quinta-feira, 8 de março de 2012

Mais sobre Cromoterapia! : A Terapia Colorida!!









Vivemos num mundo colorido, onde as diferentes cores a que estamos expostos influenciam a nossa vida: um dia de Inverno cinzento pode fazer-nos sentir tristes e levar-nos a escolher uma roupa preta para vestir nesse dia; por outro lado, um dia ensolarado de Verão estimula o bem-estar e a nossa alegria de viver, levando-nos a vestir uma roupa branca ou amarela! A Cromoterapia funciona dentro da mesma linha: é uma terapia alternativa que recorre às cores para devolver ao corpo, mente e espírito, o seu equilíbrio natural.



História das cores
Os efeitos poderosos das cores é conhecida e estudada há milhares de anos por civilizações tão antigas como as do Egipto, Índia, Grécia e China. Pensa-se que a Cromoterapia possa ter as suas raízes na Ayurveda, uma especialidade médica praticada na Índia há milhares de anos e que associava a cor aos “chakras” – os 7 pontos espirituais do corpo, localizados ao longo da coluna. Cada “chakra” corresponde a um órgão e cada órgão a uma cor. No caso de algum desequilíbrio ou doença, expor o “chakra” afetado à sua cor dominante seria o suficiente para devolver a saúde e bem-estar ao paciente.
Vermelho: Chakra da Raiz ou Básico: Rins, bexiga e espinal-medula.
Laranja: Chakra do Sacro ou Sexual: Órgãos sexuais, útero, ovários, próstata.
Amarelo: Chakra do Plexo Solar: Baço, fígado, estômago, vesícula biliar (sistema digestivo).
Verde: Chakra do Coração ou Cardíaco: Coração, pulmões, fígado e sistema circulatório.
Azul: Chakra da Garganta ou Laríngeo: Garganta e pulmões.
Índigo: Chakra do Terceiro Olho ou Frontal: Sistema nervoso autónomo/hipotálamo.
Violeta: Chakra da Coroa ou Coronal: Cérebro superior e olho direito.
Mas a Cromoterapia esteve ainda presente na vida de várias outras civilizações antigas: os egípcios eram conhecidos pelos seus templos de luz e cor, uma espécie de solário, cujas janelas continham vidros coloridos. Com a ajuda do sol, os pacientes eram banhados com diferentes cores. Na China, as aplicações terapêuticas da Cromoterapia associavam cada órgão do corpo humano a uma cor específica. Há relativamente pouco tempo, na Europa do século XIX, as vítimas de varíola e os seus quartos eram cobertos com panos vermelhos de forma a atrair a doença para fora do corpo.
Atualmente, o estudo das cores e das suas diferentes influências no ser humano continua a ser determinante: avalia-se quais as melhores cores para aplicar em ambientes de trabalho, de estudo ou de hospitais; e a publicidade baseia grande parte do seu trabalho na escolha das cores perfeitas para seduzir o seu público-alvo.
Introdução à Cromoterapia
De uma forma simples, a Cromoterapia utiliza a cor e a luz para equilibrar as energias do corpo, sejam elas físicas, mentais, espirituais ou emocionais. A exposição à luz e às cores resultantes da mesma, transformam-se em frequências vibracionais ou energias que a visão e, consequentemente, o cérebro, interpretam de forma específica. A escolha das cores corretas pode devolver ao corpo, mente e espírito o seu equilíbrio natural – o que é, aliás, a base de toda a medicina alternativa – a concentração na saúde e não na doença.
Tratamento


Ingestão de água ou outro líquido, previamente solarizado com recurso à cor adequada ao tratamento em questão.
Ingestão de alimentos que correspondem à cor desejada para o tratamento.
Cromoterapia através da exposição a pedras , velas, têxteis, vestuário, banhos, óculos ou lentes coloridas.
Apesar de existir uma enorme variedade de tonalidades de cores, nós reagimos a sete cores primárias, que são aquelas utilizadas na Cromoterapia. A intensidade ou tom dessa cor é escolhida com base no paciente e no seu caso específico. Em geral, as cores quentes (vermelhos, laranjas e amarelos) provocam sensações de excitação e de energia, enquanto as cores frias (azuis, verdes e roxos) produzem sensações de relaxamento e tranquilidade.
Vermelho: tem um efeito excitante, estimulante e vitalizante, atraindo a energia. Porém, e como é a mais poderosa de todas as cores, deve ser utilizada com precaução porque se for aplicada em excesso pode aumentar a tensão nervosa e os níveis de irritabilidade.
Indicações Terapêuticas: é utilizado no tratamento da depressão e da anemia, mas também para melhorar a circulação sanguínea e equilibrar a temperatura do corpo, sendo indicado em casos de paralisia. Estimula o sistema nervoso e fortalece o funcionamento do fígado.
Laranja: tem um efeito alegre e anti-depressivo, vitaliza e rejuvenesce.
Indicações Terapêuticas: é utilizado no tratamento da depressão e no combate ao desânimo, à falta de energia e de força de vontade. Fortalece as funções mentais, estimula o sistema nervoso e ajuda a elevar a pressão sanguínea. É utilizado no tratamento de problemas respiratórios, epilepsia e inflamações, mas também está associado às glândulas supra-renais, ou seja, ao tratamento da vesícula biliar ou de pedra no rim. Favorece a boa digestão e tem efeitos positivos no sistema metabólico.
Amarelo: contém energias positivas e inspiradoras, estimula a actividade mental, promovendo a criatividade, o raciocínio e o optimismo. No entanto, não deve ser utilizado isoladamente, uma vez que pode aumentar o nervosismo, a incerteza, assim como diminuir o sentido de protecção, segurança e estabilidade.
Indicações Terapêuticas: para além de ajudar a harmonizar o sistema nervoso, é utilizado no tratamento de problemas digestivos, do reumatismo e da artrite (contribui para a dissolução dos depósitos de cálcio nas articulações). O amarelo é apontada como uma cor que fortalece os olhos e os ouvidos, sendo excelente para a pele, nomeadamente para cicatrizar, limpar e melhorar a sua textura.
Verde: promove o equilíbrio entre as energias positivas e negativas, incitando à harmonia e serenidade. Tem um efeito refrescante e tranquilizador; provoca a sensação de conforto e de bem-estar geral, ou seja, é uma cor completa, que abrange corpo, mente e espírito. No entanto, deve ser utilizado com precaução para não provocar desequilíbrios que podem, por sua vez, aumentar os níveis de insatisfação e de impaciência.
Indicações Terapêuticas: com propriedades anti-sépticas muito eficazes, é utilizado no tratamento de infecções, desintoxicações, problemas cardíacos e circulatórios.
Azul: é considerada a cor mais curativa de todas, devido ao seu efeito altamente relaxante, apaziguador e sedativo; estimula sensações de paz e é muito potente na devolução da clareza mental.
Indicações Terapêuticas: para além de aliviar dores de cabeça e enxaquecas, reduz a sensação de angústia, tensão e medo, aliviando perturbações nervosas e situações de insónias. É um anti-séptico natural, eficaz contra as dores e o desconforto causado por cortes e queimaduras; é também um anti-inflamatório, utilizado no tratamento de problemas associados aos olhos e à garganta (laringite, amigdalite, papeira…), sendo ainda útil em casos de asma.
Anil: ligado às artes e à beleza, eleva a mente, incita aos estados de calma e de serenidade, estimulando ainda as energias criativas.
Indicações Terapêuticas: tem efeitos analgésicos e calmantes, especialmente em situações de elevada ansiedade ou excitação, é utilizada no tratamento de dor generalizada, inflamações e doenças pulmonares.
Violeta: provoca sensações de liberdade, mas também de equilíbrio e de estabilidade, incitando à meditação e à recuperação da auto-estima. Sendo uma cor bastante potente, existem algumas precauções a seguir, no sentido em que o uso excessivo do violeta pode provocar estados alterados de consciência.
Indicações Terapêuticas: eficaz para acalmar o sistema nervoso e no combate das neuroses, é um desintoxicante natural que devolve saúde às células e tecidos do organismo, assim como a energia física ao corpo. Também é utilizado no tratamento de problemas dermatológicos, nomeadamente doenças do couro cabeludo. Os seus poderes apaziguadores são ainda eficazes no tratamento de dores musculares e lombares.
O preto e o branco são extremos opostos. O branco absorve e reflecte todas as cores, sendo que o organismo reage positivamente ao branco ao libertar energias negativas e sensações de peso resultantes de doenças diversas. O preto, por sua vez, absorve todas as cores, mas não reflecte nenhuma; por norma não é utilizada devido às suas conotações negativas e porque não incita à harmonia. No entanto, o preto pode ser utilizado em conjunto com outras cores, caso do tratamento de insónia: recorre-se à cor violeta que tem características espirituais e calmantes, mas também ao preto, que simboliza a noite e o descanso.

Dieta de desintoxicação- Corpo e Alma Purificados!!






As práticas e terapias alternativas são adeptas de uma ocasional dieta de desintoxicação mas, em vez de ser exclusivamente motivada pela perda de peso ou alteração de hábitos alimentares, este regime pretende renovar o funcionamento fisiológico do aparelho digestivo, com vista a potenciar a energia e o bem-estar geral do organismo.




O que é?
Uma dieta de desintoxicação (ou dieta natural como também é conhecida) é, tal como o próprio nome indica, uma dieta que desintoxica o corpo. Apesar de o nosso organismo eliminar, todos os dias, as toxinas nocivas ao seu funcionamento pleno e 100% natural, a verdade é que os nossos estilos de vida altamente stressantes e muito sedentários, aliados a práticas alimentares pouco saudáveis, contribuem fortemente para a acumulação excessiva dessas mesmas toxinas.
Objetivo
A dieta de desintoxicação tanto pode ser realizada sozinha, como integrar um plano terapêutico mais completo, que inclua outras práticas naturais caso do consumo de suplementos, ervas, acupuntura,auriculoterapia, técnicas de respiração ou exercício físico. Alguns tratamentos desintoxicantes vão mais longe e, para além de incluírem uma fase de jejum, podem incidir sobre órgãos do corpo específicos (caso do fígado, rins, cólon, pele, pulmões ou sistema linfático). Independentemente da forma como é prescrita, a verdade é que a sua ação depurativa vai restabelecer o equilíbrio natural do corpo que, como todos nós sabemos, traz benefícios igualmente positivos para a mente e para a alma.
Benefícios
A partir do momento em que se passa a consumir exclusivamente os alimentos que integram esta dieta natural (descritos como sendo os mais desintoxicantes e antioxidantes), a ingestão de uma quantidade particular de vitaminas, minerais, fibras e água vai facilitar a eliminação das tão indesejadas toxinas. Feito isso, dá-se uma purificação de todos os órgãos (principalmente o fígado e os rins, dado o seu papel crucial no sistema digestivo) e o corpo sente-se, inevitavelmente, revitalizado. Por outro lado, e em consequência direta da neutralização destas substâncias nocivas, o metabolismo é acelerado, o que potenciliza a diminuição de peso e da sensação de inchaço. Para além de corpo e mente sãos, esta dieta natural contribuiu ainda para aumentar os níveis de energia e de produtividade, melhorar a memória e a agilidade mental, atrasar o processo de envelhecimento, reforçar as defesas naturais e prevenir contra doenças e infecções.
Os alimentos privilegiados
Fruta fresca (principalmente: maçã, uvas, manga, ananás, melancia, morangos)
Vegetais frescos (principalmente: brócolis, couve flor, aspargos, agrião, cebolas, alhos, alcachofras, beterrabas, gengibre, vegetais vermelhos e vegetais de folha verde)
Arroz (integral ou basmati), bolos integrais/biscoitos de arroz
Outros tipos de grãos: quinoa, amaranto e trigo mourisco
Ervilhas, lentilhas, feijão-frade
Peixe
Nozes sem sal (amêndoas, caju, avelãs), sementes de sésamo e de girassol, pevides de abóbora
Condimentos: azeite virgem, sal vegetal, sal marinho, vinagre, molho de soja, qualquer erva ou especiaria (com destaque para a salsa, pimenta Caiena e funcho)
Bebidas: água, limonada, sumo de fruta 100% natural, sumos de vegetais, chá verde, chá sem cafeína
Os "frutos" proibidos
Café
Álcool
Tabaco
Frituras
Doces
Chocolate
Todo o tipo de enlatados
Alimentos que contêm óleos hidrogenados, aditivos ou conservantes químicos,
Medicamentos (a não ser que sejam prescritos pelo médico)
Produtos cosméticos compostos por substâncias tóxicas
Frequência e duração
Para melhorar de uma forma geral o estado da nossa saúde e ainda como método preventivo contra todo o tipo de doenças, recomenda-se que a dieta de desintoxicação seja feita, no máximo, uma ou duas vezes por ano. Os especialistas apontam os meses mais quentes do ano como as épocas mais favoráveis para a realização desta dieta natural, que tem uma duração mínima de 24 horas e uma máxima de 7 dias.
Recomenda-se…
Existem duas importantes recomendações para quem se prepara para iniciar uma dieta de desintoxicação – deve fazê-lo bem informado e acompanhado por um terapeuta especializado; e para quem concluiu esta dieta natural – utilizá-la como rampa de lançamento para um estilo de vida mais saudável e tornar sua vida melhor em todos os sentidos!!! !

Aumente o rendimento físico com plantas medicinais





Hoje em dia é comum o hábito de se recorrer a suplementos alimentares e energéticos para recuperar as forças e aumentar o rendimento. Ainda que o hábito de praticar alguma atividade física seja saudável e altamente recomendada, este tipo de suplementos nem sempre o são.
Existem várias plantas medicinais que tonificam o organismo, contribuindo para aumentar a resistência e reposição da energia. O melhor de tudo: são 100% natural!


Plantas medicinais para aumentar o rendimento físico:



Aveia – flocos com leite
Gergelim – sementes cruas ou torradas
Ginseng – extratos
Nogueira – sementes (nozes)
Tamarindeiro – polpa dos frutos ou infusão de folhas

Mais Dicas sobre Aromaterapia: os Top 10 !!!








Os óleos essenciais são a base da aromaterapia – um tratamento holístico e alternativo que tira partido dos aromas naturais, presentes nas plantas, flores e madeiras, para trazer benefícios para o corpo, mente e espírito.




Descubra os top 10 óleos essenciais e inicie a sua terapia dos aromas hoje!
Alecrim
Vindo da Ásia, o óleo essencial de alecrim é um aliado precioso no combate à obesidade e celulite, mas tem ainda efeitos positivos no cérebro e sistema nervoso – melhora a memória, alivia as dores de cabeça, enxaquecas, fadiga mental e exaustão nervosa. O alecrim é óptimo para tratar o cabelo e para estimular a circulação no couro cabeludo, o que incentiva o crescimento capilar. A aromaterapia indica que este óleo é ainda adequado para tratar perturbações tão diversas como: diarreia, flatulência, dispepsia, colite, icterícia e disfunções hepáticas. As dores musculares, reumáticas, artríticas e relacionadas com a gota também encontram conforto no alecrim, assim como as doenças arteriais, palpitações, má circulação e varizes. Este óleo é simultaneamente utilizado no tratamento da bronquite, catarro, asma, sinusite, tosse convulsa, acne, eczema e dermatite.
Camomila
Anti-tóxico e anti-irritante, existem dois tipos de camomila – a camomila romana (originária da Inglaterra, é cultivada na Alemanha, França e Marrocos) e a camomila alemã (cultivada em França, Espanha e Marrocos). O óleo essencial de camomila romana é indicado para o alívio de dores musculares, de cabeça, enxaquecas, de dentes, de ouvidos e para o reumatismo. É aconselhada para o tratamento de vários tipos de problemas de pele – acne, eczema, erupções cutâneas, feridas, pele seca, dermatites e reacções alérgicas em geral – bem como para perturbações do sistema digestivo, sistema nervoso e condições ginecológicas. Diluída, a camomila romana pode ainda ser utilizada nos bebés, para aliviar as gengivas aquando do nascimento dos dentes, cólicas e diarreia. Igualmente eficaz, a camomila alemã é conhecida por ser um bom anti-inflamatório, nomeadamente em curas associadas a dores articulares, musculares e à síndrome de intestino irritável. Pode melhorar as dores associadas à menstruação, aos espasmos musculares, reumatismo e artrite. Enquanto solução tópica, é aconselhada no tratamento de acne, eczema, erupções cutâneas, psoríase, pele hipersensível e reacções alérgicas em geral.
Eucalipto
Com origens na China, o óleo essencial de eucalipto é perfeito para a pele, principalmente a oleosa, mas também no caso de queimaduras, feridas, bolhas, mordidelas de insectos, piolhos e infecções cutâneas, em geral. O eucalipto é talvez o mais indicado para o tratamento de constipações e gripes, mas é ainda eficaz contra músculos e articulações doridas. Desintoxicante natural, este óleo revigora o sistema imunitário, circulatório e respiratório. A aromaterapia aconselha o eucalipto como enquanto estimulante mental, que melhora significativamente os níveis de concentração e de produtividade.
Gerânio
Encontrado na África do Sul, Madagáscar, Egipto e Marrocos, o óleo essencial de gerânio tem propriedades tónicas, diuréticas, anti-sépticas, anti-depressivas e antibióticas, entre outras. Extremamente benéfico para a pele – queimaduras, cortes, dermatites, eczema – é um excelente repelente natural contra mosquitos. O gerânio é igualmente utilizado no tratamento de hemorróidas, piolhos, ulceras, edemas, má circulação e dores de garganta. Anti-stressante, este óleo essencial actua ainda ao nível do sistema nevrálgico. É muitas vezes prescrito para as mulheres, principalmente para alívio da tensão pré-menstrual e sintomas de menopausa.
Hortelã-pimenta
Proveniente dos Estados Unidos da América, o óleo essencial de hortelã-pimenta tem inúmeras propriedades terapêuticas, sendo bastante útil no combate à fadiga mental, depressão, stress, dores de cabeça, enxaquecas, tonturas, fraqueza e estados de choque, melhorando significativamente a agilidade mental e os níveis de concentração. A hortelã-pimenta é frequentemente utilizada no tratamento de tuberculose, pneumonia, bronquite, cólera, asma, sinusite e tosse seca. Estimula a vesícula e a secreção biliar e, relativamente ao tracto digestivo e intestinal, é indicado contra as cólicas, flatulência, cólon irritável, dispepsia, náuseas e dores menstruais. Ao nível cutâneo, é prescrito para irritações de pele várias, dermatites, acne, sarna e pruridos; sendo a hortelã-pimenta aconselhada ainda para as dores musculares, reumatismo e neuralgia.
Lavanda
Originário de França, este óleo é considerado um dos mais benéficos e está indicado para uma série de problemas de saúde – bronquite, asma, constipação, infecções da garganta e tosse. O óleo essencial de lavanda tem um efeito extremamente tranquilizante, perfeito para acalmar os nervos e aliviar a tensão, sendo ainda eficaz no tratamento da depressão, dos ataques de pânico, dores de cabeça, enxaquecas e insónias. É ainda poderoso no tratamento de perturbações do sistema digestivo – flatulência, cólicas, náuseas, vómitos –
e utilizado para aliviar dores reumáticas, musculares e artrite. A lavanda é um dos poucos óleos essenciais que pode ser directamente aplicado na pele, sem qualquer tipo de diluição, tonificando e revitalizando-a. O óleo de lavanda é ainda particularmente útil no tratamento de pequenas queimaduras, feridas, abcessos, mordidelas de insectos, psoríase e piolhos, sendo igualmente eficaz em peles oleosas e com tendência para acne.
Limão
Um nativo da Índia, o óleo essencial de limão é muito benéfico para o sistema circulatório e para diminuir a tensão arterial. Para além de estimular o sistema imunitário e digestivo, é um bom remédio para a prisão de ventre, dispepsia e celulite. Em aromaterapia, o limão acalma e alivia dores de cabeça e enxaquecas, melhorando as dores de quem sofre de artrite e reumatismo. Poderoso no combate às gripes e constipações, contribui para a diminuição da febre e outros sintomas associados, como as infecções da garganta e a bronquite. Indicado para o tratamento do cabelo e pele oleosa, tem vários outros benefícios ao nível da pele, nomeadamente enquanto esfoliante, na eliminação de acne, herpes labial e aftas.
Rosa
Diretamente de França, o óleo essencial de rosa tem um efeito calmante muito agradável, principalmente em situações de depressão, raiva, luto, medo, tensão e stress. Estimula o funcionamento do fígado, da vesícula e do sistema circulatório, estando ainda indicado para tratar várias doenças cardiovasculares, nomeadamente palpitações, arritmias e tensão alta. A aromaterapia defende ainda a sua utilização em casos de asma, tosse crónica, alergias, náuseas, vasos capilares quebrados, herpes, eczema e inflamações diversas. Enquanto hidratante faz maravilhas à pele e, diluído em água, é um remédio óptimo para a conjuntivite.
Sândalo
Originário da Índia e extraído do tronco das árvores, o óleo essencial de sândalo é um dos óleos mais puros, sendo recomendado em terapias de bronquite, laringite e leucorreia. Extremamente eficaz no processo curativo de pele sensível, seca, oleosa e com cieiro, pode ainda ser aplicado em cicatrizes, estrias e varizes. Antídoto perfeito para os soluços, a aromaterapia também sugere a utilização de óleo de sândalo em casos de depressão e stress. Para além das suas características afrodisíacas, melhora os níveis de concentração e funciona com um bom ansiolítico e redutor de ansiedade.
Ylang-ylang
Com origens na Indonésia, o óleo essencial ylang-ylang é, acima de tudo, um anti-depressivo e tranquilizante, mas também um afrodisíaco. Na aromaterapia é utilizado para combater a ansiedade, tensão, choque, medo e pânico, sendo frequentemente utilizado no tratamento de impotência e frigidez. Os seus poderes curativos foram ainda verificados em casos de infecções intestinais, tensão alta, respiração acelerada, e em pessoas com batimentos cardíacos muito elevados. O ylang-ylang é igualmente eficaz na estimulação do crescimento do cabelo.


OBS: Nunca utilize os óleos essenciais diretamente sobre a pele, a não ser o de Lavanda - ( aqui mencionado)!!! Nessas dicas, o recomendado é utilizar de 10 à 15 gotas do óleo essencial escolhido em um Difusor Elétrico misturado com água !!!!


Para outros tipos de Utilização, recomeda-se passar por uma Avaliação com um Profisisonal da área!!!


Aqui no Espaço Zen você tem Tratamentos com Aromaterapia!!! Ligue e saiba mais!!!!

Auriculoterapia para emagrecer






Hoje em dia a busca pelo corpo perfeito é um sonho tanto para homens quanto para mulheres. E o manter em forma e com saúde não é nada fácil. A auriculoterapia ajuda a manter a forma e a seguir a dieta nutricional, pois:



-Diminui a fome excessiva e a compulsão;

-Melhora a qualidade do sono;

-Diminui a ansiedade;

-Diminui o estresse;

-Reduz a retenção de líquidos, diminuindo a celulite;

-Regula o funcionamento do intestino.



Auriculoterapia é uma técnica chinesa milenar que se baseia no princípio de que existem pontos na orelha conectados a diversas partes do corpo. Deste modo, a estimulação de pontos específicos através de sementes, agulhas, magnetos, bolinhas de ferro, ouro, prata ou cristal ajudam no combate e prevenção de diversas doenças, inclusive a obesidade.


A Medicina Tradicional Chinesa trata a obesidade não como uma doença, mas sim como um distúrbio, um conjunto de sintomas que devem ser analisados de forma individual, buscando não só o emagrecimento, mas sim a qualidade de vida e o bem-estar.Não apresenta efeitos colaterais. É um tratamento coadjuvante no processo de emagrecimento. Sendo associado a uma dieta correta, com hábitos alimentares saudáveis e acompanhamento nutricional, os resultados obtidos são melhores ainda.