terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Aprenda a ouvir o seu corpo



Muitos problemas usuais estão relacionados a nutrientes em falta no seu organismo. Veja no quadro, como você pode suprir as deficiências com alimentos adequados:

SINTOMAS
PODE ESTAR FALTANDO
COMA
Cansaço, fadiga, fraqueza e falta de energia
Ferro, zinco, vitaminas A, C e E
Verduras verde-escuras, frutas em geral, carnes magras, ostras
Distúrbio da Tensão Pré-Menstrual (TPM)
Isoflavonas e fitohormônios
Soja e derivados (missô, tofu ou shoyu), inhame, frutas vermelhas (cereja, amora ou pitanga)
Compulsão por doce
Cromo
Carnes, grãos (arroz, feijão ou grão-de-bico), mariscos, nozes, centeio, banana, espinafre
Dificuldades em perder peso
Ácidos graxos essenciais e vitamina A
Semente de linhaça, cenoura, mamão, abóbora
Irritabilidade constante e náuseas
Magnésio
Amêndoa, cereais integrais
Retenção líquida
Potássio, fósforo
Melão, pêssego, ameixa, figo, água-de-coco, azeitona, acelga, coentro, amêndoa, nozes
Cabelos e unhas fracas, pele sem viço e ressecada
Vitaminas A e E
Vegetais amarelos (mamão, cenoura ou abóbora), sementes oleaginosas (nozes, castanha de caju ou castanha-do-pará)
Gases e problemas intestinais
Lactobacilos vivos
Leite fermentado (tipo Yakult), iogurte
Cárie e fragilidade óssea
Cálcio
Leite e derivados, gergelim, verduras verde-escuras
Depressão, diminuição da memória, palidez
Vitaminas do complexo B e ferro
Carnes magras vermelhas (alcatra, patinho ou músculo), sementes oleaginosas, verduras verde-escuras, beterraba
Colesterol alto
Ômega-3 e 6
Sardinha, salmão, abacate, azeite de oliva


Goji Berry




Goji Berry são as populares bagas de Goji, pequenas frutas vermelhas nativas de regiões da China, do Tibete e da Mongólia, onde são cultivadas e consumidas há alguns milhares de anos.

A fruta, sensação da indústria de alimentos saudáveis no Brasil e de outros países, é um dos ingrediente mais conhecidos da tradicional medicina chinesa, onde é apreciada por ser a fruta da longetividade, sendo indicada para a visão, para o fígado, para estimular o sistema imunológico, o sistema vaso circulatório, o desempenho sexual, além de inúmeras outras indicações.

Submetida a inúmeras pesquisas para analisar suas propriedades, os cientistas se surpreenderam ao constatar que a Goji berry é um dos alimentos mais nutritivos que se tem conhecimento em todo o planeta, com um grande número de aminoácidos, vitaminas, minerais, ácidos graxos insaturados, antioxidantes e senso especialmente rica em polissacarídeos. Com tantas substâncias importantes, as pesquisas se intensificaram e a lista dos benefícios da fruta para a saúde do corpo humano é extensa. Contudo não é só para a saúde que as propriedades da Goji berry podem auxiliar, elas também são comprovadamente eficientes para a beleza do corpo e da face.

O consumo de Goji berry na dieta cotidiana produz efeitos magníficos que podem ser percebidos também na pele e nas formas. Os antioxidantes presentes na fruta têm uma importância fundamental no combate ao envelhecimento da pele, estimulando a renovação das células. As bagas de Goji também são responsáveis pelo emagrecimento de seus usuários, e os resultados podem ser percebidos em poucos meses, sem a necessidade de dietas ou outros métodos associados, pois entre as suas propriedades também está a aceleração do metabolismo do corpo humano.

A Goji berry é uma fruta seca, vermelha, de aspecto semelhante as uvas passas que conhecemos e de sabor adocicado. Podem ser consumidas naturalmente, puras ou misturadas com iogurte, cereais, etc. Também encontramos o suco de Goji berry a venda em alguns mercados que trabalham com especiarias mais finas.

Devido às suas importantes propriedades nutricionais e sua vasta gama de indicações para a saúde e para a estética, a indústria farmacêutica, junto com produtores e cientistas se dedicam a pesquisas mais profundas sobre suas propriedades, seus benefícios e as formas de manipular esse fruto tão rico em nutrientes, tirando o máximo de benefícios. Isso por que o Goji berry é um dos medicamentos naturais mais potentes encontrados até hoje pelo homem junto à natureza.

Duplas de alimentos essenciais



É fundamental aliar corretamente os nutrientes para que eles sejam absorvidos da melhor forma

Saber montar um prato corretamente no self-service é fundamental para a saúde da mulher. Quem sabe aliar nutrientes da forma certa consegue tirar dos alimentos seus melhores benefícios. Confira algumas "duplas dinâmicas" e turbine o seu cardápio:

Arroz e feijão
O arroz tem o aminoácido metionina, e o feijão, a lisina, que, juntos, formam uma proteína de alto valor biológico. Isso é útil especialmente na terceira idade, quando a perda de massa muscular se acentua. Arroz e feijão também equilibram o índice glicêmico, o que diminui o risco de diabetes. "Sozinho, o arroz pode elevar as taxas de açúcar e insulina, mas o feijão contém esse efeito, estabilizando a glicose", diz a nutricionista Elaine de Pádua, da Clínica DNA Nutri, em São Paulo.

Castanha-do-pará e suco de laranja
Sempre que comer a castanha ou outra fonte de selênio (aves, grãos integrais, cebola ou alho), não se esqueça de ingerir também vitamina C. Vale laranja, limão, acerola, tomate... Quando consumida junta, a dupla melhora a absorção do mineral, que será utilizado pelas enzimas antioxidantes, melhorando a imunidade.

Feijão e suco de limão
"O feijão é rico em ferro, mas nosso organismo só consegue absorver cerca de 10% desse mineral", explica Elaine. Mas, se estiver acompanhado de um alimento rico em vitamina C, como suco de frutas cítricas (limão, abacaxi, acerola, laranja) ou molho de salada com esses ingredientes, o índice sobe para até 40%.

Ovo e agrião
Precisamos do cálcio do agrião e de outras folhas verdes para diminuir o risco de osteoporose. Mas, para que ele seja bem absorvido, a presença de vitamina D é para lá de importante. Essa vitamina, que a gente consegue tomando um solzinho, também pode ser obtida pelo consumo de ovos, além de sardinha, atum, iogurte e fígado. Que tal uma omelete com agrião?

Ervas e azeite extravirgem
Orégano, manjericão, alecrim, tomilho e outras ervas têm seus benefícios (por exemplo, as propriedades digestivas do alecrim e as diuréticas do manjericão) liberados mais facilmente no azeite, que é fonte de ômega 9.