sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Respiração Anti- Estresse




Distúrbios músculoesqueléticos, insônia, sintomas de ansiedade crônica que podem se tornar patologias duradouras e afetar tremendamente o organismo.

Não dá para enumerar os efeitos que o estresse causa em longo prazo no organismo. A medicina hoje se defronta com um limite: o dos remédios cujos efeitos, se forem tomados durante um longo período, podem ser perigosos. Existe o risco de ficar dependente do medicamento.

A resposta do organismo ao remédio não é satisfatória. Engolir um remedinho não é a “solução”. Dizem que na França, de cada quatro pessoas, uma toma remédio contra o estresse. Porém, essa solução é transitória.

Hoje sabemos que os efeitos colaterais podem ser muito graves. Um exemplo é o Prozac, medicamento que há mais de uma década foi anunciado como a salvação para os portadores de depressão e hoje sabemos que pode causar distúrbios do humor, transtornos do humor, pânico, depressão maior, distimia, entre outros.

Mesmo que os remédios estejam proporcionando um efeito quase imediato, eles não tiram as causas que muitas vezes são relacionadas a problemas psicológicos.

O que eu recomendo para aliviar e eliminar o estresse é mesmo o esporte e os exercícios físicos aliados a uma boa alimentação. Isso sim!! Mas hoje temos uma técnica de respiração para amenizar esse problema.
A respiração pode ser uma grande aliada no controle do estress. Para isso, é importante utilizar uma técnica simples.



Técnica de respiração anti estresse

Vá para um lugar calmo e tranquilo, onde não possa ser incomodado. Certifique-se que o ambiente esteja limpo, tenha pouca luz, com uma atmosfera de paz e alegria e que seja silencioso mas se preferir pode colocar um cd de músicas suaves, como “O canto dos pássaros”, por exemplo.

Fique sentado, com a coluna ereta, foque sua atenção no meio do peito e aprofunde suavemente sua respiração pelas narinas. Imagine que quando o ar entra você permite a oxigenação e o bem-estar de cada célula do corpo, e quando o ar sai do seu peito você distribui emoções de gratidão e felicidade para o planeta. Permaneça nessa atmosfera por, no mínimo, três minutos. Não existe “duração máxima”. Quanto mais tempo, melhor.

Quando você terminar o exercício, volte em pensamentos ao seu dia de hoje, sinta sua atmosfera interna, perceba que houve uma mudança. É essa mudança que o tira do estresse, da ansiedade e o leva para um “país” onde só existe o aqui e agora.

Ao focalizar sua atenção na respiração, nesse mesmo momento, você dá chances ao seu sistema de se reequilibrar.

Repita este procedimento quantas vezes for necessário para sentir-se mais relaxado. Este procedimento é simples mas extremamente eficaz no equilíbrio dos efeitos do estresse. Isto porque um dos primeiros efeitos do estresse é tornar a respiração tensa e curta. Depois disso, o sistema nervoso autônomo começa a desencadear vários efeitos menos visíveis, como aceleração dos batimentos cardíacos e aumento da pressão.

Controlando a respiração, você estará interrompendo a cadeia de fenômenos corporais do estresse logo no início.