sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Beleza em foco: Nutricosméticos!!






Trata-se de uma nova classe de produtos da categoria saúde e beleza, que incorporam ingredientes nutracêuticos em sistemas de liberação tópica, acrescidos da elegância, do sensorial e dos benefícios auxiliares dos cosméticos. Diferentes dos cosmecêuticos, que incorporam ativos farmacêuticos ou que tenham ação corretiva semelhante a farmacêuticos para aplicação tópica. Os nutricosméticos unem nutrição a saúde do corpo e da pele, amplificando a beleza interior por meio de vitaminas, aminoácidos, proteínas e ativos botânicos que oferecem benefícios antioxidantes.



Multinacionais como L’Oreal e Procter & Gamble já expadem seus negócios oferecendo suplementos dietéticos, ou “cosméticos orais”. São produtos inovadores comercializados especificamente por seus benefícios para a beleza e são sempre associados a tratamentos tópicos de alta performance. O primeiro suplemento nutricional para a pele mundial foi introduzido em 1991, o Imeedeen (Ferrosan), promete restaurar e nutrir a pele de dentro para fora com todos os ingredientes que auxiliam a reduzir os sinais visíveis do envelhecimento. Ele contém Biomarine Complex e o complexo antioxidante LycoPhence GS. Há também uma formulação mais nova que inclui ainda ativos para as necessidades específicas da pele de mulheres após a menopausa.




A vitamina E, a vitamina C, a coenzima Q, os carotenóides beta-caroteno e licopeno, os aminoácidos e seus análogos (principalmente L-arginina e s-adenosilmetionina), o ácido lipóico e os flavonóides, estão entre os nutracêuticos mais comumente utilizados e discutidos.
Vitamina E:
um potente antioxidante liposolúvel e amplamente disponível.
Vitamina C: o ácido ascórbico ou os seus sais, os ascorbatos, são os maiores antioxidantes de fase aquosa, que sequestram radicais peroxila antes que eles possam desencadear a peroxidação lipídica.
Coenzima Q: um suplemento alimentar ainda pouco popular em produtos cosméticos devido ao seu custo elevado.
Licopeno: o maior representante dos carotenóides tem maior potencial antioxidante que o beta-caroteno (e pode ser responsável por muitos dos efeitos cardiovasculares atribuídos a ele).
Flavonóides: antioxidantes polifenóis naturalmente presentes em vegetais, frutas, vinho tinto e chás, aos quais promove cor, textura e sabor. Os grupos mais importantes de flavonóides são antrocianinas, flavonols, flavonas, catequinas e flavanonas. Essas substâncias também atuam inibindo a peroxidação lipídica.
Arginina: exerce sua ação benéfica via metabolismo do óxido nítrico, um potente vasodilatador, por meio das óxido nítrico sintetases.



O cuidado que precisa ser tomado é aquele básico, para quem ingere qualquer medicamento: o uso deve ser feito sob orientação médica. "Isso porque algumas pessoas como gestantes, mulheres que estão amamentando, crianças e principalmente pacientes com alterações renais e hepáticas devem ser acompanhadas pelo médico prescritor".



Mas os nutricosméticos não oferecem maiores riscos à saúde. Se combinados a uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes e verduras e a cremes de uso tópico, proporcionam bons efeitos, principalmente em peles mais envelhecidas.



Consulte sempre seu Dermatologista e seu Nutricionista!!!!



Cranberry para tratar infecção urinária




Cranberry... Este é o nome de uma fruta que está dando o que falar entre urologistas e outros profissionais da saúde em nosso país, desde que estudos científicos internacionais vêm provando a eficácia de suas propriedades para o combate e a prevenção de doenças.



Ainda não encontrada no Brasil in natura, mas muito popular na forma de suco, geleias e outros derivados, hoje uma dieta rica em cranberry é comumente indicada para pacientes que apresentam quadro de infecção urinária.



A infecção urinária é uma das principais causas de idas a consultórios médicos, ambulatórios e pronto-socorros no Brasil. Acredita-se que 30% a 50% das mulheres já tiveram algum problema de infecção urinária depois do início da vida sexual. Também em homens e mulheres idosos, doenças como o aumento da próstata e alterações hormonais e da vagina são responsáveis pelo aumento da incidência de infecções. Segundo Dr. Carlos Alberto Bezerra, presidente do Núcleo Brasileiro de Uroginecologia e professor da Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, considerando-se a população geral, as infecções urinárias são mais comuns em mulheres, na proporção de três para um homem.



As mulheres têm períodos da vida nos quais as infecções são mais frequentes: ao sair da fralda, ao iniciar vida sexual, ao ficar grávida e ao entrar no período pós-menopausa. Já os homens têm mais infecções após os 50 anos, devido aos problemas de próstata. Mas mesmo nesta faixa etária, as mulheres ainda têm mais infecção que os homens. Isso provavelmente se dá porque as infecções urinárias ocorrem por penetração de bactérias pela uretra e os homens, por terem uretra mais longa, são naturalmente mais protegidos — explica o especialista.



A crescente popularização do cranberrry por aqui como espécie de alimento funcional é uma tendência que nasceu nos Estados Unidos (de onde a fruta tem origem), quando, em 1998, pesquisadores da Rutgers University, em Nova Jersey, descobriram que uma de suas substâncias ativas é a proantocianidina (PAC) – responsável pelo mecanismo antiaderência encontrado no suco, que impede que as bactérias fiquem grudadas e se reproduzam no epitélio (revestimento mucosos) do trato urinário.