terça-feira, 28 de agosto de 2012

Dicas de Feng Shui para seu Carro



O Feng Shui é uma Arte Chinesa de equilibrar e atrair Energias Positivas para nossa casa , mas também serve para o Carro!

Para fugir um pouco do estresse e ter equilíbrio e saúde espiritual coloque um terço no freio de mão.
Para atrair prosperidade – coloque folhas de louro e moedas no porta-luvas e não deixe objetos entulhados.
Para trazer criatividade – coloque objetos metálicos, nas cores prata, branco ou dourado, no porta-malas, nos vidros traseiros ou no banco de trás.
Para ativar a área profissional – coloque um crachá ou cartão de visita na porta do motorista. Um espelho também é uma ótima opção para obter sucesso no emprego.
Para atrair relacionamento – coloque objetos duplos, que lembrem casais, no lado direito do banco de trás.

Receitas caseiras, aprovadas pela ciência, que combatem azia, insônia e outras dores




As receitas de família contra dores, gripe e insônia estão em alta. A ciência investiga plantas e raízes para tirar delas os melhores benefícios para sua saúde. Guarde esta lista de cuidados caseiros e use quando precisar de alívio.

Por mais que as prateleiras da farmácia estejam forradas de medicamentos ultramodernos, os chás e as fórmulas caseiras resistem bravamente e até ganham status. Em cada 100 famílias no mundo, cerca de 80 recorrem às plantas medicinais in natura ou processadas para amenizar e aplacar sintomas, segundo registros da Organização Mundial da Saúde. O foco sobre os recursos naturais só cresce: no Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) já adota a fitoterapia, prática terapêutica que se baseia em ervas transformadas pela indústria. Cerca de 500 fitoterápicos estão autorizados para o consumo pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Além disso, o Ministério da Saúde – em parceria com serviços estaduais e municipais de saúde e institutos de pesquisa – levantou 71 espécies vegetais utilizadas pela população. Elas serão analisadas por cientistas que vão propor novas fórmulas medicinais. Os estudos devem apontar ainda os efeitos tóxicos, pois nem tudo é saudável; a natureza também cria venenos. Selecionamos aqui alguns cuidados tradicionais para quadros leves que começam a ser validados por trabalhos acadêmicos. Todos eles devem ser administrados com bom senso – e, se o mal-estar persistir ou se agravar, é preciso procurar um médico para avaliar as causas e indicar outro tratamento.

Cólica menstrual

A bolsa de água quente continua sendo uma ótima aliada contra as dores abdominais: o calor relaxa a musculatura. Antes de aplicá-la, o reumatologista e clínico geral Aderson Moreira da Rocha, que preside a Associação Brasileira de Ayurveda, recomenda um chá forte de capim-limão. No Projeto Farmácias Vivas da Universidade Federal do Ceará, a planta, também conhecida como capim-santo, é empregada com sucesso no alívio das cólicas menstruais. “Ela é um leve analgésico e ainda reduz a contração do útero”, explica o médico. Ponha 1 xícara (café) de folhas frescas ou secas picadas em 1 xícara (chá) de água fervente. Abafe por cerca de dez minutos e tome. Depois, deite-se e mantenha a bolsa por 20 minutos sobre a região pélvica, numa temperatura que não irrite a pele.

Gripe forte

O alho, reconhecido há séculos como poderoso anti-inflamatório, pode ter suas virtudes potencializadas pelo gengibre fresco, a canela e o mel, ensina Aderson Moreira da Rocha. Os efeitos analgésicos e anti-inflamatórios do gengibre foram demonstrados por uma equipe do Tzu Hui Institute of Technology, em Taiwan, na China. A canela é famosa como bactericida, assim como o mel. O valor terapêutico do nobre produto das abelhas foi reconhecido por um estudo do Centro Médico Acadêmico de Amsterdã, na Holanda. “Juntos, eles formam um antigripal poderosíssimo”, explica o reumatologista. A receita é para lá de simples: junte 1 xícara de água, 1 dente de alho bem amassado, 1 pedaço de gengibre do tamanho de um dedo polegar, sem casca, cortado em rodelas, e 1 pedaço de casca de canela também do tamanho de um polegar. Ferva tudo por cinco minutos e coe. Ao servir, adicione 1 colher (sobremesa) de mel de eucalipto – ele não deve ser aquecido, sob pena de perder seus poderes. A bebida, além de excelente remédio natural, é muito saborosa.

Febre

Banho morno ajuda a derrubar a temperatura, constatou um estudo do Instituto Materno-Infantil Professor Fernando Figueira, em Recife, que acompanhou 120 crianças com a idade média de 3 anos. Mas em adultos é melhor fazer compressas nas axilas, no tronco e também no abdome com uma mistura de uma parte de álcool para dez partes de água, orienta o clínico geral, geriatra e gerontólogo André Jaime, presidente do Departamento de Clínica Médica da Associação Paulista de Medicina. “O álcool evapora rapidamente e absorve calor, ajudando a baixar a temperatura”, diz. A medida pode ser adotada com tranquilidade em febres abaixo de 38 ºC ou nas mais altas até o antitérmico surtir efeito. Como a febre é uma reação do corpo a uma agressão, na maioria das vezes não basta combatê-la, é preciso tratar a causa. Então, se voltar a se sentir quente, avise o médico.

Insônia

Aquele leitinho morno que as avós nos davam antes de dormir na infância fica ainda melhor quando associado à noz-moscada. “Esse condimento é um sedativo leve; ajuda a conciliar o sono”, afirma Aderson Moreira. Ele ensina o modo de fazer: coloque 1 colher (café) rasa de noz-moscada em pó em 1 xícara de leite morno, misture e tome meia hora antes de deitar. Mas o consumo deve ser logo em seguida ao preparo. Outra receita que Aderson sugere resgatar: aromatizar o quarto com óleo essencial de lavanda uma hora antes de ir para a cama. Cientistas do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo demonstraram o efeito relaxante da substância em ratos de laboratório. Dilua três ou quatro gotas em água, ponha num aromatizador e deixe por alguns minutos. “É ótimo para aliviar a ansiedade e levar a um sono tranquilo”, garante o médico.

Garganta inflamada

O gargarejo com água morna e sal continua bem cotado, já que é um bom antisséptico e remove secreções. A temperatura da água também ajuda a relaxar a área, mas, para não errar na salmoura, André Jaime prefere recomendar soro fisiológico à temperatura ambiente. “Ele já apresenta uma concentração de sal que não irrita a mucosa da faringe”, explica.

Azia

Aposte no chá de uma das mais antigas plantas medicinais: a hortelã. Bastante estudada atualmente, ela tem efeito anestésico leve, relaxa a musculatura intestinal, torna mais fluida a secreção de bile, combate problemas da vesícula biliar, facilita a digestão e ainda interrompe crises de vômito, lista o clínico geral e estudioso de medicina chinesa Alex Botsaris no livro Fórmulas Mágicas (Nova Era). Faça uma infusão: coloque de 3 a 6 gramas de folhas em água fervente, abafe de cinco a dez minutos e beba ainda morno.

Contusão

Gelo é imbatível nas primeiras 48 horas após o trauma. “A temperatura baixa estimula a contração dos vasos sanguíneos, o que reduz a quantidade de sangue no local e possíveis inchaços”, diz André Jaime. Use bolsa térmica ou pedras de gelo envoltas em uma toalha para evitar que elas queimem a pele. Também ajuda passar arnica, em especial se houver hematomas (marcas roxas). Sua eficiência foi confirmada por uma pesquisa da Universidade Federal do Paraná. Ela acelera a cicatrização. Se não tiver a pomada da erva, encontrada em muitas farmácias, faça compressa: coloque 30 gramas de folha de arnica picada em meio litro de água fervente. Abafe, espere esfriar e aplique-a, morna, de três a quatro vezes por dia no local da contusão.

Diarreia

Além de uma dieta pobre em fibras (nenhum vegetal cru, legumes só batidos e peneirados, purê de batata sem leite, arroz branco empapado, carne magra moída e frango desfiado), o tratamento caseiro pode incluir água de coco ou soro de farmácia para reidratar. Outra indicação de Aderson Moreira é o chá com broto de goiaba, encontrado em lojas de produtos naturais. Corte seis brotinhos – que aparecem antes de nascer a flor – em pedaços pequenos, coloque em 1 xícara de água fervente, abafe e coe. Tome meia xícara em intervalos curtos enquanto persistir a diarreia.

Dores

Provocadas por processos degenerativos e inflamatórios das articulações (o popular reumatismo), as dores podem ser aliviadas por meio de calor. Os reumatologistas orientam, antes de aquecer, massagear o local com esta mistura caseira: 2 gotas de óleo essencial de cravo, 2 gotas de óleo essencial de canela, 2 gotas de cânfora e meia xícara de óleo de gergelim. O primeiro é conhecido pelo poder anestésico, tanto que ameniza temporariamente a dor de dente. A canela também exibe propriedades analgésicas, e os efeitos anti-inflamatórios da cânfora foram recentemente atestados em um estudo de laboratório conduzido no Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina da Cheju National University, na Coreia do Sul. Aí, sim, aplique calor seco (compressa com pano aquecido no ferro de passar) ou úmido (bolsa de água quente) por cerca de 20 minutos.

Irritações na pele

Nas crianças pequenas, a área da fralda descartável pode ficar sujeita a inflamações e assaduras, em especial quando o tempo esquenta. O desconforto é enorme. A dermatologista Márcia Pontes, do Rio de Janeiro, aconselha, em primeiro lugar, a mudar a marca do produto, aumentar o número de trocas ou deixar o pequeno sem fralda por algumas horas. “Limpe o local com algodão embebido em óleo mineral – para remover os resíduos de fezes –, água morna e sabão de glicerina. Depois, faça compressas com água boricada a 2%, de cinco a dez minutos, duas vezes ao dia.”

É possível voltar a ter barriga, mesmo após uma lipoaspiração?



A lipoaspiração é uma técnica que retira boa parte das células gordurosas da região operada, mas não é milagrosa. Como a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica recomenda que não se retire mais do que 7% do peso total da paciente quando a cirurgia é realizada, parte das células de gordura acaba sendo mantida no local.

Portanto, de acordo com especialistas ouvidos pela revista CLAUDIA, ao engordar mais de 10 quilos, as células que permaneceram podem encher novamente. Nesse caso, há alteração nos contornos e aparecimento de depressões onde foi feita a lipo.

Isso significa que o corpo pode até não voltar completamente ao que era no período pré-cirurgia, mas ele pode deixar de ser fininho e bonito. Além disso, outras partes, como braços e quadris, acabam acumulando em maior quantidade a nova gordura, “já que o organismo não cria novas células de gordura após a adolescência e acaba transferindo para as existentes os novos consumos”, explica Carlos Alberto Komatsu, presidente regional paulista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, em entrevista à BOA FORMA.

Sendo assim, para manter o resultado é de extrema necessidade controlar a alimentação , praticar atividade física e se cuidar tanto no aspecto físico quanto mental!

Repelente de insetos natural



Esse repelente natural é simples de fazer e não causa damos à saúde!
Vejam como é fácil de fazer.
Uma casca de laranja comum que contém vários elementos como o ácido cítrico que é usado na conservação de alimentos e também para afastar mosquitos.
Além de afastar mesmo a maioria dos mosquitos e pernilongos, é um suave aroma de laranja no ambiente e a certeza de que você não está colocando nenhum componente químico artificial no ar de sua casa. E ainda trabalha a ansiedade!!!!!!!
É só pegar um aparelho eletrico, usar seu refil velho e gasto como molde e fazer um novo usando uma casca de laranja!
Pode ser usado em quartos de bebês!!!!!!! aliás é bem melhor do que o convencional, pois não faz mal!!!

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A doença na visão espiritualista



Algumas doenças podem ser provenientes de vidas passadas, de acordo com a visão espiritualista, pois a alma está diretamente ligada a um segundo corpo, um veículo energético da psique humana que sobrevive após a morte física, renascendo num outro corpo físico. Mas nem sempre indicam a repressão de alguma dor emocional de uma vida anterior. Podem ser a necessidade do "Eu Superior" para se manifestar e assim alertar o indivíduo de que ele está conduzindo sua missão de maneira errada.

A doença é uma maneira de voltar-se ao rumo certo, quando saímos da nossa trajetória. Por isso, não deve ser vista como inimiga, pois todo problema tem uma solução e toda doença tem uma cura. Ela também pode ser um caminho para desenvolver potenciais criativos, pois para cada um de nós está reservada a tarefa de evoluir. Se você não está bem, isto pode indicar que está tomando decisões erradas; não podemos esquecer que o homem tem o livre-arbítrio, ou seja, ele é responsável por todas as suas ações.

Curar-se significa reconciliar-se com Deus e uma enfermidade não pode ser vista como um infortúnio, mas uma dádiva. Jesus, o Salvador, não evitou o sofrimento, pelo contrário; Ele compreendeu a sua missão e assim transformou o mundo.

Quando ficamos doentes, demoramos para entender que a doença é de certo modo uma "prova" para aprendermos à religare com Deus.

Nesta ocasião, usamos imediatamente a palavra "sacrifício", depois de saber a maratona de exames e visitas periódicas ao médico; mas essa palavra expressa "renunciar, abandonar ou perder algo", e no sentido literal significa "tornar sacro". Às vezes, se faz necessária a renúncia, para conhecermos a nossa verdadeira missão. Como podemos confortar os necessitados se nunca passamos por uma situação semelhante? Aprendemos com o sofrimento para adentrar ao portal da paz, que é sobremaneira estreito e ninguém pode atravessá-lo senão nós mesmos. Sempre expliquei em minhas palestras que a doença faz parte de um processo evolutivo; é a vida acontecendo! Portanto, não desista da cura e da vitória; persista. Tenha plena certeza de que os anjos estarão ao seu lado, confortando-o nos momentos difíceis!

Para melhorar os sintomas destas doenças, que tal começar mudando o comportamento em relação à vida e com os que convivem?

Algumas enfermidades podem estar relacionadas às dificuldades que você pode estar passando. Veja alguns exemplos:

Bexiga/rins: é exatamente no chackra (ponto energético) supra-renal que as mágoas se acumulam. Não é por acaso que, em uma situação de separação, os envolvidos desenvolvam alguma doença relacionada aos rins.

Boca: a boca e os dentes representam a família. Se você é o esteio dela, o responsável por tomar as decisões, é alguém propenso a ter problemas nesta parte do corpo.

Coluna: quem tem problemas na coluna geralmente gosta de fazer tudo sozinho para depois reclamar que ninguém "deu uma mãozinha".

Estômago: este tipo de enfermidade quase sempre se manifesta em uma pessoa que guarda para si as dificuldades. Na maioria das vezes, é introvertida, mas que demonstra uma "falsa" calma e tranquilidade.

Fígado: aparece em alguém que costuma acumular a raiva dentro de si. Procure liberar este sentimento e não guarde rancor de ninguém.

Laringe e garganta: sintomas que podem aparecer nesta região, geralmente atingem uma pessoa muito teimosa. É importante também liberar a sua criatividade. Fale, exponha suas ideias, mesmo correndo o risco de elas não serem aceitas.

Ossos: se você sente dores nos ossos, significa que é muito crítico com aqueles que o rodeiam, sejam estes amigos, familiares, colegas de trabalho etc. Não persista em algo muito complicado para não trazer mais problemas com os ossos de seu corpo.

Pâncreas: onde é produzida a insulina (sucos digestivo), ou seja, é agressivo e de natureza yang. Sua redução leva aos sintomas da diabete. Aqui simboliza a dificuldade em aceitar e entregar-se ao amor.

Pulmão: quem faz tudo correndo e várias coisas ao mesmo tempo, muitas vezes, acaba por não terminar nenhuma de suas tarefas. Em alguns casos, pode indicar o sentimento de "troca" refletindo desde um simples resfriado a um problema de asma ou bronquite. É comum ao nascer o segundo filho que o primeiro apresente alguma enfermidade nos pulmões.

Seios: os seios representam o símbolo máximo da mulher e, por extensão, a maternidade. Refletem a necessidade da ternura e proteção. Quem tem problemas nos seios indica que é extremamente protetora da família (especialmente dos filhos) e dos amigos.

Significado dos dedos das mão segundo Lenda Chinesa



Você sabe por que o anel de compromisso é usado no quarto dedo?
Existe uma lenda chinesa que pode explicá-lo de maneira bonita e muito convincente….
Os polegares representam os pais.
Os indicadores representam seus irmãos e amigos.
O dedo médio representa você mesmo.
O dedo anular (quarto dedo) representa o seu esposo/a.
O dedo mindinho representa os filhos.

Agora, primerio junte as suas mãos, palma com palma, depois una os dedos médios de forma que fiquem os nós com os nós e voltados para dentro das mãos… depois encoste as pontas dos dedos restantes…

Assim você terá os polegares, os indicadores, os anulares e os mindinhos encostados pelas pontas, e os médios voltados para dentro. (como na foto)

Agora tente separar de forma paralela os polegares (representam os pais).

Você perceberá que se abrem, porque seus pais não estão destinados a viver com você até o dia de sua morte.Una-os de novo.

Agora tente separar da mesma maneira os dedos indicadores (representam os seus irmãos e amigos), você perceberá que também se abrem porque eles se vão, e têm destinos diferentes, como casar-se e ter filhos.

Tente agora separar da mesma forma os dedos mindinhos (representam os seus filhos).

Estes também se abrem porque os seus filhos crescem e quando já não precisem de você, se vão. Una-os de novo.

Finalmente, trate de separar os seus dedos anulares (o quarto dedo que representa o seu companheiro/a) e você se surpreenderá ao ver que simplesmente não consegue separá-los. Isso acontece porque um casal está destinado a permanecer unido até o último dia de sua vida. E é por isso que o anel é usado neste dedo.

Atitude Positiva: Descubra o que é preciso saber para ter a mente quieta, o coração tranquilo e o corpo são!



Quer trazer mais equilíbrio e harmonia para sua vida? As atitudes a seguir ajudam a manter a vitalidade na medida certa. Confira:

Respire bem


A respiração é a forma de sentir os outros, a vida e o ambiente. Fisiologicamente, ela tem três momentos: inspiração, expiração e pausa, que quase não é percebida. A primeira estimula o organismo e a segunda expulsa as toxinas. A última etapa, que ocorre no pequeno espaço de tempo entre a expiração e a inspiração, é essencial para nós. "Essa parada é o que nos mantém vivos". Yoga, pilates, Tai chi chuan e meditação ajudam na respiração equilibrada.

Mexa o corpo


Você subiu um lance de escadas e ao chegar lá em cima achou que o coração ia sair pela boca ou se sentiu levemente cansada? Se optou pela primeira opção, fique atenta. Seu condicionamento físico está lá embaixo e seu nível energético idem. Um bom jeito de sair desse estado "devagar quase parando" é praticar exercícios. "Mexer o corpo traz benefícios em todos os aspectos"!
"Tonifica os músculos, protege a saúde e, acima de tudo, dá mais disposição e energia."
Porém, um dos segredos para usufruir seus benefícios é procurar uma atividade que você realmente goste. Pode ser vôlei, boxe, basquete, handebol, futebol, tênis, dança, caminhada, corrida, Yoga, pilates, natação... A prática tem que ser prazerosa e sem dor, e não uma pedra no caminho. Do contrário, você desiste logo na primeira semana.

Alimente o cérebro


Hoje já está mais do que comprovado que o cérebro emana ondas de energia positiva para o resto do corpo quando fazemos uma pausa para ler um livro, ir ao cinema, à praia ou simplesmente não fazer nada. O mesmo princípio vale para os pensamentos alto-astral. "Se você é uma pessoa alegre, risonha e bem-humorada, envia para o seu cérebro uma mensagem de felicidade".
"Em contrapartida, ele banha você com a mesma energia".
Curtir a vida e seus pequenos prazeres não é privilégio, é fundamental. Enquanto isso não acontece, siga as dicas abaixo:

1. Escreva em um papel ou repita para você mesma três coisas boas que aconteceram no seu dia. Faça isso de segunda a sexta! "Um estudo feito com pessoas deprimidas, que aplicou esse método, chegou à conclusão de que elas ficam mais positivas e bem-humoradas após algumas semanas".

2. Quando você estiver em crise com você mesma, procure algo que a acalme e dá prazer. Se você sabe que fica tranquila na praia, vá até lá. Caso não seja possível, imagine que você está lá ou coloque no seu protetor de tela do computador ou celular uma foto do mar. Pode ser também um cheiro. Se for a lavanda que deixa você purificada, então tenha sempre uma almofadinha para cheirar com a fragrância.

Faça massagem


Massagear o corpo é uma delícia. Pressões e deslizamentos acabam com a tensão e põem a energia para circular. Conheça as campeãs do Espaço Zen: Shiatsu, Reflexologia Podal e Massagem Relaxante.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

A importância de comer de 3 em 3 horas, respeitando os ciclos gástricos!





Esse é talvez o fundamento mais importante a ser entendido: A distribuição correta dos ciclos gástricos. Chamamos de ciclo gástrico o processo desde a ingestão e absorção dos nutrientes bem como de aproveitamento de energia. Cada ciclo gástrico é uma “requisição” por parte do organismo de energia e nutrientes para manter o sistema em correto funcionamento e acontece dependendo do organismo de cada 2 horas a no máximo 4 horas. Isso quer dizer que um Ser Humano passa por 4 a 6 ciclos gástricos diariamente, exatamente como um recém nascido, que deve ser amamentado por sua mãe dentro destes mesmos períodos de tempo (mais um indício natural da regularidade dos ciclos).
O tempo em que os alimentos não aproveitados permanecem no intestino não tem ligação direta com a duração dos ciclos gástricos pois em situação normal, ou seja, se nos alimentássemos corretamente, não ingeriríamos os alimentos que ficam um longo período no intestino, então teríamos um fluxo de funcionamento intestinal bem mais ativo.
Inclusive a maior pesquisa já relacionada ao assunto aponta a ligação direta entre o tempo de permanência das fezes no intestino com a quantidade de doenças e males que sobrecarrega e aflige esse organismo. (Quanto maior o tempo e a retenção do trânsito fecal, maior o índice de aparecimento de distúrbios, males e doenças.)
Foi a revolução industrial e a padronização dos horários de trabalho que fizeram com que se fixassem horários para as refeições, mas até então era comum respeitar os ciclos naturais de fome do organismo. Antes de 1960, quando a maioria das pessoas trabalhavam em casa (costureiras, cozinheiras, pequenas oficinas, artesãos, manufaturas, etc) , em suas propriedades (agricultura, pecuária) ou até mesmo em armazéns ou vendas, o que acontecia é que não se distanciavam muito de onde eram guardados os alimentos, então, quando a fome avisava essas pessoas não tinham grandes outros compromissos ou obrigações que não os permitissem pegar algo para se alimentar. Dessa forma, não acumulavam tanta fome que os fizesse extrapolar em outros horários.
Devemos considerar que apesar de termos um estilo de vida completamente diferente de nossos ancestrais, ainda mantemos exatamente as mesmas características fisiológicas, ou seja, o sistema de funcionamento ainda é o mesmo. E aí nos cabe analisar que apesar do organismo humano lentamente mudar sua morfologia (forma) ao decorrer das gerações para adaptar-se ao advento da era moderna, (bebês nascendo com menos dentes e alguns sem o apêndice, tendência a diminuir os pelos do corpo, etc.), a nossa fisiologia (sistema de funcionamento do metabolismo e dos órgãos internos) continua a mesma de milhares de anos atrás. Aliás, fisiologia essa compartilhada não só pelo Homo Sapiens, mas por outros mamíferos também. E é por este mesmo motivo é que podemos estudar os efeitos de drogas e remédios em chipanzés e ratos para tentar determinar os efeitos sobre o metabolismo e sobre a fisiologia humana com altos índices de sucesso.
Desequilíbrios gerados pelo não respeito aos ciclos gástricos & Alguns motivos para não deixar de se alimentar pela manhã:

A)- Falta de fome e indisposição ao acordar:
Quando os primeiros ciclos do dia não são respeitados, principalmente a alimentação pela manhã, (quando a pessoa não toma café da manha), e também não respeita os ciclos intermediários (não come nada do almoço até o jantar, por exemplo), é comum o corpo querer “resgatar” e “cobrar” essa energia no período da noite (quando as pessoas comem mais), o que não deveria acontecer, pois é no período noturno (durante o sono) que acontecem os processos que revigoram e rejuvenescem o nosso físico. Quando a pessoa não respeita os ciclos diurnos e acaba por compensar comendo mais a noite ela acaba por atrapalhar esse processo revigorativo do corpo, pois o sistema passa a noite inteira ocupado em digerir o excesso noturno, não sobrando energia para que os processos de revitalização aconteçam, e, desta forma, a pessoa acorda cansada e sem fome no outro dia. É muito comum ouvirmos as pessoas dizerem que não tomam café da manha por não terem fome. Isso não é normal e indica um desvio do padrão fisiológico natural do corpo humano. No ato da reeducação alimentar verdadeira, o profissional deve alertar ao paciente/cliente que este encontra-se em desequilibro e que a alimentação pela manhã não é uma questão de opção, mas sim de necessidade, e é normal as pessoas demorarem algum tempo (semanas) para se adaptarem à alimentação matinal, e quando isso acontecer, terão fome pela manhã e não terão tanta fome nos períodos noturnos, já que respeitaram corretamente a distribuição dos ciclos desde o inicio do ciclo.

B)- Alterações na composição corporal / Perda de massa magra e acumulo de gordura
Quando a pessoa não respeita os primeiros ciclos do dia (café da manhã), geralmente sua primeira refeição acaba sendo o almoço, e nesta hora, é normal a pessoa pensar “já que eu não comi nada pela manhã, posso ter um almoço mais reforçado”. Isso em si só já é um pensamento totalmente errôneo, pois não se pode ignorar um ciclo e compensar no outro, pois a cada intervalo regular (como já mencionado acima) o corpo necessita de uma fração pertinente de energia/nutrientes (já mencionado e exemplificado acima). Analisando mais de perto a situação e aprofundando ainda um pouco mais, devemos ter em mente que as 6 a 8 horas que ficamos dormindo já são suficientes para “depletar” (esgotar) todo a nossa reserva de energia para a correta recuperação e reparação do corpo no período do sono, então, ao levantarmos, se faz necessária a ingestão de energia/nutrientes não só para iniciar um novo dia, mas para principalmente repor a energia gasta durante o período noturno. Quando isso não acontece e o organismo não encontra nenhuma energia/nutriente disponível no sistema digestivo, acaba por mobilizar as próprias reservas do organismo, reservas essas de aminoácidos através da gliconeogênese( conversão de músculos em energia), situação essa denominada catabolismo muscular (perda de massa magra). Então, essa mesma pessoa, ao enganosamente achar que deve comer mais no almoço, desconhecendo o fato que o corpo trabalha um ciclo por vez e que o que foi perdido foi perdido, compensa a situação ingerindo uma quantidade muito maior de alimento e calorias que o corpo consegue assimilar, gerando assim uma tendência para que todo esse excedente seja armazenado dentro dos adipócitos (células de gordura). Dessa forma dentro de um mesmo dia a pessoa consegue perder massa muscular e acumular gordura. E muitas vezes isso não é observado, já que o que está havendo é uma “troca”. Sai o tecido muscular que é rijo e acumulam-se líquidos e gorduras que são flácidos e sem tônus.
Geralmente as pessoas não se dão conta deste processo pois fazem seu controle apenas pelo peso corporal, que muitas vezes não é alterado neste processo de troca, pois o que se observa não são as diferenças na balança mas a falta generalizada de tônus (rigidez) no corpo inteiro, fazendo com que o corpo perca sustentação e alem do sistema esquelético (coluna, joelhos) sofrer uma sobrecarga, também as vísceras abdominais se projetam para a frente (pitose abdominal/ barriga “dura”) pela perda da pressão intraabdominal exercida pelos músculos que continham as vísceras mas que perderam o tônus.


C) Sono e vontade de doces após as refeições
Ainda levando em consideração a situação anterior (quando o indivíduo não se alimenta pela manhã), podemos gerar ainda outras situações que refletem diretamente o desequilibro dos ciclos gástricos. Dentro destas situações encontram-se o sono após o almoço e também a vontade quase obrigatória de um doce após a refeição.

E por que isso ocorre?

Como já mencionado anteriormente, no período de repouso noturno, nosso organismo utiliza um grande aporte energético/nutritivo para recuperar toda aquela canseira e para que amanheçamos prontos para iniciar um novo dia. (este processo refere-se à remoção de restos metabólicos, toxinas, e também à ressíntese [fabricação/reparação] dos tecidos estruturais e musculares através dos ciclos metabólicos/hormonais que acontecem nos períodos de sono).

Não conhecendo esses princípios básicos de sua própria fisiologia, este indivíduo acorda, não come nada e vai trabalhar. Ao identificar que o corpo não esta mais em repouso, nossos centros de controle se “dirigem ao estômago” e perguntam: - “...temos energia e nutrientes necessários para iniciar um novo dia?” Caso a resposta do estomago seja algo parecido com: “...não, até agora não fomos informados de nada e não recebemos nenhuma fonte de energia (alimento) para processar e mandar para todo o corpo...”, a contra-resposta dos centros de controle será “infelizmente teremos que utilizar o mecanismo de converter músculos em energia (gliconeogênese) a todo vapor!!! Quando isso passa a ocorrer com mais freqüência, o corpo se acostuma tanto a captar a energia das próprias reservas musculares que a pessoa passa a acordar cada vez mais sem vontade de se alimentar, pois o corpo já aprendeu de onde deve “desviar” essa energia. Então, esse individuo vai trabalhar ou cuidar de suas atividades normalmente, e a medida que a hora do almoço se aproxima ele começa a sentir fome, e chegada a hora do almoço ele aproveita para “compensar” o que não comeu pela manhã. Como já discutido anteriormente essa estratégia é completamente infeliz pelo fato do corpo considerar cada ciclo de forma singular, ou seja, o que foi deixado de ingerir de manhã já ocasionou instantaneamente a necessidade de usar a massa magra (catabolismo), e na hora do almoço o corpo necessita da mesma quantidade equilibrada dos outros ciclos (como explicado no inicio desse documento). E nosso individuo não sabendo disso acaba por realmente “compensar” ingerindo até o dobro do que seu corpo é capaz de processar a cada ciclo gástrico.

Pois bem, e aí?

E aí o corpo que estava sem nutrientes, recebe uma grande quantidade de alimentos de digestão longa (massas com gordura, carne, etc.). Como não é na hora imediata que o corpo consegue se “servir” da energia do almoço, e como a pessoa não comia já há muitas horas, seu organismo não tinha energia suficiente para começar um processo de digestão. (Nota: O processo da digestão como um todo utiliza até 70% de toda a energia do metabolismo basal diária, e é exatamente por isso que comer frequentemente emagrece). Então o metabolismo é obrigado a movimentar todo o fluxo sanguíneo para o trato digestivo a fim de concentrar mais energia para a digestão, fazendo com que os outros sistemas sejam mais afetados do que deveriam, o que gera sono, apatia, falta de disposição, etc. (Sentimos esse peso e esse défict de energia após uma refeição pesada) e também em muitos casos o que ocorre nesse momento é um pedido de ajuda por parte do organismo, que parece falar: “... – Ei..., você está louco? Não me manda recursos durante tanto tempo e de uma hora para outra resolve nos sobrecarregar dessa maneira? De onde acha que eu vou tirar energia para começar a digerir esses alimentos pesados e que demoram no mínimo 2 horas para me “retornar” alguma energia?Essa energia que terei que pagar “à vista” para começar a digestão virá de sua musculatura, que é cheia de vida, e não desse depósito de gordura e líquidos que sua sobrecarga e seus maus hábitos colocaram sobre mim, quer dizer, sobre nós...”


E o organismo às vezes diz mais ainda:

- “... agora que você terminou de almoçar, não está sentindo que ainda falta alguma coisa? Que tal um docinho para fechar?...”
Por que o organismo pede doces depois das refeições?

Aquele que prestou atenção na lógica da fisiologia durante esse documento já saberá a resposta: - Por que ele precisa de energia rápida (carboidratos simples/Glicose em alta quantidade e instantânea) para ajudar a movimentar o processo da digestão

Quando isso ocorre, a bagunça está completa, pois o nosso corpo é obrigado a liberar a Insulina para controlar a glicemia que é liberada ao sangue pelos doces, o que faz com que a maioria dessa refeição seja armazenada sob a pele na forma de gordura. Há também outras substâncias relacionadas ao metabolismo dos doces que são liberadas, como a melatonina e a serotonina, o que acabam aumentando ainda mais o estado sonolento e apático do indivíduo nesse período pós-refeição.

Nota: Lembre-se que cafezinhos com açúcar e quaisquer bolachinhas também são fontes de alto Índice Glicêmico, e portanto, também são considerados doces.

Agora que você ja sabe da importância de se respeitar os ciclos gástricos, o próximo passo é colocar em prática! E nunca se esqueça: Esse artigo é ilustrativo , a consulta com seu Médico é indispensável!! Cada organismo funciona diferente do outro!!!!

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Benefícios da Castanha, Noz e Amêndoa

Castanhas, Nozes e Amêndoas

A castanha do Pará tem ação tonificante, fortalecedora e nutritiva para o corpo. É indicada principalmente contra desnutrição e anemia. São também muito eficazes para ativar o cérebro e para aliviar constipações intestinais.

A castanha é rica em selênio, vitamina E, ácido fólico, cálcio, fósforo, magnésio e ácido graxo ômega 3.

O selênio — principal componente da castanha — é um mineral importantíssimo para uma vida longa e saudável. Ele é essencial para acionar enzimas que combatem os radicais livres. O selênio ajuda a formar enzimas antioxidantes, além de fortalecer as defesas do organismo.

O mineral também está intimamente associado à capacidade de o organismo se livrar de substâncias tóxicas, ajudando-o inclusive a expulsar possíveis metais pesados que estejam alojados nas células.

Quantidade recomendada: 1 unidade por dia.


Castanhas, Nozes e Amêndoas

A Noz é rica em vitaminas A, C, E e potássio. A noz é capaz de beneficiar suas veias e artérias. Taxas elevadas dessa substância no sangue ajudam a diminuir o colesterol alto. As nozes também apresentam um grande conjunto de antioxidantes, como ômega-3 e os polifenóis.

As nozes são uma boa opção uma vez que possuem maior concentração da vitamina E alfa-tocoferol — a forma da vitamina E que o corpo melhor absorve e utiliza.

Os antioxidantes existentes nas nozes possuem papel significativo contra os agressores das macromoléculas como DNA, proteínas, lipídeos e lipoproteínas. Incluir uma noz na dieta ajuda na prevenção de doenças crônicas degenerativas e desta forma proporcionar uma vida longa e de qualidade.

Quantidade recomendada: 1 unidade por dia.

Castanhas, Nozes e Amêndoas

A Amêndoa contém ácido fólico, niacina, potássio, vitamina E, magnésio, fósforo, gorduras monoinsaturadas e proteínas. Para quem quer usufruir dos benefícios das oleaginosas e ainda perder peso, a amêndoa é mesmo a melhor opção. Tonifica o sistema nervoso, diminui o colesterol e melhora as afecções cardíacas.

A gordura monoinsaturada contida na amêndoa tem efeito benéfico na circulação e no colesterol, e também contribui na redução dos radicais livres por seu potente efeito antioxidante.

As amêndoas são excelentes restaurativas, tonificantes, nutritivas e ótimos tônicos para os nervos. A ingestão diária ajuda a proteger os rins e os órgãos reprodutores, fortalece os ossos, e ainda restabelece a força física e mental.

Quantidade recomendada: 4 unidades por dia.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Dieta da água morna segundo Medicina Tradicional Chinesa








A dieta da água morna tem origem na Medicina Tradicional Chinesa. Seu fundamento está no equilíbrio entre o Yin e o Yang, ou seja, no equilíbrio entre o quente e o frio. Segundo a filosofia chinesa, o estômago aquecido digere melhor os alimentos.Esta prática diária também ajuda a eliminar toxinas que impedem o bom funcionamento do nosso corpo. A água morna também melhora a circulação, estimula o Sistema Imunológico, combate atonia muscular, favorece o peristaltismo intestinal e acalma o sistema nervoso.
A água morna também dará sensação de saciedade, inibe a fome e tira a ansiedade. Para dar resultados satisfatórios é importante que a água seja tomada logo pela manhã em jejum e 15 minutos antes das refeições.
Para algumas pessoas, beber água morna é enjoativo ou indigesto. Nesse caso, experimente espremer um limão para dar um gostinho. E beba muito chá verde ao longo do dia.
A água morna pela manhã é um remédio simples, natural, e tem a grande vantagem de ser barato e segundo muitos relatos essa dieta funciona de verdade.
Dicas para conseguir resultados rápidos:





• Capriche no café da manhã.




• Beba chá verde ao longo do dia.




• Inclua alimentos saudáveis como frutas, legumes e verduras.




• Aposte nos alimentos cozidos, são mais digestivos.




• Nos dias quentes: Escolha alimentos refrescantes, como frutas, cenoura e batata.




• Nos dias frios: Inclua tomate, carne e pimenta para aquecer o corpo.




• Alimentos adocicados como cenoura, abóbora, alho, batata-doce, berinjela, broto de feijão de soja e espinafre ajudam a digestão.








Sugestão de cardápio da dieta da água morna





Café da Manhã




Em jejum, antes de comer qualquer coisa, beba 1 copo (300ml) de água morna.
• 1 copo de café ou chá com adoçante




• 1 fatia de pão integral com manteiga ou requeijão light




• 1 copo de iogurte desnatado com granola ou aveia





Lanche da manhã




• 1 fruta da sua preferência




• 1 xícara de chá verde





Almoço




• 2 colheres (sopa) de arroz integral




• 1 colher (sopa) de feijão




• 1 carne grelhada




• 1 prato (sobrem) de legumes cozidos




• 1 prato com salada de alface, rúcula, almeirão ou chicória





Lanche da tarde




• 1 fruta da sua escolha




• 1 xícara de chá verde




Jantar




• 1 filé de frango grelhado




• 1 prato com salada à seu gosto





Ceia




• 1 xícara de chá verde








Obs: Essa Dieta é apenas uma sugestão! Muito importante consultar seu Médico, fazer todos os exames! O chá verde pode fazer mal para algumas pessoas!!! Por isso só leve em consideração se estiver tudo bem com sua saúde!!!

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Banho de Defesa




21 cravos da Índia
7 paus de canela
3 folhas de louro

Ferva 2 litros de água, coloque os ingredientes, desligue o fogo e abafe.
Jogar do pescoço para baixo, recolher os ingredientes e jogá-los em água corrente. O banho deve estar frio ou pelo menos bem morninho.