quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Sistema Imune:Quando o corpo se auto ataca


Quando se pensa no trato gastrointestinal, pensa-se em digestão e absorção de nutrientes e eletrólitos. Contudo, em um olhar mais atento, verifica-se que ele tem uma função importantíssima de funcionar como barreira e controlar o tráfego de moléculas entre o meio ambiente e o interior do indivíduo.

Em toda a sua extensão existem células de defesa e outras com funções neurológicas e hormonais. Essa verdadeira “muralha” intestinal  controla o equilíbrio entre tolerância e imunidade para moléculas que não são próprias do nosso organismo.

Quando a barreira é rompida, o tráfego de macromoléculas é desregulado permitindo a sua entrada para dentro do corpo. Elas ativam o sistema imune de defesa que fabrica anticorpos contra elas. Por uma desregulação do sistema de defesa em indivíduos geneticamente susceptíveis pode ocorrer a agressão desses anticorpos aos tecidos do corpo (auto anticorpos) e desencadear o aparecimento de doenças autoimunes.

A Teoria atual das doenças autoimunes envolve:

-Predisposição genética
-Desregulação do sistema de defesa
-Exposições a gatilhos ambientais(alimentos,estresse mental, químicos,etc)
-Perda da função de barreira intestinal com passagem de macromoléculas.

Essa nova teoria sugere que há uma interação entre os genes e o meio ambiente e que as doenças autoimunes podem ser contidas se os gatilhos puderem ser bloqueados, pela recuperação da função de barreira intestinal junto com o tratamento da inflamação.

As doenças autoimunes afetam de 5-8% da população americana ficando atrás somente das doenças cardiovasculares e do câncer.
Elas podem afetar praticamente qualquer parte do corpo.

Tabela: Algumas doenças autoimunes




Todas as doenças autoimunes estão conectadas por um processo bioquímico central: uma resposta imune fora de controle levando a inflamação sistêmica que resulta em ataques aos nossos próprios tecidos em qualquer lugar do corpo.

O sistema imune se constitui na nossa defesa contra o inimigo e consegue distinguir , quando saudável, entre o que é próprio do organismo e o que não faz parte dele. Quando o nosso corpo está lutando contra algo- uma infecção, uma toxina, um alérgeno, um alimento ou pelo estresse e fica confuso, ele passa a redirecionar o seu ataque hostil contra nossas articulações, cérebro, tireóide, intestino, pele, vasos ou até mesmo contra todos os tecidos do corpo.

É o que chamamos de Autoimunidade.

O equiíibrio entre imunidade e tolerância é essencial para a saúde intestinal; respostas imunes inadequadas podem resultar em doenças inflamatórias.

INFLAMAÇÃO

A inflamação aparece em quase todas as doenças crônicas conhecidas- doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, obesidade, depressão, autismo, demência além de alergias, asma, artrites e doenças autoimunes. Suprimir a inflamação com medicações sem procurar a(s) causa(s) que a gerou não é suficiente para deter a progressão dessas doenças.

Dentre as causas reais desses processos inflamatórios podemos incluir: alérgenos (alimentares, ambientais), dieta pró-inflamatória, estresse mental, toxinas ambientais e infecções dentre outras.

Se você quer esfriar a inflamação no corpo, deve-se procurar a sua origem. Em vez de combater a fumaça com medicações antiinflamatórias e imunossupressoras, devemos combater o fogo ( a origem).

A Medicina Funcional é uma forma diferente de pensar sobre as doenças e fornece um  mapa para tentarmos identificar onde o “fogo” está sendo gerado.

Os tratamentos convencionais tais como as drogas antiinflamatórias e imunossupressoras podem até ajudar inicialmente mas, a longo prazo não impedem a progressão da doença e podem acarretar sérios efeitos colaterais.

Devemos estabelecer uma ponte entre esfriar a inflamação enquanto tratamos a raiz da doença.

ALGUNS PASSOS TERAPEUTICOS

O diagrama abaixo nos mostra alguns passos importantes no auxílio aos pacientes com doenças autoimunes.








Para atingirmos bons resultados no tratamento, utilizo no Espaço Zen Terapias a Acupuntura sistêmica (com agulhas), auricular (com sementes) e a Cromoterapia e Aromaterapia,  para controle do estresse mental.

Para combate ao estresse oxidativo, à inflamação, para o  restabelecimento da função de barreira do intestino é interessante consultar um Profissional da área de Nutrição para desenvolver um plano alimentar individualizado com plantas medicinais (Fitoterapia) associados a suplementos alimentares tais como vitaminas, minerais, ômega 3 dentre outros.


Acupuntura para tratamento de rugas de expressão

A face revela como viveu uma pessoa.




A cosmética chinesa parte do raciocínio de que a beleza exterior depende da saúde e da harmonia interior. Por isso, os tratamentos locais são combinados a um tratamento interno para corrigir os desequilíbrios e retardar o envelhecimento —  a sua abordagem é mais preventiva que curativa. A Acupuntura estética é uma técnica muito simples que ajuda a atenuar as rugas decorrentes das expressões faciais que repetimos no nosso dia-a-dia.

O programa de desgaste natural do corpo humano, o envelhecimento intrínseco, ocorre em todo o organismo, seja no desgaste de órgãos internos, seja na pele, onde esse processo é facilmente reconhecível.

Mas o que acontece na nossa pele quando envelhecemos?

a derme e a hipoderme  diminuem de espessura, com perda de volume notório;
a produção de colágeno e de elastina diminuem e a flacidez aumenta;
o número de melanócitos se reduz e o restante dessas células, tentando compensar o trabalho das que se foram, exageram na síntese de pigmentos – criam  novas manchas e pioram a aparência das já existentes;
o sistema de defesa também já não age com a mesma desenvoltura do passado, aumentando a fragilidade dos tecidos.
O envelhecimento intrínseco pode não obedecer ao calendário inicial registrado nos genes. As agressões diárias, especialmente aquelas provocadas por hábitos pouco saudáveis, são capazes de antecipar a data de alguns eventos, é o que chamamos de envelhecimento extrínseco.

A pele é um tecido constantemente submetida a agressões internas e externas.

As agressões internas são oriundas do mau funcionamento dos órgãos e das vísceras – Zang-Fu (lembrando também a parte emocional relacionada a cada um deles, o que na Medicina Chinesa é indissociável), e as agressões externas ocasionadas pelos excessos alimentares, uso de bebidas alcoólicas e do tabaco, e principalmente pela exposição ao sol.

Como a acupuntura pode auxiliar no tratamento das rugas de expressão?

Embaixo da pele do rosto, existe uma série de pequenos músculos responsáveis pela mímica facial. Cada músculo desse tem o(s) seu(s) antagonista(s) (ou seja, o músculo que se opõe ao seu movimento). Com o passar do tempo, alguns desses músculos encontram-se mais tensos ou mais relaxados, o que vai gerando “dobras na pele” – as rugas. Ao aplicarmos agulhas nos pontos de comando desses músculos, conseguimos relaxá-los ou tonifica-los, propiciando a harmonia muscular e impedindo o predomínio de um músculo sobre outro.

Em média, a técnica surte efeito em 12 sessões, mas já na primeira sessão é possível constatar os efeitos imediatos.

Quais  são esses efeitos?

Estímulo da microcirculação do rosto, aumentando o brilho e a beleza da pele
Tonificação do seu alicerce muscular, atenuando as rugas.