sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Beleza em foco: Nutricosméticos!!






Trata-se de uma nova classe de produtos da categoria saúde e beleza, que incorporam ingredientes nutracêuticos em sistemas de liberação tópica, acrescidos da elegância, do sensorial e dos benefícios auxiliares dos cosméticos. Diferentes dos cosmecêuticos, que incorporam ativos farmacêuticos ou que tenham ação corretiva semelhante a farmacêuticos para aplicação tópica. Os nutricosméticos unem nutrição a saúde do corpo e da pele, amplificando a beleza interior por meio de vitaminas, aminoácidos, proteínas e ativos botânicos que oferecem benefícios antioxidantes.



Multinacionais como L’Oreal e Procter & Gamble já expadem seus negócios oferecendo suplementos dietéticos, ou “cosméticos orais”. São produtos inovadores comercializados especificamente por seus benefícios para a beleza e são sempre associados a tratamentos tópicos de alta performance. O primeiro suplemento nutricional para a pele mundial foi introduzido em 1991, o Imeedeen (Ferrosan), promete restaurar e nutrir a pele de dentro para fora com todos os ingredientes que auxiliam a reduzir os sinais visíveis do envelhecimento. Ele contém Biomarine Complex e o complexo antioxidante LycoPhence GS. Há também uma formulação mais nova que inclui ainda ativos para as necessidades específicas da pele de mulheres após a menopausa.




A vitamina E, a vitamina C, a coenzima Q, os carotenóides beta-caroteno e licopeno, os aminoácidos e seus análogos (principalmente L-arginina e s-adenosilmetionina), o ácido lipóico e os flavonóides, estão entre os nutracêuticos mais comumente utilizados e discutidos.
Vitamina E:
um potente antioxidante liposolúvel e amplamente disponível.
Vitamina C: o ácido ascórbico ou os seus sais, os ascorbatos, são os maiores antioxidantes de fase aquosa, que sequestram radicais peroxila antes que eles possam desencadear a peroxidação lipídica.
Coenzima Q: um suplemento alimentar ainda pouco popular em produtos cosméticos devido ao seu custo elevado.
Licopeno: o maior representante dos carotenóides tem maior potencial antioxidante que o beta-caroteno (e pode ser responsável por muitos dos efeitos cardiovasculares atribuídos a ele).
Flavonóides: antioxidantes polifenóis naturalmente presentes em vegetais, frutas, vinho tinto e chás, aos quais promove cor, textura e sabor. Os grupos mais importantes de flavonóides são antrocianinas, flavonols, flavonas, catequinas e flavanonas. Essas substâncias também atuam inibindo a peroxidação lipídica.
Arginina: exerce sua ação benéfica via metabolismo do óxido nítrico, um potente vasodilatador, por meio das óxido nítrico sintetases.



O cuidado que precisa ser tomado é aquele básico, para quem ingere qualquer medicamento: o uso deve ser feito sob orientação médica. "Isso porque algumas pessoas como gestantes, mulheres que estão amamentando, crianças e principalmente pacientes com alterações renais e hepáticas devem ser acompanhadas pelo médico prescritor".



Mas os nutricosméticos não oferecem maiores riscos à saúde. Se combinados a uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes e verduras e a cremes de uso tópico, proporcionam bons efeitos, principalmente em peles mais envelhecidas.



Consulte sempre seu Dermatologista e seu Nutricionista!!!!



Nenhum comentário: