quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Órgãos e Emoções: A que Emoção cada Órgão Corresponde?


A medicina moderna tende a ter uma visão bastante mecânica e fisiológica das funções dos órgãos que compõem o nosso corpo. Mas na antiga medicina grega e na medicina tradicional chinesa, assim como em outros sistemas médicos, os órgãos internos são considerados sedes das emoções e seriam influenciados por estas.

As emoções representam a resposta do nosso corpo para os nossos sentimentos. A antiga medicina grega considerava que as emoções fossem capazes de desempenhar um papel importante na saúde dos órgãos ou na ocorrência de certas doenças vinculadas a estes. A medicina tradicional chinesa associa 7 emoções aos seus respectivos órgãos.

Veja a que emoção corresponde cada órgão, de acordo com a antiga medicina grega, da qual se desenvolveu a medicina ocidental, e também de acordo com a medicina tradicional chinesa.

Antiga medicina grega

Coração
O coração é muito sensível aos estados emocionais. Emoções nobres, como a coragem, a bravura, a honestidade, o altruísmo e a empatia fortalecem o coração e o espírito da vida, enquanto as emoções menos nobres, como a culpa, o remorso e a tendência a desistir, o enfraquece. O amor, e a vontade de viver são muito importantes para o coração.

De acordo com a antiga medicina grega, é realmente possível morrer de um coração partido. O coração é considerado vulnerável às paixões turbulentas que podem agitá-lo e causar febres agudas.

Pulmões
Os pulmões são um órgão muito importante que trabalha em estreita colaboração com o coração e que é sensível e vulnerável à emoções semelhantes. A sensação de ver negado o próprio espaço físico e vital pode causar problemas respiratórios e asma. Ao contrário, os sentimentos de dignidade e orgulho contribuem para a abertura do tórax e permite que os pulmões se expandam e trabalhem melhor. As emoções que reduzem a vontade de viver são perigosas para os pulmões, especialmente a dor e o luto.

Garganta
A garganta é considerada o centro da comunicação do nosso corpo. A incapacidade de se expor e de se expressar por meio de palavras para dizer o que se sente, pode causar problemas de garganta. A garganta inclui também uma porção do sistema digestivo. Fortes emoções, como a ansiedade e a tensão, podem causar problemas tais como o clássico "nó na garganta" e causar dificuldade para engolir. As palavras reprimidas podem causar o mesmo efeito.

Fígado e vesícula biliar
A bílis é produzida pelo fígado e é recolhido na vesícula biliar. Estes dois órgãos são vulneráveis às emoções iradas, como a raiva, a irritabilidade, a frustração, o ressentimento, o ciúme e a inveja. Emoções iradas são baseadas nesses órgãos, de acordo com a antiga medicina grega, e pode danificá-lo. A ira e a raiva podem explodir indo do fígado para a cabeça e, assim, causar dores de cabeça, pescoço e ombro, tensão e estresse. Podem também aparecer distúrbios digestivos provocados pelo mal funcionamento do fígado e da vesícula biliar.

Estômago
O estômago, assim como o fígado, pode coletar emoções iradas, como a raiva, a ira, o ódio e a frustração. Quando estas emoções se acumulam no estômago, podem causar úlceras e gastrite. Passividade, preocupação, ansiedade, tensão e estresse bloqueiam o fluxo de energia e podem causar problemas de estômago, cólicas e inchaço, até distúrbios como náuseas e desordens do apetite.

Intestino
O intestino está relacionado com desordens psicossomáticas e distúrbios digestivos causados por emoções que podem começar no fígado e no estômago. Na porção média e inferior do intestino se emaranham emoções melancólicas. O cólon é muito vulnerável à essas emoções e pode sentir os efeitos negativos da preocupação, da ansiedade, do estresse, da tensão e do nervosismo.

Rins
Terror, medo e choque são as emoções mais perigosas para os rins. O fluxo de energia dessas emoções é direcionado para baixo e pode minar a nossa força e a nossa segurança, mas também incentivá-las. Força e segurança estão relacionadas com o funcionamento equilibrado dos rins nas suas funções de retenção e evacuação. Medo e sustos extremos podem levar à perda do controle da função renal.


Medicina Tradicional Chinesa
Veja algumas das principais associações entre as emoções e os órgãos do corpo humano, de acordo com a medicina tradicional chinesa.

Alegria - Coração
Na medicina tradicional chinesa, a alegria é uma emoção de profundo contentamento e está ligada ao coração. Quando uma pessoa se sente superexcitada e muito alegre pode experimentar agitação, insônia, febre e palpitações cardíacas. No coração se conecta também o amor.

Raiva - fígado e vesícula biliar
A raiva é uma emoção que está associada ao ressentimento, à frustração e à irritabilidade. Na medicina chinesa se diz que emoções do tipo coléricas são armazenadas no fígado e na vesícula biliar. A raiva pode causar pressão alta e tonturas.

Ansiedade - Pulmões e Intestino Grosso
A ansiedade é uma emoção relacionada com a preocupação excessiva e isto pode afetar principalmente os pulmões e o intestino grosso, de acordo com a medicina tradicional chinesa. A ansiedade pode impedir uma pessoa de fazer um bom uso de sua energia, o que pode causar falta de ar, colite, úlceras e inflamação do intestino grosso. A preocupação está associada ao estômago. A ansiedade também está ligada ao baço.

Tristeza - Pulmões
A dor emocional pode causar desarmonia nos pulmões e problemas na circulação da energia por todo o corpo. A dor pode enfraquecer a vontade de viver, danificar os pulmões e causar doenças respiratórias, de acordo com a medicina tradicional chinesa. Aos pulmões são associadas as emoções de dor e tristeza.

Melancolia - Baço
Melancolia e preocupações excessivas que causam ansiedade, afetam o baço e podem causar fadiga, letargia e dificuldade de concentração. Melancolia pode também comprometer o sistema digestivo e afetar o estômago com acumulação de gás e inchaço.

Medo - Rins
O medo pode causar desarmonia nos rins, de acordo com a medicina tradicional chinesa. O medo extremo pode levar uma pessoa a perder de repente o controle das funções da bexiga e rins.

Susto - Coração
O susto é uma emoção de choque e pânico causado por um evento súbito e inesperado. De acordo com a medicina tradicional chinesa, o susto ataca primeiramente o coração (por exemplo, sentindo palpitações) mas quando se torna crônico, também pode afetar os rins, o órgão associado ao medo.

Para equilibrar as emoções é importante sempre fazer algo para esvaziar a mente como um hobby, atividades físicas, alimentação saudável e Terapias Alternativas, como a Acupuntura onde se trabalha o reequilíbrio de toda a parte energética dos órgãos e suas respectivas emoções!    

Depressão X Tristeza Você sabe diferenciar?


Você sabia que existem diferenças significativas entre tristeza e depressão?

Certamente, você já se sentiu triste em alguma fase de sua vida. Seja por uma briga, uma perda significativa ou por qualquer outro motivo. Mesmo em situações mais intensas, como o luto (que pode durar mais tempo em algumas pessoas que em outras), a tristeza é uma condição passageira.

É muito comum confundir tristeza com depressão. Com certeza você já ouviu alguém falar: “Acho que estou depressiva.” Sendo que possivelmente essa pessoa esteja apenas triste. A palavra depressão está sendo banalizada. Por isso, é muito importante que aprendamos a diferenciar uma da outra para evitar rótulos e tratamentos inadequados.

Em primeiro lugar, devemos entender que a tristeza é um SENTIMENTO como qualquer outro, que pode acontecer a qualquer pessoa e em qualquer momento da vida. Além disso, a tristeza sempre vai ter um motivo e a pessoa vai passar grande parte do tempo pensando repetidamente na razão de sua tristeza. A pessoa triste pode ter sintomas físicos no corpo, como: aperto no peito, coração acelerado e choro. Mas se algo de muito bom acontecer em sua vida, ela conseguirá esquecer esse motivo e vivenciar a alegria.

Já a depressão trata-se de uma DOENÇA como qualquer outra, que causa intenso sofrimento tanto para a pessoa acometida por esse transtorno, quanto para os que convivem com ela. Além disso, pode ocorrer em qualquer idade, a qualquer pessoa e necessita de tratamento! A depressão não precisa ter um motivo aparente para ocorrer como a tristeza precisa. Dessa forma, se acontecer algo muito bom na vida de uma pessoa que está com depressão, como ganhar na loteria ou passar no vestibular, a pessoa continuará triste e não conseguirá aproveitar o momento e se divertir.

Muitas pessoas acreditam que depressão significa tristeza e que esse sentimento é o principal sintoma da depressão, mas não é. O principal sintoma da depressão é a queda de energia. É a energia vital da pessoa que está deprimida.

É evidente que um dos sintomas da depressão é sim a tristeza profunda, que deve ocorrer na maior parte do dia e na maioria dos dias. Mas é importante ressaltar que existem outros sintomas, sendo que a tristeza é apenas uma parte do conjunto. Nesse sentido, a depressão causa diversas alterações capazes de afetar o funcionamento do indivíduo nas mais diversas áreas de sua vida.

Para uma pessoa ser diagnosticada com depressão, deve ter pelo menos 5 dos sintomas listados a seguir (além da tristeza profunda ou diminuição de prazer em realizar atividades que antes eram prazerosas) pelo período mínimo de duas semanas consecutivas, na maior parte dos dias.

Confira os sintomas mais comuns da doença:


  • Humor deprimido na maior parte do dia, na maioria dos dias. Em crianças e adolescentes pode aparecer o humor irritável;
  • Diminuição de prazer em realizar a maioria das atividades que no passado eram realizadas com prazer;
  • Perda ou ganho significativo de peso (não intencional).
  • Diminuição ou aumento do apetite e do sono;
  • Agitação ou retardo psicomotor;
  • Perda de energia ou fadiga;
  • Sentimento de culpa ou inutilidade;
  • Dificuldade de pensar e de se concentrar, ou indecisão;
  • Diminuição da libido;
  • Baixa autoestima;
  • Pensamentos de morte (não somente medo de morrer), ideação suicida (sem um plano específico), uma tentativa de suicídio ou um plano específico com o intuito de tirar a própria vida.
  • Padrão de pensamentos negativos sobre si mesmo, o mundo e o futuro.

É importante destacar que esses não são os únicos sintomas da depressão e podem variar de acordo com cada pessoa.

Todos passam por momentos de tristeza em alguma etapa de suas vidas. O problema surge quando a tristeza se torna intensa e prolongada, prejudicando a vida pessoal, social, profissional e familiar. Não espere o problema alcançar essas proporções! Busque ajuda de profissionais capacitados, como psicólogos, logo no inicio dos sintomas para que seja realizada uma avaliação criteriosa e para que os sintomas sejam tratados, evitando sua intensificação.
Faça Tratamentos Alternativos como Acupuntura, Reiki, Aromaterapia, Florais, Homeopatia e etc...

Depressão é sério e precisa ser tratada !

Tudo está onde deve estar! Uma leitura de Auto Conhecimento !


Quando a nossa visão do tempo deixa de ser um traço reto e ganha as curvas dos ciclos, eternos e contínuos, a vida pode se render ao fluxo maior que rege todas as coisas sob o Sol desde a mais remota existência.

Há quem veja o tempo como uma linha reta com começo, meio e fim. Na ponta derradeira, um deus implacável, Cronos, senhor da medida cronológica, exibe uma ampulheta vazia. Sabemos. Finda a viagem. Fomos devorados.

Essa é uma possível leitura da passagem humana na Terra. Há outra, tão antiga quanto a própria noção da existência, cultuada na Antiguidade por diferentes civilizações como Índia, Egito, China, Japão, Grécia e os povos pré-colombianos. Para eles, não havia começos nem finais, apenas ciclos, redondos e contínuos como a própria silhueta de Gaia; infalíveis como os turnos do Sol e da Lua. “O ciclo nada mais é do que a história da alma e seu percurso através de vidas e mortes, nascimentos e renascimentos”, define a jornalista e escritora Simone Boger, de Porto Alegre, autora do livro O Ciclo do Tempo (ed. Brahma Kumaris).

Nos primórdios da Índia, por exemplo, acreditava-se que a humanidade atravessava um ciclo descendente de quatro eras ou idades da consciência, simbolizadas por quatro metais: ouro, prata, cobre e ferro. Considerava-se ainda uma quinta idade invisível, associada à ideia de ascensão, quando a alma humana tem a oportunidade de se renovar através do autoconhecimento e da proximidade com o Divino. Uma vez cumpridas as cinco longas etapas, tudo recomeçava.

Para os ocidentais, acostumados ao alvoroço dos ponteiros que só sabem urgir e nos empurrar de um objetivo a outro, essa visão oposta ao pensamento linear soa como um calmante natural: “Não se apresse, tudo está onde deve estar”, ou seja, no fluxo da vida, como uma criança tragada por sua brincadeira predileta. É por isso que os chineses costumam dizer que “pessoas inteligentes não correm” – tampouco resolvem problemas sem maturá-los em fogo brando –, e os indianos, “Hamso, so ham”, que significa “aquilo que fui serei novamente”. Há compreensão e harmonia no desprendimento oriental. Há a clara visão do todo, de uma natureza sábia em seus desígnios de se exaurir e se renovar em períodos definidos. “O Tempo, vasto e ilimitado, acompanharia esse ritmo infinito como um incessante relógio cósmico num movimento de eterno retorno”.

O filósofo alemão Friedrich Nietzsche postulou que “o mundo é um movimento circular que já se repetiu uma infinidade de vezes e que realiza o seu destino até o infinito”, ele estava se referindo a essa noção ancestral, conhecida pelos budistas como a Roda da Vida ou Samsara. Todos nós estamos sujeitos a ela, entendida como um movimento contínuo de ação e mudança. Para nos libertamos de sua perene rotação alimentada por mortes e renascimentos, temos que superar as forças da ilusão e do desejo. Do contrário, regressaremos quantas vezes forem necessárias à evolução interior. “Essa perspectiva tem base no entendimento espiritual da vida, no fato de sermos seres espirituais tendo vivências no mundo físico. Ele explica a eternidade da alma, do ser, da vida”.

Harmonizar-se com os ciclos pressupõe, antes de tudo, voltar a atenção para a morada interior. E perceber como o dentro e o fora são espelhos fidedignos. No fim das contas, o tempo lá fora é o nosso próprio tempo. “Se não desenvolvermos intimidade com o templo interno, a relação com o tempo será sempre estressante e superficial”.
Certa vez, o cientista Albert Einstein comparou o tempo a uma rua. E ousou afirmar que os anos não passam por nós, somos nós que andamos por eles. “Podemos passar correndo pelos ciclos da vida – e nem perceber tudo à nossa volta – ou desfrutar cada passo”, sugere o terapeuta, para quem o caminho do autoconhecimento inevitavelmente deságua na sabedoria da impermanência. A certeza de que a um ciclo findo outro novinho se seguirá. E assim por diante.

Muitas vezes, só precisamos deixar a roda girar, abdicando do controle e, no lugar dele, sedimentando a confiança e a gratidão. “Podemos seguir em direção ao centro da roda, sem nos identificarmos tanto com as subidas e com as descidas”. O resto se encaminhará. Como deve ser.

Como combater a Ansiedade com uma alimentação mais saudável


A ansiedade, ânsia ou até mesmo o nervosismo são características biológicas do ser humano, que acontecem antes de momentos de perigo real ou imaginário, causando sensações corporais desagradáveis. É uma reação natural ao medo ou por expectativa de acontecimentos. Quando é  intensa, é caracterizada pela preocupação excessiva e descontrolada sobre um fato ou acontecimento. 

Os principais motivos que desencadeiam a ansiedade estão ligados a inúmeras situações do dia a dia, desde a ansiedade que antecede uma prova, uma entrevista ou preocupação com entes queridos, até a espera do resultado de um exame médico. 

O diagnóstico da ansiedade é feito por meio da constatação de sintomas como insônia, sensação de estômago vazio, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no tórax, transpiração, sudorese excessiva, irritabilidade, inquietação, falta de memória, falta de concentração e respiração curta alterada. 

O tratamento deve ser acompanhado por um profissional da área da saúde, seja médico, psicólogo, terapeuta, etc. Mas existem diversos nutrientes contidos nos alimentos que aumentam a sensação de bem-estar e podem combater os sintomas da ansiedade. 

Carnes, ovos, leite e derivados
Excelentes fontes de triptofano, aminoácido que, juntamente com a vitamina B3 e o magnésio, ajudam a melhorar a qualidade do sono e estimulam a produção de serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade. Opte por carnes vermelhas com pouca gordura, e o leite na versão desnatado, pois o alto consumo de gordura pode influenciar de forma negativa no tratamento.

Chocolate
O cacau é um alimento rico em flavonoides, compostos antioxidantes que ajudam na maior liberação de serotonina e contribuem para amenizar os sintomas da ansiedade. Dê preferência aos chocolates amargos ou meio amargos, pois contêm maior quantidade de cacau em sua composição.
Modo de usar: derreta e consuma com banana, outra opção de fruta riquíssima em triptofano.

Cereais integrais
Arroz, macarrão, biscoitos e pães, nas versões integrais, elevam o nível de açúcar no sangue de forma mais lenta. Contêm magnésio, que controla os sintomas da ansiedade.

Frutas cítricas
Frutas como laranja, acerola, pitanga, limão, morango, jabuticaba e até a banana são ótimas fontes de vitamina C, que auxilia na redução da liberação de cortisol, hormônio relacionado com
estresse e sintomas de ansiedade.

Chás 
Melissa (Melissa officinalis): esta planta auxilia no tratamento da ansiedade, pois apresenta ação calmante. O consumo do chá ao longo do dia reduz o consumo alimentar em frequência e volume. Modo de usar: ferver um litro de água, adicionar uma colher de sopa de melissa seca e manter a fervura por 5 minutos em panela tampada. Após a fervura, deixar descansar e beber morno ao longo do dia.