Fogo + Água e Kapha = Água e Terra. Depois veja abaixo como ajustar-se no outono:

1 - OUTONO QUENTE COMO O VERÃO (CASO MUITO COMUM NA REGIÃO SUDESTE), COM SOL FORTE ACIMA DE 30 GRAUS E ALGUMAS VIRADAS NO FINAL DA TARDE

Se você tiver predominância de fogo (pitta) e o outono continua quente, você certamente deverá estar "a beira de um ataque de nervos", pois depois de um verão severo ter que continuar a enfrentar altas temperaturas é muito desgastante para quem tem fogo predominante na constituição. Calma, não se afobe, continue fazendo o que fazia no verão: "refrigere-se" todo o tempo: água gelada, chá gelado, uso de ervas refrescantes como alecrim, hortelã, capim limão, limão. Evite a todo custo molhos e/ou feijões que fermentem. Para você uma roupa fresca o dia todo vai bem, mesmo que refresque à tarde.
Se você tiver predominância de água e terra (kapha), o outono estilo verão é ótimo para aprimorar aqueles exercícios para perder peso. Como o sol está bom mas, não é inclemente como no verão e o dia é mais curto, você pode aproveitar para fazer mais exercícios ao ar livre e suar mais, perdendo peso. A temperatura não incomoda muito quem tem essa predominância de água e terra, ao contrário, incentiva a deixar a letargia e a preguiça para trás levando a cumprir boas metas para perder peso. Mantenha sua alimentação ainda como no verão. Se aproveitar bem os dias quentes de outono vai perder peso sem ganhar insolação.
Se você tiver predominância de ar e éther (vata) e o outono ainda continua quente, para você está ótimo, você se mantém aquecido, o que dá uma boa sensação de acolhimento interior e liberdade, pois não fica enrijecido ao passar algumas horas em ambiente com ar refrigerado. No entanto, não deveria passar o dia com roupas decotadas típicas do verão, já é hora de usar a tradicional camiseta de manga, mesmo que nos horários de pico esteja calor. Isto é ideal porque se houver mudança no final da tarde, você estará aquecido e não se ressentirá da mudança. Com a predominância de ar na fisiologia, você fica mais vulnerável a mudanças que logo desestabilizam a sua mente e o emocional. Já é época de retomar a alimentação normal, deixando para trás as dietas típicas de verão que enfatizam líquidos, saladas e frutas apenas. Já é hora de voltar a incluir carnes do seu gosto, molhos mais consistentes, feijões. Tenha sempre um xale ou casaco em caso de ser pego desprevinido em um ambiente com ar refrigerado muito forte.

2 - OUTONO AGRADÁVEL COM CÉU CLARO, POUCAS CHUVAS, TEMPERATURAS AMENAS E / OU QUASE BAIXAS

Esse tipo de outono ocorria com frequência no sul do país. Eram dias lindíssimos, de sol, com nuvens cheias brancas, temperatura de no máximo 25, talvez 28 ao meio dia, com mínimas de 18, 16 ou menos em alguns pontos. Este tipo de outono é ideal para todas as constituições, pois não há extremos. Também ocorre no nordeste, com temperaturas mais altas, mas não acima de 30, nem tão abaixo de 20. Dias perfeitos para passear pelo Brasil.

Se você for pessoa com constituição pessoal de fogo (pitta), o outono ameno é um alívio pós-verão. Com menos calor a sua impaciência desaparece como que por milagre. Você pode voltar a fazer suas caminhadas, ou esportes ao ar livre e tudo lhe cai bem. Você já não sente aquele estresse causado no auge do verão. É época de viver intensamente os passeios ao ar livre e junto à água, já que isto é o que mais pacifica quem tem muito fogo na constituição, e ainda não está frio demais para tal.
Se você for uma pessoa de constituição com predominância de água ou terra (kapha), os bons dias do outono são excelentes ainda para fazer desintoxicação alimentar ou como no outono quente, aproveitar para ingressar em um spa para equilibrar o peso. Lembrando que quem tem água e terra predominantes na constituição estão sempre as voltas com a questão do excesso de peso. Por isso, dias equilibrados como este outono propiciam que se façam spas com programas de desintoxicação com muita segurança, sem criar nenhum desequilíbrio extra no organismo.
Se você for uma pessoa de constituição com predominância em ar (vata), o outono leve e equilibrado é excelente para você se exercitar bastante e ganhar algum peso ou massa muscular ou simplesmente para tonificar plenamente seus músculos que não são dos mais desenvolvidos. Os dias mais amenos não exaurem sua energia como o verão forte o faz. Aproveite para alimentar-se melhor, isto é, com um café da manhã farto que inclua leite, laticínios, frutas variadas, sucos, geléias, manteiga, pães, como se fosse um café de hotel. Almoce bem, coma de tudo, coma sobremesa, tome lanche e jante. Para fazer mais exercícios e ganhar corpo, vata precisa de alimentação de rei (ou de rainha).

3 - OUTONO CHUVOSO E COM MUITO VENTO

Esse é o tipo de outono que mais desequilibra os bio-tipos. O mais prejudicado neste tempo é o pessoal de constituição predominante de ar.

Se você for de constituição predominantemente fogo, dias úmidos e ventosos não chegam a afetar, pois o calor interior da sua constituição compensa. Você ainda poderá desfrutar de esportes ao ar livre, pois tanto o vento quanto a chuva dependendo do grau mantém sua fisiologia refrescada.
Se você for de constituição predominantemente de água e terra, tempos úmidos já pedem atenção redobradas. Muito cuidado para não começar a acumular resíduos. Catarros, sinusite, rapidamente se desenvolvem na pessoa kapha neste tipo de outono. Mais exercício é indicado e muito chá expectorante, mesmo que não esteja gripado.
Se você é da constituição predominantemente de ar, então atenção triplicada. O vento, a umidade e o frio rapidamente debilitam sua fisiologia, deixando-o cansado, gripado, com sensação de desproteção e psicologicamente deprimido e meio amendrontado. É necessário usar roupas abrigadas o dia todo, mesmo que o sol apareça de vez em quando, usar meias em ambientes refrigerados, ter xales e luvas caso viaje em transporte com ar refrigerado. Deve evitar a todo custo pegar chuva, para isso ande sempre com guarda-chuva na bolsa. À noite tome alimentos quentes, aproveite que as sopas já são bem vindas. Castanhas quentes como nozes, caju e castanha do pará são especialmente indicadas para serem ingeridas o dia todo!
Finalmente, a maior dica para os outonos variados do Brasil é observar muito bem o ambiente exterior, o ambiente interno onde você trabalha e então tomar suas providências! Até o inverno chegar!

terça-feira, 13 de março de 2012

Celular, e-mails, Redes Sociais, saiba como se desconectar nas horas vagas e relaxar corpo e mente





Checar o celular é uma mania difícil de largar. Mas saiba que, em excesso, o hábito pode criar dependência e compulsão.



Veja algumas recomendações para relaxar e viver melhor!
Apesar de ser cada vez mais comum checar e-mails pelo celular e atualizar o seu status nas redes sociais a cada passo que dá, essa mania pode, em alguns casos, se tornar compulsiva e trazer dependência, como acontece com o jogo ou o álcool. "O excesso de tecnologia hiperestimula o cérebro e, portanto, a privação dela pode desencadear ansiedade e até mesmo depressão", diz Ricardo Cezar Torresan, psiquiatra do departamento de Neurologia e Psiquiatria da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Esses dois sintomas citados acima funcionam como termômetro para você avaliar se está exagerando. Se for o caso, coloque em prática estas recomendações:



1. Estabeleça um horário para checar e responder e-mails. O mesmo vale para as redes sociais.


2. Se você trabalha na frente do computador, desconecte-se quando chegar em casa.


3. Relaxe e tenha momentos de lazer longe de celulares, tablets e computadores. Lembre-se de que é preciso ter amizades na vida real.

Especial: Reiki




O Reiki é uma energia natural que foi descoberta no Japão por Mikao Usui.
Terapias alternativas normalmente são vistas com desconfiança pelos brasileiros. E o reiki não é exceção: 30 anos depois de ter chegado ao país, ainda há quem diga que o método de cura é incerto.Porém, muitos médicos já têm visto essa energização, que surgiu no Japão na década de 1920, de maneira cada vez mais positiva. Veja por que essa prática pode melhorar a sua qualidade de vida e sua saúde agora.




O que é e como funciona o Reiki?
O reiki é uma energia natural que foi descoberta no Japão por Mikao Usui (1865-1926). Funciona assim: o reikiano (pessoa capacitada para aplicar a técnica) faz uma mentalização de símbolos e mantras, repetidos três vezes.Essa energia entra pelo chacra da coroa, a cabeça do reikiano, passa pelo chacra do coração e sai pelas mãos de quem aplica, entrando no chacra da pessoa e energizando-a.O reiki é uma energia inteligente, que vai direto para o ponto em que o paciente está precisando."O reikiano deve estar vibrando numa energia de amor incondicional e assim permitirá que a energia flua com rapidez e eficiência".Na prática, a energia limpa e reativa as células, além de todos os sistemas do corpo, dissolve e elimina os bloqueios, promovendo o equilíbrio. A energia também é benéfica para plantas e animais.



Pelo mundo afora...
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o reiki uma terapia complementar. Não existe ensino de reiki ou iniciação a distância. Mas existe tratamento a distância, sim - desde que executado por um reikiano experiente.






E tem mais por aí: O Centro Nacional para Medicina Complementar e Alternativa (NCCAM) - principal agência do governo americano de saúde - estuda como o reiki pode ser eficaz para tratar os sintomas da fibromialgia, os impactos na qualidade de vida de portadores do vírus da Aids ou o câncer de próstata.






Daniela Vinic - Terapeuta Holística, Esteticista, Mestre em Feng Shui e Reikiana

sexta-feira, 9 de março de 2012

Dica de Leitura! Recomendado!









Mantras que Curam
Autor: Farrand, Thomas Ashley
Editora: Pensamento




Este é um manual prático que torna as forças e os benefícios dos mantras disponíveis a todas as pessoas. O poder transformador do som foi transmitido do passado para o presente pelos sábios da Índia, pelos cientistas clássicos da Grécia antiga e pelos monges medievais da Europa. Muito embora a ciência e disciplina do canto e da oração formal sejam praticadas em todas as religiões por todo o mundo, esta é a primeira vez que antigos mantras sânscritos foram explicados e adaptados às necessidades do Ocidente.

Dica de Leitura!!!! Recomendado!!!









O Caminho do Segredo - Motivacional de Sucesso - Lei da Prosperidade Em Ação - 2ª Ed.
Autor: Bitencour, Jerônimo
Editora: Kelps







"O tempo é o senhor da sabedoria, amadurece os frutos e também as pessoas.", "Se quiser ser diferente, alcançar prosperidade, dê sempre mais do que espera receber. Esta é a maior lição.", "A cada manhã, a vida renasce dentro de nós!", "Veja Deus em tudo...", "É preciso esquecer um pouco a pressa e prestar atenção ao caminho.", "Acenda sua luz interior e ajude a iluminar o mundo.", "Quando você entra no caminho para encontrar Deus, não há retorno possível.". Estes trechos fazem parte do livro "O Caminho do Segredo", de Jerônimo Bitencour.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Mais sobre Cromoterapia! : A Terapia Colorida!!









Vivemos num mundo colorido, onde as diferentes cores a que estamos expostos influenciam a nossa vida: um dia de Inverno cinzento pode fazer-nos sentir tristes e levar-nos a escolher uma roupa preta para vestir nesse dia; por outro lado, um dia ensolarado de Verão estimula o bem-estar e a nossa alegria de viver, levando-nos a vestir uma roupa branca ou amarela! A Cromoterapia funciona dentro da mesma linha: é uma terapia alternativa que recorre às cores para devolver ao corpo, mente e espírito, o seu equilíbrio natural.



História das cores
Os efeitos poderosos das cores é conhecida e estudada há milhares de anos por civilizações tão antigas como as do Egipto, Índia, Grécia e China. Pensa-se que a Cromoterapia possa ter as suas raízes na Ayurveda, uma especialidade médica praticada na Índia há milhares de anos e que associava a cor aos “chakras” – os 7 pontos espirituais do corpo, localizados ao longo da coluna. Cada “chakra” corresponde a um órgão e cada órgão a uma cor. No caso de algum desequilíbrio ou doença, expor o “chakra” afetado à sua cor dominante seria o suficiente para devolver a saúde e bem-estar ao paciente.
Vermelho: Chakra da Raiz ou Básico: Rins, bexiga e espinal-medula.
Laranja: Chakra do Sacro ou Sexual: Órgãos sexuais, útero, ovários, próstata.
Amarelo: Chakra do Plexo Solar: Baço, fígado, estômago, vesícula biliar (sistema digestivo).
Verde: Chakra do Coração ou Cardíaco: Coração, pulmões, fígado e sistema circulatório.
Azul: Chakra da Garganta ou Laríngeo: Garganta e pulmões.
Índigo: Chakra do Terceiro Olho ou Frontal: Sistema nervoso autónomo/hipotálamo.
Violeta: Chakra da Coroa ou Coronal: Cérebro superior e olho direito.
Mas a Cromoterapia esteve ainda presente na vida de várias outras civilizações antigas: os egípcios eram conhecidos pelos seus templos de luz e cor, uma espécie de solário, cujas janelas continham vidros coloridos. Com a ajuda do sol, os pacientes eram banhados com diferentes cores. Na China, as aplicações terapêuticas da Cromoterapia associavam cada órgão do corpo humano a uma cor específica. Há relativamente pouco tempo, na Europa do século XIX, as vítimas de varíola e os seus quartos eram cobertos com panos vermelhos de forma a atrair a doença para fora do corpo.
Atualmente, o estudo das cores e das suas diferentes influências no ser humano continua a ser determinante: avalia-se quais as melhores cores para aplicar em ambientes de trabalho, de estudo ou de hospitais; e a publicidade baseia grande parte do seu trabalho na escolha das cores perfeitas para seduzir o seu público-alvo.
Introdução à Cromoterapia
De uma forma simples, a Cromoterapia utiliza a cor e a luz para equilibrar as energias do corpo, sejam elas físicas, mentais, espirituais ou emocionais. A exposição à luz e às cores resultantes da mesma, transformam-se em frequências vibracionais ou energias que a visão e, consequentemente, o cérebro, interpretam de forma específica. A escolha das cores corretas pode devolver ao corpo, mente e espírito o seu equilíbrio natural – o que é, aliás, a base de toda a medicina alternativa – a concentração na saúde e não na doença.
Tratamento


Ingestão de água ou outro líquido, previamente solarizado com recurso à cor adequada ao tratamento em questão.
Ingestão de alimentos que correspondem à cor desejada para o tratamento.
Cromoterapia através da exposição a pedras , velas, têxteis, vestuário, banhos, óculos ou lentes coloridas.
Apesar de existir uma enorme variedade de tonalidades de cores, nós reagimos a sete cores primárias, que são aquelas utilizadas na Cromoterapia. A intensidade ou tom dessa cor é escolhida com base no paciente e no seu caso específico. Em geral, as cores quentes (vermelhos, laranjas e amarelos) provocam sensações de excitação e de energia, enquanto as cores frias (azuis, verdes e roxos) produzem sensações de relaxamento e tranquilidade.
Vermelho: tem um efeito excitante, estimulante e vitalizante, atraindo a energia. Porém, e como é a mais poderosa de todas as cores, deve ser utilizada com precaução porque se for aplicada em excesso pode aumentar a tensão nervosa e os níveis de irritabilidade.
Indicações Terapêuticas: é utilizado no tratamento da depressão e da anemia, mas também para melhorar a circulação sanguínea e equilibrar a temperatura do corpo, sendo indicado em casos de paralisia. Estimula o sistema nervoso e fortalece o funcionamento do fígado.
Laranja: tem um efeito alegre e anti-depressivo, vitaliza e rejuvenesce.
Indicações Terapêuticas: é utilizado no tratamento da depressão e no combate ao desânimo, à falta de energia e de força de vontade. Fortalece as funções mentais, estimula o sistema nervoso e ajuda a elevar a pressão sanguínea. É utilizado no tratamento de problemas respiratórios, epilepsia e inflamações, mas também está associado às glândulas supra-renais, ou seja, ao tratamento da vesícula biliar ou de pedra no rim. Favorece a boa digestão e tem efeitos positivos no sistema metabólico.
Amarelo: contém energias positivas e inspiradoras, estimula a actividade mental, promovendo a criatividade, o raciocínio e o optimismo. No entanto, não deve ser utilizado isoladamente, uma vez que pode aumentar o nervosismo, a incerteza, assim como diminuir o sentido de protecção, segurança e estabilidade.
Indicações Terapêuticas: para além de ajudar a harmonizar o sistema nervoso, é utilizado no tratamento de problemas digestivos, do reumatismo e da artrite (contribui para a dissolução dos depósitos de cálcio nas articulações). O amarelo é apontada como uma cor que fortalece os olhos e os ouvidos, sendo excelente para a pele, nomeadamente para cicatrizar, limpar e melhorar a sua textura.
Verde: promove o equilíbrio entre as energias positivas e negativas, incitando à harmonia e serenidade. Tem um efeito refrescante e tranquilizador; provoca a sensação de conforto e de bem-estar geral, ou seja, é uma cor completa, que abrange corpo, mente e espírito. No entanto, deve ser utilizado com precaução para não provocar desequilíbrios que podem, por sua vez, aumentar os níveis de insatisfação e de impaciência.
Indicações Terapêuticas: com propriedades anti-sépticas muito eficazes, é utilizado no tratamento de infecções, desintoxicações, problemas cardíacos e circulatórios.
Azul: é considerada a cor mais curativa de todas, devido ao seu efeito altamente relaxante, apaziguador e sedativo; estimula sensações de paz e é muito potente na devolução da clareza mental.
Indicações Terapêuticas: para além de aliviar dores de cabeça e enxaquecas, reduz a sensação de angústia, tensão e medo, aliviando perturbações nervosas e situações de insónias. É um anti-séptico natural, eficaz contra as dores e o desconforto causado por cortes e queimaduras; é também um anti-inflamatório, utilizado no tratamento de problemas associados aos olhos e à garganta (laringite, amigdalite, papeira…), sendo ainda útil em casos de asma.
Anil: ligado às artes e à beleza, eleva a mente, incita aos estados de calma e de serenidade, estimulando ainda as energias criativas.
Indicações Terapêuticas: tem efeitos analgésicos e calmantes, especialmente em situações de elevada ansiedade ou excitação, é utilizada no tratamento de dor generalizada, inflamações e doenças pulmonares.
Violeta: provoca sensações de liberdade, mas também de equilíbrio e de estabilidade, incitando à meditação e à recuperação da auto-estima. Sendo uma cor bastante potente, existem algumas precauções a seguir, no sentido em que o uso excessivo do violeta pode provocar estados alterados de consciência.
Indicações Terapêuticas: eficaz para acalmar o sistema nervoso e no combate das neuroses, é um desintoxicante natural que devolve saúde às células e tecidos do organismo, assim como a energia física ao corpo. Também é utilizado no tratamento de problemas dermatológicos, nomeadamente doenças do couro cabeludo. Os seus poderes apaziguadores são ainda eficazes no tratamento de dores musculares e lombares.
O preto e o branco são extremos opostos. O branco absorve e reflecte todas as cores, sendo que o organismo reage positivamente ao branco ao libertar energias negativas e sensações de peso resultantes de doenças diversas. O preto, por sua vez, absorve todas as cores, mas não reflecte nenhuma; por norma não é utilizada devido às suas conotações negativas e porque não incita à harmonia. No entanto, o preto pode ser utilizado em conjunto com outras cores, caso do tratamento de insónia: recorre-se à cor violeta que tem características espirituais e calmantes, mas também ao preto, que simboliza a noite e o descanso.

Dieta de desintoxicação- Corpo e Alma Purificados!!






As práticas e terapias alternativas são adeptas de uma ocasional dieta de desintoxicação mas, em vez de ser exclusivamente motivada pela perda de peso ou alteração de hábitos alimentares, este regime pretende renovar o funcionamento fisiológico do aparelho digestivo, com vista a potenciar a energia e o bem-estar geral do organismo.




O que é?
Uma dieta de desintoxicação (ou dieta natural como também é conhecida) é, tal como o próprio nome indica, uma dieta que desintoxica o corpo. Apesar de o nosso organismo eliminar, todos os dias, as toxinas nocivas ao seu funcionamento pleno e 100% natural, a verdade é que os nossos estilos de vida altamente stressantes e muito sedentários, aliados a práticas alimentares pouco saudáveis, contribuem fortemente para a acumulação excessiva dessas mesmas toxinas.
Objetivo
A dieta de desintoxicação tanto pode ser realizada sozinha, como integrar um plano terapêutico mais completo, que inclua outras práticas naturais caso do consumo de suplementos, ervas, acupuntura,auriculoterapia, técnicas de respiração ou exercício físico. Alguns tratamentos desintoxicantes vão mais longe e, para além de incluírem uma fase de jejum, podem incidir sobre órgãos do corpo específicos (caso do fígado, rins, cólon, pele, pulmões ou sistema linfático). Independentemente da forma como é prescrita, a verdade é que a sua ação depurativa vai restabelecer o equilíbrio natural do corpo que, como todos nós sabemos, traz benefícios igualmente positivos para a mente e para a alma.
Benefícios
A partir do momento em que se passa a consumir exclusivamente os alimentos que integram esta dieta natural (descritos como sendo os mais desintoxicantes e antioxidantes), a ingestão de uma quantidade particular de vitaminas, minerais, fibras e água vai facilitar a eliminação das tão indesejadas toxinas. Feito isso, dá-se uma purificação de todos os órgãos (principalmente o fígado e os rins, dado o seu papel crucial no sistema digestivo) e o corpo sente-se, inevitavelmente, revitalizado. Por outro lado, e em consequência direta da neutralização destas substâncias nocivas, o metabolismo é acelerado, o que potenciliza a diminuição de peso e da sensação de inchaço. Para além de corpo e mente sãos, esta dieta natural contribuiu ainda para aumentar os níveis de energia e de produtividade, melhorar a memória e a agilidade mental, atrasar o processo de envelhecimento, reforçar as defesas naturais e prevenir contra doenças e infecções.
Os alimentos privilegiados
Fruta fresca (principalmente: maçã, uvas, manga, ananás, melancia, morangos)
Vegetais frescos (principalmente: brócolis, couve flor, aspargos, agrião, cebolas, alhos, alcachofras, beterrabas, gengibre, vegetais vermelhos e vegetais de folha verde)
Arroz (integral ou basmati), bolos integrais/biscoitos de arroz
Outros tipos de grãos: quinoa, amaranto e trigo mourisco
Ervilhas, lentilhas, feijão-frade
Peixe
Nozes sem sal (amêndoas, caju, avelãs), sementes de sésamo e de girassol, pevides de abóbora
Condimentos: azeite virgem, sal vegetal, sal marinho, vinagre, molho de soja, qualquer erva ou especiaria (com destaque para a salsa, pimenta Caiena e funcho)
Bebidas: água, limonada, sumo de fruta 100% natural, sumos de vegetais, chá verde, chá sem cafeína
Os "frutos" proibidos
Café
Álcool
Tabaco
Frituras
Doces
Chocolate
Todo o tipo de enlatados
Alimentos que contêm óleos hidrogenados, aditivos ou conservantes químicos,
Medicamentos (a não ser que sejam prescritos pelo médico)
Produtos cosméticos compostos por substâncias tóxicas
Frequência e duração
Para melhorar de uma forma geral o estado da nossa saúde e ainda como método preventivo contra todo o tipo de doenças, recomenda-se que a dieta de desintoxicação seja feita, no máximo, uma ou duas vezes por ano. Os especialistas apontam os meses mais quentes do ano como as épocas mais favoráveis para a realização desta dieta natural, que tem uma duração mínima de 24 horas e uma máxima de 7 dias.
Recomenda-se…
Existem duas importantes recomendações para quem se prepara para iniciar uma dieta de desintoxicação – deve fazê-lo bem informado e acompanhado por um terapeuta especializado; e para quem concluiu esta dieta natural – utilizá-la como rampa de lançamento para um estilo de vida mais saudável e tornar sua vida melhor em todos os sentidos!!! !

Aumente o rendimento físico com plantas medicinais





Hoje em dia é comum o hábito de se recorrer a suplementos alimentares e energéticos para recuperar as forças e aumentar o rendimento. Ainda que o hábito de praticar alguma atividade física seja saudável e altamente recomendada, este tipo de suplementos nem sempre o são.
Existem várias plantas medicinais que tonificam o organismo, contribuindo para aumentar a resistência e reposição da energia. O melhor de tudo: são 100% natural!


Plantas medicinais para aumentar o rendimento físico:



Aveia – flocos com leite
Gergelim – sementes cruas ou torradas
Ginseng – extratos
Nogueira – sementes (nozes)
Tamarindeiro – polpa dos frutos ou infusão de folhas

Mais Dicas sobre Aromaterapia: os Top 10 !!!








Os óleos essenciais são a base da aromaterapia – um tratamento holístico e alternativo que tira partido dos aromas naturais, presentes nas plantas, flores e madeiras, para trazer benefícios para o corpo, mente e espírito.




Descubra os top 10 óleos essenciais e inicie a sua terapia dos aromas hoje!
Alecrim
Vindo da Ásia, o óleo essencial de alecrim é um aliado precioso no combate à obesidade e celulite, mas tem ainda efeitos positivos no cérebro e sistema nervoso – melhora a memória, alivia as dores de cabeça, enxaquecas, fadiga mental e exaustão nervosa. O alecrim é óptimo para tratar o cabelo e para estimular a circulação no couro cabeludo, o que incentiva o crescimento capilar. A aromaterapia indica que este óleo é ainda adequado para tratar perturbações tão diversas como: diarreia, flatulência, dispepsia, colite, icterícia e disfunções hepáticas. As dores musculares, reumáticas, artríticas e relacionadas com a gota também encontram conforto no alecrim, assim como as doenças arteriais, palpitações, má circulação e varizes. Este óleo é simultaneamente utilizado no tratamento da bronquite, catarro, asma, sinusite, tosse convulsa, acne, eczema e dermatite.
Camomila
Anti-tóxico e anti-irritante, existem dois tipos de camomila – a camomila romana (originária da Inglaterra, é cultivada na Alemanha, França e Marrocos) e a camomila alemã (cultivada em França, Espanha e Marrocos). O óleo essencial de camomila romana é indicado para o alívio de dores musculares, de cabeça, enxaquecas, de dentes, de ouvidos e para o reumatismo. É aconselhada para o tratamento de vários tipos de problemas de pele – acne, eczema, erupções cutâneas, feridas, pele seca, dermatites e reacções alérgicas em geral – bem como para perturbações do sistema digestivo, sistema nervoso e condições ginecológicas. Diluída, a camomila romana pode ainda ser utilizada nos bebés, para aliviar as gengivas aquando do nascimento dos dentes, cólicas e diarreia. Igualmente eficaz, a camomila alemã é conhecida por ser um bom anti-inflamatório, nomeadamente em curas associadas a dores articulares, musculares e à síndrome de intestino irritável. Pode melhorar as dores associadas à menstruação, aos espasmos musculares, reumatismo e artrite. Enquanto solução tópica, é aconselhada no tratamento de acne, eczema, erupções cutâneas, psoríase, pele hipersensível e reacções alérgicas em geral.
Eucalipto
Com origens na China, o óleo essencial de eucalipto é perfeito para a pele, principalmente a oleosa, mas também no caso de queimaduras, feridas, bolhas, mordidelas de insectos, piolhos e infecções cutâneas, em geral. O eucalipto é talvez o mais indicado para o tratamento de constipações e gripes, mas é ainda eficaz contra músculos e articulações doridas. Desintoxicante natural, este óleo revigora o sistema imunitário, circulatório e respiratório. A aromaterapia aconselha o eucalipto como enquanto estimulante mental, que melhora significativamente os níveis de concentração e de produtividade.
Gerânio
Encontrado na África do Sul, Madagáscar, Egipto e Marrocos, o óleo essencial de gerânio tem propriedades tónicas, diuréticas, anti-sépticas, anti-depressivas e antibióticas, entre outras. Extremamente benéfico para a pele – queimaduras, cortes, dermatites, eczema – é um excelente repelente natural contra mosquitos. O gerânio é igualmente utilizado no tratamento de hemorróidas, piolhos, ulceras, edemas, má circulação e dores de garganta. Anti-stressante, este óleo essencial actua ainda ao nível do sistema nevrálgico. É muitas vezes prescrito para as mulheres, principalmente para alívio da tensão pré-menstrual e sintomas de menopausa.
Hortelã-pimenta
Proveniente dos Estados Unidos da América, o óleo essencial de hortelã-pimenta tem inúmeras propriedades terapêuticas, sendo bastante útil no combate à fadiga mental, depressão, stress, dores de cabeça, enxaquecas, tonturas, fraqueza e estados de choque, melhorando significativamente a agilidade mental e os níveis de concentração. A hortelã-pimenta é frequentemente utilizada no tratamento de tuberculose, pneumonia, bronquite, cólera, asma, sinusite e tosse seca. Estimula a vesícula e a secreção biliar e, relativamente ao tracto digestivo e intestinal, é indicado contra as cólicas, flatulência, cólon irritável, dispepsia, náuseas e dores menstruais. Ao nível cutâneo, é prescrito para irritações de pele várias, dermatites, acne, sarna e pruridos; sendo a hortelã-pimenta aconselhada ainda para as dores musculares, reumatismo e neuralgia.
Lavanda
Originário de França, este óleo é considerado um dos mais benéficos e está indicado para uma série de problemas de saúde – bronquite, asma, constipação, infecções da garganta e tosse. O óleo essencial de lavanda tem um efeito extremamente tranquilizante, perfeito para acalmar os nervos e aliviar a tensão, sendo ainda eficaz no tratamento da depressão, dos ataques de pânico, dores de cabeça, enxaquecas e insónias. É ainda poderoso no tratamento de perturbações do sistema digestivo – flatulência, cólicas, náuseas, vómitos –
e utilizado para aliviar dores reumáticas, musculares e artrite. A lavanda é um dos poucos óleos essenciais que pode ser directamente aplicado na pele, sem qualquer tipo de diluição, tonificando e revitalizando-a. O óleo de lavanda é ainda particularmente útil no tratamento de pequenas queimaduras, feridas, abcessos, mordidelas de insectos, psoríase e piolhos, sendo igualmente eficaz em peles oleosas e com tendência para acne.
Limão
Um nativo da Índia, o óleo essencial de limão é muito benéfico para o sistema circulatório e para diminuir a tensão arterial. Para além de estimular o sistema imunitário e digestivo, é um bom remédio para a prisão de ventre, dispepsia e celulite. Em aromaterapia, o limão acalma e alivia dores de cabeça e enxaquecas, melhorando as dores de quem sofre de artrite e reumatismo. Poderoso no combate às gripes e constipações, contribui para a diminuição da febre e outros sintomas associados, como as infecções da garganta e a bronquite. Indicado para o tratamento do cabelo e pele oleosa, tem vários outros benefícios ao nível da pele, nomeadamente enquanto esfoliante, na eliminação de acne, herpes labial e aftas.
Rosa
Diretamente de França, o óleo essencial de rosa tem um efeito calmante muito agradável, principalmente em situações de depressão, raiva, luto, medo, tensão e stress. Estimula o funcionamento do fígado, da vesícula e do sistema circulatório, estando ainda indicado para tratar várias doenças cardiovasculares, nomeadamente palpitações, arritmias e tensão alta. A aromaterapia defende ainda a sua utilização em casos de asma, tosse crónica, alergias, náuseas, vasos capilares quebrados, herpes, eczema e inflamações diversas. Enquanto hidratante faz maravilhas à pele e, diluído em água, é um remédio óptimo para a conjuntivite.
Sândalo
Originário da Índia e extraído do tronco das árvores, o óleo essencial de sândalo é um dos óleos mais puros, sendo recomendado em terapias de bronquite, laringite e leucorreia. Extremamente eficaz no processo curativo de pele sensível, seca, oleosa e com cieiro, pode ainda ser aplicado em cicatrizes, estrias e varizes. Antídoto perfeito para os soluços, a aromaterapia também sugere a utilização de óleo de sândalo em casos de depressão e stress. Para além das suas características afrodisíacas, melhora os níveis de concentração e funciona com um bom ansiolítico e redutor de ansiedade.
Ylang-ylang
Com origens na Indonésia, o óleo essencial ylang-ylang é, acima de tudo, um anti-depressivo e tranquilizante, mas também um afrodisíaco. Na aromaterapia é utilizado para combater a ansiedade, tensão, choque, medo e pânico, sendo frequentemente utilizado no tratamento de impotência e frigidez. Os seus poderes curativos foram ainda verificados em casos de infecções intestinais, tensão alta, respiração acelerada, e em pessoas com batimentos cardíacos muito elevados. O ylang-ylang é igualmente eficaz na estimulação do crescimento do cabelo.


OBS: Nunca utilize os óleos essenciais diretamente sobre a pele, a não ser o de Lavanda - ( aqui mencionado)!!! Nessas dicas, o recomendado é utilizar de 10 à 15 gotas do óleo essencial escolhido em um Difusor Elétrico misturado com água !!!!


Para outros tipos de Utilização, recomeda-se passar por uma Avaliação com um Profisisonal da área!!!


Aqui no Espaço Zen você tem Tratamentos com Aromaterapia!!! Ligue e saiba mais!!!!