terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Dicas de aromaterapia e ioga para manter os chakras em equilíbrio


Segundo a filosofia hindu, os chakras são centros responsáveis pela recepção, pelo armazenamento e distribuição da energia vital, que, por sua vez, ajuda a manter o bem-estar físico, mental e espiritual. "A palavra chakra vem do sânscrito, a língua dos hindus, e significa roda", esses pontos estão ligados aos órgãos e glândulas e influenciam as nossas emoções. 

O problema é que nem sempre os chakras, que estão alinhados entre o alto da cabeça e a base da coluna, funcionam direito. "Estresse, sedentarismo, má alimentação, poluição e pensamentos negativos são ladrões de energia". E, quando o trabalho desses pontos é comprometido, podem surgir distúrbios emocionais e até doenças. Aromaterapia e ioga, entre outras técnicas, auxiliam no restabelecimento da harmonia. "Os exercícios estimulam o fluxo do prana, a energia vital, entre esses centros energéticos, recarregando-os".
 Por isso, reservar alguns minutos para alongar o corpo garante, sim, vitalidade. 

Cada uma das posturas indicadas a seguir deve ser mantida por 30 segundos ou durante 30 a 40 respirações. Mas atenção: a posição não pode causar desconforto ou dor e a atenção precisa estar focada nos chakras.
 Conheça todos os chacras a seguir e veja como fortalecê-los. 






1º Chakra: básico (na base da coluna)- Localizado na altura dos órgãos genitais, corresponde aos instintos primários (comer, beber, dormir), ao amor-próprio e à concentração. "Por meio dele ganhamos vitalidade e segurança".Quando está enfraquecido, provoca baixa autoestima e medo. Em harmonia, ajuda a superar situações de estresse rapidamente. A cor dele é o vermelho.

Como harmonizá-lo
Mentalize uma luz vermelha sobre o osso sacro, no quadril, por 15 minutos.
Dilua oito gotas de óleo essencial de mirra ou cedro em 30 ml de óleo de amêndoas e faça uma massagem na região para acalmá-la. Para estimular o chakra, use óleo essencial de alecrim.

Postura da cabeça no joelho
Sente-se no chão com as pernas esticadas e a coluna reta. Dobre a perna direita, encostando a sola do pé na parte interna da coxa esquerda, próximo à virilha. Depois leve as mãos em direção aos pés e tente tocá-los. Repita o movimento do outro lado.




2º Chacra: umbilical (na parte baixa da barriga) - Três dedos abaixo do umbigo está o centro que gerencia a energia sexual, a digestão, as emoções, a criatividade e a vontade de ultrapassar obstáculos. Em desequilíbrio, pode provocar depressão, dores lombares e o sentimento de solidão e de rejeição. Se for muito estimulado, acaba deixando a sexualidade em evidência. A cor relacionada a este ponto é o laranja.

Como harmonizá-lo
Imagine uma luz num tom laranja intenso em cima do chacra umbilical entre dez e 20 minutos. 
Uma massagem suave nessa região com óleo essencial de alecrim, rosa ou gerânio diluído em álcool de cereais ajuda a ativá-la. Já o óleo de olíbano vai acalmá-la. Experimente seguir o ritual sempre que sentir necessidade. 

Postura do arco
Deite-se no chão com a barriga voltada para baixo. Em seguida, dobre as pernas, leve os braços para trás e segure o peito dos pés, formando um arco com a coluna. 




3º Chacra: do plexo solar (na altura do estômago) - Relacionado ao pâncreas, ao fígado e ao estômago, este chakra fica localizado na altura do umbigo e é um dos nossos centros mais importantes. Representa a sabedoria e é responsável pelo poder, pela determinação, pela liberdade e pelo intelecto. Desvitalizado, provoca submissão e baixa autoestima. Superativado, estimula o egocentrismo. A cor ligada a ele é o amarelo.

Como harmonizá-lo
Visualize uma luz amarela envolvendo a região da cintura por cerca de 15 minutos. 
Espalhe três gotas de óleo essencial de lavanda ou gerânio diluído em óleo de amêndoas na região do umbigo para acalmar o ponto. Reavive-o com óleo de patchuli ou de bergamota.

Postura inteira do barco
Sente-se, dobre o joelho na altura do peito e incline a coluna levemente para trás. Vá esticando as pernas devagar, de modo que as coxas formem um ângulo de 50 graus com o chão. Estique os braços paralelamente ao solo. 





4º Chacra: Cardíaco (no centro do peito) - A essência de cada ser humano e a capacidade de perdoar são governadas por este ponto. Ele promove a compaixão, a tolerância e a paz. No plano físico, relaciona-se ao coração e ao sistema circulatório. Quando está enfraquecido, a pessoa se fecha para o amor; ativado demais, busca amor a todo custo. As cores são o verde e o rosa.

Como harmonizá-lo
Foque uma luz verde sobre o peito e concentre-se neste chacra por dez minutos. Se precisar afastar a energia negativa, liberar as mágoas, aliviar a angústia e a sensação de tristeza e de melancolia, mentalize uma luz num tom de rosa vibrante. 
Os óleos essenciais de benjoim, rosa, melissa e néroli são perfeitos para acalmar este centro energético. Já os de pino, menta e eucalipto têm o poder de ativá-lo.

Postura da vaca
Dobre a perna esquerda para trás e sente-se sobre o pé. Dobre a direita por cima e mantenha os dois pés bem apoiados no chão. O braço direito fica nas costas, virado para cima, e o esquerdo dobrado atrás da cabeça, até que a mão toque as costas. 




5º Chacra: laríngeo (na garganta) - É o ponto que nos ajuda a verbalizar os nossos sentimentos e ideias. Ele zela pelo funcionamento da tireoide e dos pulmões. Enfraquecido, provoca dificuldade de expressão; se muito ativado, a pessoa não coloca as suas vontades em prática. Azul-celeste é a cor dele. 

Como harmonizá-lo
Imagine uma luz azul-celeste entre os mamilos por dez minutos. 
Gotas de bergamota, limão e manjericão na área do chacra laríngeo ajudam a ativá-lo. Para tranquilizá-lo, opte por vetiver ou lavanda. 

Postura do peixe
Deitada no chão com a barriga para cima, as pernas esticadas e os braços ao longo do corpo, apoie os cotovelos no solo e projete a coluna para cima, formando um arco. Encoste o topo da cabeça no chão. 





6º Chacra: frontal (no meio das sobrancelhas) - Este centro responde pela concentração, intuição e consciência espiritual. Quando funciona bem, deixa o cérebro e a visão trabalhando a pleno vapor. Se estiver desvitalizado, estimula a confusão mental, a memória fraca e a distração. Muito ativado, gera rigidez mental e arrogância. A cor dele é o azul-anil.

Como harmonizá-lo
Visualize uma luz azul sobre o chacra por cerca de 15 minutos.
Três gotas de óleo essencial de gerânio ou langue-langue animam este ponto. Tangerina o tranquiliza. 

Postura de lótus 
Dobre o joelho direito e ponha o pé na coxa esquerda. Faça o mesmo com a perna esquerda e deixe os calcanhares perto do umbigo. As mãos ficam no joelho, com a palma para cima. 





7º Chacra: coronário (no topo da cabeça) - A missão dele é promover a inspiração e a ligação com o divino. Cheio de energia, desperta a consciência e regula o cérebro e a glândula pineal. Em desequilíbrio, deixa as pessoas sem rumo. As cores são o branco e o violeta. 

Como harmonizá-lo
Imagine uma coroa branca em cima da cabeça. Respire calmamente por cerca de dez minutos. 
Massageie o topo da cabeça com óleo de cedro ou patchuli diluído em álcool de cereais. Para estimulá-lo, use vetiver ou pimenta-negra.

Postura de alongamento com os pés afastados
De pé, afaste as pernas e mantenha os pés paralelos. Ponha as mãos na cintura e inspire. Na expiração, desça o tronco e tente colocar as mãos e a cabeça no chão. 



Obs: Caso não disponha de todos esses Óleos Essenciais, não há problema, faça as posturas conforme as figuras e estará equilibrando da mesma forma!


Namastê....