segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

O Poder Energético do Banho de Mar

Para recarregar as energias e começar o ano, de fato, revigorado e com o coração mais leve, é preciso deixar para trás aquilo que não cabe mais em sua vida, de amarguras a ressentimentos ou frustrações. Mas como será mesmo que se faz isso?


As tradições espirituais também falam de processo de purificação. Budistas e hinduístas apostam na meditação e em práticas que limpem os quatro corpos (físico, emocional, mental e espiritual). Os católicos têm um sacramento especial dedicado a isso: a confissão. E numa corrente mística do judaísmo, a Cabala, podemos encontrar também muitos ensinamentos interessantes.

Para os cabalistas, durante a vida acumulamos ao nosso redor cascas energéticas chamadas de klipoth. Elas nos impedem de receber plenamente a luz divina e nos estimulam a padrões repetitivos, angústias, pessimismo, comportamentos obsessivos e compulsivos. E o que se faz para dissolvê-las? Emprega-se a mente (que, segundo a Cabala, une as consciências do corpo físico, energético, emocional e espiritual) com a ajuda de um elemento surpreendente: a água. "Para nós, ela contém em si mesma a energia da compaixão. Ela não só limpa fisicamente como purifica, alivia e traz um bálsamo para a alma, pois é uma condutora de amor", diz o rabino cabalista Joseph Saltoun, que visita regularmente o Brasil para dar cursos e palestras. "A água tem a potencialidade de dissolver o julgamento, a rigidez, o rigor, a acusação", afirma. E o rabino faz questão de explicar a diferença entre o que é ser purificado e o que é ser limpo. "Um lugar pode estar inteiramente limpo, mas ser impuro, não sagrado. Quando a água é empregada com a intenção mental de tornar um local ou uma pessoa puros, ela não só limpa como também purifica. Limpar e purificar são duas coisas diferentes."

De acordo com a tradição cabalista, o banho de mar dissolve os klipoth, assim como as cachoeiras e os rios transparentes. "Quando se quer consagrar algum tempo para o processo de purificação interna, é bom escolher lugares onde há água limpa em abundância, para tomar banhos com a intenção de se purificar", diz ele. É preciso ingerir a água com a intenção de que ela purifique o corpo - até podemos imaginá-la em forma de luz e projetar esse pensamento num copo diante da nossa testa antes de bebê-la. "Mas, depois dessa desintoxicação física e energética, a pureza deve ser mantida com o pensamento e meditações", acrescenta.