sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Mais sobre Drenagem Linfática e também por que é uma grande aliada às Gestantes!


A drenagem linfática ajuda a eliminar o excesso de água no organismo sem dor.


Em primeiro lugar é importante saber o que é o sistema linfático. Quem já está cansado de saber, pode pular esse parágrafo, mas como eu não sabia o que queria dizer linfa antes de entrar na faculdade de medicina acho (o sistema não ganhou status de matéria que costuma cair nos vestibulares) que vale a pena explicar. Além de um sistema de vasos sanguíneos o nosso corpo possui um sistema de vasos linfáticos. Como funciona isso? É assim: uma parte do plasma (a parte líquida do sangue) que chega nos capilares (os vasos sangüíneos mais finos) transborda entre as células dos órgãos, músculos e outros tecidos. Esse líquido é chamado líquido intersticial. Junta-se a ele as toxinas liberadas pelas células e se forma a linfa, que vai então ser absorvida nos vasos linfáticos. Da mesma forma que as veias, os vasos linfáticos vão ficando cada vez mais grossos, até desembocarem na veia cava e entrarem no coração, voltando assim à circulação sanguínea. Do coração, o sangue vai para todos os órgãos inclusive os rins, onde é filtrado e formada a urina, que será eliminada. Também viajam pelos vasos linfáticos, além das toxinas, os microorganismos que causam doenças, como vírus e bactérias. Por esse motivo a natureza colocou no sistema linfático uma espécie de blitz: os linfonodos. Nessas blitz ficam concentradas as células de defesa do organismo, que param e combatem os agentes que causam doenças ou mesmo células cancerígenas nocivas ao organismo.

Entendido o que é linfa e sistema linfático é fácil compreender o que pode dar errado: o líquido se acumular causando inchaço. Ele pode se acumular por diversos motivos por exemplo a quantidade de sangue pode aumentar (como ocorre na gravidez) e mais líquido transbordar para os tecidos, ou pode haver uma maior produção de líquido local o que ocorre nos inchaços causados por inflamação.

O que a drenagem linfática faz então? Como o próprio nome diz, ela drena esse líquido que está acumulado entre as células para os vasos linfáticos e deles até o coração. Só isso. E é bastante.

Com isso fica claro que a drenagem linfática (técnica manual criada pelo biólogo dinamarquês Emil Vodder e sua esposa Estrid Vodder em 1936) é indicada para os casos onde há retenção de água no corpo (se não tem líquido sobrando não tem o que drenar).


Então uma primeira coisa pode ficar bem clara: a massagem drenagem não emagrece. Isso quer dizer que não se perde gordura através da massagem. Mas se as medidas mais cheinhas são causadas por acúmulo de água, aí sim pode haver uma redução das medidas.Os artigos científicos que comprovam a sua eficiência falam do uso da técnica em linfedema (que é o inchaço causado pelo excesso de linfa) e em processos inflamatórios pós-cirúrgicos (depois de uma cirurgia é normal acumular líquido nos tecidos lesados, já que o corpo entende a cirurgia como uma agressão e manda os seus soldadinhos de defesa para o local). Também ajuda quando o próprio sistema linfático está comprometido em seu funcionamento. Se a circulação da linfa estiver prejudicada por algum motivo, ela se acumulará, causando o inchaço e impedindo a limpeza adequada do organismo.

A drenagem linfática costuma ser muito indicada na gestação. Ela é considerada o melhor tratamento estético para grávidas já que a retenção de líquido aumenta muito nessa fase da vida da mulher, isso porque para dar conta do feto o volume sanguíneo da mãe aumenta entre 30% a 50% facilitando que uma parcela maior transborde nos capilares e vire inchaço.


Já se o problema for celulite (que é uma inflamação do espaço ao redor das células adiposas que não diz respeito a aumento de gordura, embora esteja muito relacionada à obesidade) a drenagem linfática funciona mais como uma técnica preventiva já que ela evita que esse excesso de água cause uma inflamação no tecido gorduroso, mas ela, sozinha, não acaba com a celulite.

A drenagem linfática é indicada para diminuir a retenção de liquido na gestação, mas é preciso buscar um profissional bem formado especializado em trabalhar com grávidas.




Mas é preciso muito cuidado. A drenagem linfática se aplicada de forma errada durante a gestação pode desencadear contrações uterinas e levar a trabalho de parto prematuro. Por isso é sempre bom consultar e buscar um profissional bem capacitado.

Aliás, esse é o principal problema da drenagem linfática: ela pode ser encontrada em qualquer lugar por qualquer preço. (lembre-se, a maioria das pessoas nem sabe o que significa linfa…).

Se mal aplicada a drenagem linfática pode causar danos aos vasos linfáticos. Se eles rompem, mais líquido é extravasado e o problema piora, lógico. Esse estudo aqui mostra que a técnica aplicada de forma muito vigorosa pode romper os vasos.

Então a segunda informação importante é essa: drenagem linfática não dói. O profissional faz pressões leves em todo o corpo para drenar esse líquido. Tem gente que acha que por isso não foi bem feita, mas é o contrário. Se você sair com manchas roxas depois de uma sessão de drenagem linfática alguma coisa está errada.

Além de bem aplicada é importante estar alerta para as contra indicações. A primeira são infecções. Lembra que no meio dos vasos linfáticos existem as blitz do sistema de defesa, os linfonodos? Então se uma pessoa está com uma infecção e recebe uma drenagem linfática essa infecção que estava localizada pode se espalhar pelo organismo, piorando o estado geral do paciente. Se a pessoa tem suspeita de tumor, fica óbvio que não vale a pena sair espalhando células cancerígenas pelo corpo, certo?


E atenção gestantes: Drenagem Linfática somente com autorização médica, ok?



A ginástica que elimina as tensões no trabalho




Com a revolução eletrônica, a maioria das pessoas se viu diante de uma mesa de computador. Com ela, vieram as posturas erradas e, conseqüentemente, as dores musculares e as lesões por esforços repetitivos (LERs), como a tendinite de punhos, mãos e braços. Mas a falta de tempo para ir a uma academia já não pode servir de desculpa para se fugir dos exercícios.
O escritor americano Bob Anderson acaba de lançar no Brasil o livro "Alongue-se no trabalho" (Summus editorial), com 20 séries de alongamentos (e combinações) que podem ser feitos no ambiente de trabalho. Como começar bem o dia Exercícios que podem ser feitos antes de o dia começar.
Enquanto o computador está esquentando, recomendam-se alongamentos para relaxar e se preparar para um novo dia de trabalho: 1. Entrelaçar os dedos e esticar os braços, com as palmas das mãos para fora, por dez segundos. Alonga ombros, braços e dedos. 2. Erguer os ombros em direção às orelhas até sentir uma leve tensão no pescoço e nos ombros. Manter a posição por três a cinco segundos. Alonga ombros e pescoço. 3. Virar o pescoço cinco segundos para cada lado. Isto alonga as laterais do pescoço. 4. Levantar as sobrancelhas e abrir os olhos ao mesmo tempo em que a boca é aberta por cinco segundos. Relaxa o rosto e alivia a tensão no maxilar. 5. Com as palmas das mãos viradas para fora, esticar os braços para cima por dez segundos. Isto alonga ombros, costas, braços e mãos. 6. Por dez segundos, sacuda as mãos e os braços.
Aumenta a circulação.
Fonte: O Globo

Benefícios da Laranja



Além da famosa vitamina C, a laranja também oferece ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Contém fibras, pectina e flavonóides, que aumentam seu valor nutritivo.

O principal benefício da laranja são suas propriedades antioxidantes. Existem mais de 170 diferentes tipos de fotoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides que apresentam propriedades antiinflamatórias, antitumor e inibem a formação de coágulos no sangue.

Outros Benefícios à Saúde

  • Controla a pressão sanguínea
  • Combate o colesterol
  • Melhora os problemas digestivos
  • Estimula as funções intestinais
  • Previne gripes e infecções
  • Reforça as defesas do organismo
  • Corrige a acidez excessiva do organismo
  • Estimula o sistema circulatório, combatendo inflamações das veias

Bagaço da Laranja

É no bagaço da laranja que são encontrados a maior parte das fibras. Além disso, na parte branca encontra-se a pectina, que exerce várias funções para o organismo. Na boca ela insere-se nos sulcos gengivais e previne contra cárie dentária. No estômago, ela aumenta o volume do alimento, causando sensação de saciedade. No intestino grosso, a pectina é fermentada e produz uma substância que previne contra câncer do intestino grosso. O bagaço da laranja também estimula o funcionamento do intestino, ótimo para aqueles com intestino preso.

Suco de Laranja

O suco tem potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial. Possui também betacaroteno, um renovador celular, e vitamina C que facilita a absorção do ferro (de alimentos como feijão). O consumo da vitamina C também faz bem à pele.

Para aproveitar o máximo dos nutrientes do suco de laranja, faça o suco no liquidificador ou em uma centrífuga (que aproveita o suco da laranja inteira). Se você espremer a laranja, a maioria dos nutrientes não serão aproveitados.

Dicas

  • Antes da caminhada tome um copo de suco de laranja: ele dá energia, hidrata o corpo e diminui o colesterol.
  • Consuma a vitamina C junto com a vitamina E, assim os antioxidantes tornam-se mais potentes. Fontes de vitamina E incluem amêndoa, semente de girassol, pimentão e grão de bico.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Benefícios da Maçã




Você já deve ter escutado pelo menos umas cinco pessoas falando sobre o quanto a maçã é benéfica a saúde. Pois bem, ainda assim existem pessoas que não fazem uso dessa rica fruta tão comum e acessível ao bolso de todos. Mas, como nunca é demais falar o quão importante é o consumo de frutas, especialmente a maçã, vamos conhecer os benefícios que a maçã pode trazer para nossa saúde.
Consumir pelo menos duas maçãs ao dia ajuda a combater os problemas cardíacos, pois ela é rica em fibras, flavonóides e antioxidantes, os quais ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue e consequentemente diminuem os riscos de infarto.
Outro motivo para consumir a fruta é o fato delas auxiliarem na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de mama e de cólon. Estudos comprovam essa afirmação pelo fato de que na maçã existem algumas substancias que impedem o surgimento, o crescimento e a expansão de células cancerígenas.
Outro benefício seria o de proporcionar uma capacidade respiratória muito maior, devido aos antioxidantes presentes nessa fruta, que ajudam a combater as doenças pulmonares. Além disso, a maçã ainda protege os pulmões dos efeitos da fumaça, o que é uma ótima alternativa para os fumantes passivos. E para finalizar a lista de benefícios da maçã, estas ainda retardam o processo de envelhecimento e auxilia na dieta emagrecedora. Garanto que você não imaginava o quanto a maçã é poderosa para sua saúde.

Dicas para não adoecer!





Se não quiser adoecer – “Fale de seus sentimentos”

Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna.. Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados.

O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia…

Se não quiser adoecer - “Tome decisão”

A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.

Se não quiser adoecer - “Busque soluções”

Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.

Se não quiser adoecer – “Não viva de aparências”

Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando toneladas de peso… uma estátua de bronze, mas com pés de barro. Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.

Se não quiser adoecer - “Aceite-se”

A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.

Se não quiser adoecer – “Confie”

Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.

Se não quiser adoecer – “Não viva SEMPRE triste!”

O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive.

“O bom humor nos salva das mãos do doutor”. Alegria é saúde e terapia.


quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Limão um agente Desintoxicante e Adstringente



Bem, importante ressaltar que todas as propriedades terapêuticas do limão se integram e resultam no benefício geral à saúde humana.
Quando falo de uma propriedade específica, estou buscando didaticamente lhe dar uma ênfase, mas as demais estão acontecendo e dando sustentação.
Então, além de alcalinizante, mineralizante, bactericida e tantas outras funções benéficas à saúde humana, a outra propriedade terapêutica importante do limão é a de ser um agente desintoxicante com ação eu diria moderada e inteligente. Ou seja, o poder do limão de alcalinizar todos os líquidos corporais e assim harmonizar todo o metabolismo é que lhe confere esta possibilidade de inteligência e moderação.

Existem pessoas que perguntam: Mas o limão não prende o intestino? Eu respondo que não. O limão regula o intestino. Se você está com o intestino solto, ele irá regular. Se você está com o intestino preso, que é o mais comum em nossa sociedade, ele irá regular.
Mas, o poder desintoxicante do limão não se restringe aos intestinos, pois, como dito anteriormente, ele é um forte aliado do bom funcionamento do fígado, como também auxiliar na desintoxicação dos pulmões, pele e rins.
Aí estão os cinco órgãos excretores: intestinos, fígado, pulmões, pele e rins.
Logicamente, quando sabemos que o limão tem o poder de alcalinizar todos os líquidos corporais, estamos falando da harmonização de todos os sistemas de trocas e transportes do corpo humano. Ou seja, o corpo humano adulto é constituído por cerca de 65% de água, cuja função básica é levar nutrientes, realizar transformações físico-químicas, energéticas e elétricas, mas também de facilitar a eliminação, a saída do organismo, de todas as toxinas, venenos e excretos. Seja via fezes, expiração, urina, transpiração e outros mecanismos como lágrimas, tosse, menstruação e orgasmo.
Portanto, quando o limão favorece na maior eficiência das trocas hídricas de todos os processos metabólicos, estamos falando de uma eficiência do organismo, com todos os seus cinco sistemas excretores integrados, estarem ativos, vivos, para desintoxicar-se, e livrar-se, o mais rápida e eficientemente, dos seus venenos, toxinas e excretos.
Tal situação, se provocada diariamente, irá determinar não só a prevenção de várias desarmonias, como também a tonificação destes cinco sistemas.

Assim, desfazendo um engano gerado por um dito popular O limão afina o sangue, apesar deste dito nos induzir a pensar que isto é ruim, ele tem um fundo de verdade. O que falta para acertar este engano é afirmar que o limão, desde que corretamente usado – não com caipirinhas – desintoxica e limpa o sangue.
Claro que se o sangue estava cheio de colesterol e triglicérides, ele vai afinar o sangue. Mas até que ponto? Até o ponto onde o sangue ficará isento destes excessos e voltará inteligentemente até o seu ponto ideal, de equilíbrio. Não devemos ter zero de colesterol ou triglicérides, mas uma concentração ideal, não é mesmo?
Com esta limpeza do excesso de colesterol e triglicérides, as pessoas poderão controlar de forma natural a hipertensão e outros problemas cardiovasculares.
Da mesma forma, o excesso de glicose, de adrenalina, de cortisol, de cristais e de células mutantes; poderão ser eliminados pelos cada vez mais eficientes, órgãos excretores.

Ao eliminar excessos de glicose pode-se conseguir um melhor controle da diabetes e da hipoglicemia. Ao eliminar excessos de adrenalina, pode-se conseguir melhora do estresse, ansiedade e mais relaxamento. Ao eliminar o excesso de cortisóis, pode-se melhorar quadros de melancolia, tristeza, depressão e envelhecimento precoce.
E, aqui, a expressão adstringente pode também ser empregada, pois, ao não deixar aglomerados de gorduras como o colesterol e o triglicérides e de cristais como os cálculos renais ou vesicais e de células como os cistos, miomas e tumores se perpetuarem, o limão passa a ter parte do mérito por esta propriedade terapêutica.

O consumo diário de uma limonada sem açúcar pode ser um bom tratamento terapêutico para prevenir e até adiar o desenvolvimento de cálculos renais. O limão com suas propriedades adstringentes, portanto, de ajudar (ou inviabilizar) na dissolução de aglomerados de cristais e células gordurosas.
Externamente, esta sua propriedade já está bem conhecida e explorada, pois a medicina estética já o considera excelente para tratar problemas de pele e couro cabeludo oleosos.

Quanto aos sucos desintoxicantes, bem abordados e receitados no meu livro Alimentação Desintoxicante – Editora Alaúde, como também neste site, eles devem sempre conter frutas, folhas, raízes, sementes, brotos e limão como um ingrediente quase cativo em todas as receitas. Tais ingredientes, para cumprirem o papel a que se destinam, ou seja, ativar o sistema imunológico, devem estar frescos, crus e idealmente isentos de agrotóxicos.

Os sucos desintoxicantes, enquanto para uso terapêutico, devem ser preparados sem açúcar ou adoçantes, porém estão liberadas as frutas doces e secas. Devem ser ingeridos imediatamente após seu preparo, evitando assim a oxidação dos nutrientes da receita. Podem ser ingeridos dois ou mais sucos desintoxicantes por dia; entretanto, o primeiro deles sempre deverá ser em jejum, uns 20-30 minutos antes do café da manhã.

Através dos sucos desintoxicantes diários, duas ou mais vezes por dia, torna-se-á possível a manutenção de um organismo eficientemente limpo e alcalinizado.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Saiba mais sobre Aloe Vera ou Babosa




Aloe vera, ou babosa, possui propriedades que a fazem capaz de combater o envelhecimento da pele.
Aprenda a preparar máscaras para deixar a pele e os cabelos bonitos e sedosos


Alguns a conhecem como aloe vera, outros como babosa. Mas o nome pouco importa frente aos benefícios que a sua utilização pode trazer para o organismo. Além de antiinflamatório, antifúngico, bactericida e cicatrizante, a babosa possui propriedades que a fazem capaz de combater o envelhecimento da pele. “Ela estimula os fibroblastos, as células da pele responsáveis pela produção de colágeno, proteína que controla o processo de envelhecimento da pele e a formação de rugas”, explica Heloísa Franchi, naturóloga da Cítara Saúde, em São Paulo. A parte da planta utilizada para esses tratamentos é uma espécie de líquido espesso encontrado no interior de suas folhas verdes e espinhosas. Não é indicado que se consuma a babosa in natura, pois ela pode ser tóxica para pele, provocando alergias e irritações, mas é possível encontrá-la na forma de gel em farmácias e supermercados. Segundo Heloísa, o gel pode ser utilizado em máscaras faciais para tratamentos de beleza, para nutrir a epiderme e diminuir as rugas. É possível, até mesmo, aplicá-lo em todo o corpo como loção pós-sol. “Ele possui ação refrescante e hidratante, promovendo uma agradável sensação de bem-estar e evitando o temido ‘descascado’.”. Confira a seguir, receitas de máscaras fáceis de fazer: Máscara hidratante para o rosto Para todos os tipos de pele Lave o rosto com água morna e depois aplique o gel de aloe vera fazendo uma massagem suave com movimentos circulares. Deixe agir na pele durante cinco minutos, depois retire-o com uma mistura de água morna e uma colher de chá de água de rosas. Aplique-a semanalmente. Máscara hidratante com babosa e leite (Seu efeito refrescante permite com que seja utilizada como pós-sol) Para todos os tipos de pele Ingredientes 3 colheres de sopa do gel de babosa 1 colher de sopa de leite Bata tudo no liquidificador para ficar bem homogêneo. Se desejar adicionar um cheirinho agradável, adicione uma colher de chá de água de rosas – que também age como refrescante - ou quatro gotas de óleo essencial de lavanda. Deixe agir por, no mínimo, 5 minutos. Aplique-a semalmente Modo de usar Tome uma ducha com água morna e se enxugue. Aplique a solução hidratante em todo corpo e rosto. Deixe agir por entre cinco a dez minutos e lave em seguida Atenção, o leite pode deixar um cheiro azedo caso não a máscara não seja totalmente lavada. Máscara espessa e muito hidratante Para pele seca ou normal Ingredientes 1 colher de sopa mel, 1 colher de sopa de iogurte natural 1colher se sopa de aloe vera gel. Bata o gel no liquidificador com o iogurte. Em seguida, misture o mel. Aplique-a semanalmente. Modo de usar Lave o rosto com água morna e sabonete neutro. Limpe a pele com um algodão embebido em água de rosas para remover o restante das impurezas. Aplique a máscara e deixe agir por dez minutos. Lave bem o rosto com água para retirar a mistura. Máscara para os cabelos A utilização da polpa da babosa sozinha já promove hidratação e brilho. Corte os espinhos da folha da babosa e em seguida corte a folha ao meio no sentido do comprimento. Raspe a polpa com uma colher em uma tigelinha. Aplique esta polpa nos cabelos limpos e deixe agir por uma hora. Em qualquer receita feita com babosa, sempre utilize folhas de babosa plantada há mais de um ano.

Coloque o " verde" em sua casa





A falta que a natureza faz para quem mora nas grandes cidades pode ser vista na cara das pessoas. Quem passa muito tempo sem fugir das metrópoles acaba ficando como elas, cinza, sem graça e atordoado. Além da falta de cor, a ausência de plantinhas ao nosso redor pode causar muitos outros problemas.

Simplicidade Uma solução simples é plantar uma horta em casa. A herborista Sabrina Jeha explica que as plantas trazem bem-estar e equilíbrio para os ambientes, que ficam mais harmoniosos e bonitos, além de nos reconectar com a natureza, ajudando a entender seus ritmos e necessidades. Além de ser simples e ocupar pouco espaço, plantar uma horta pode ser um hobby divertido. As ervas frescas possuem texturas, aromas e cores, além de poderem adicionar ainda mais vitalidade aos pratos da casa. “São plantas vivas que vão direto para a comida ou para o chá”, justifica a herborista, que é proprietária de uma estufa de ervas orgânicas localizada em um dos centros industriais de São Paulo.

Farmácia em casa A medicina ayurvédica considera as ervas acrescentadas na alimentação diária uma receita médica eficaz para curar muitos problemas. As ervas de sua horta podem ser escolhidas de acordo com sua constituição ou algum distúrbio que queira tratar. Sabrina cita alguns exemplos de ervas que podem ajudar a melhorar seu dia-a-dia: - Para uma casa em que os moradores andam muito nervosos e estressados, conseqüentemente com problemas de digestão, as ervas indicadas são as calmantes e digestivas como o capim-limão (Cymbopogom citratus), a melissa (Melissa officinalis), a camomila (Matricaria recutita) e a cidreira brasileira (Lipia Alba). - Para casas em que falta ânimo, as ervas indicadas são o alecrim (Rosmarinus off), a hortelã (Mentha sp), que é um revitalizante e a segurelha (Satureja hortensis). - Um bom começo para sua horta pode incluir algumas ervas básicas: manjericão (Ocimum basilicum), alecrim, hortelã, capim-limão, carqueja (Bacchris trimera) — que é uma erva amarga muito boa para restabelecer o bom funcionamento do organismo, trabalhando os sistemas digestivo e circulatório — e o orégano (Origanum vulgaris), uma erva antioxidante muito digestiva e saborosa.

O ideal é que todas essas ervas, assim como a terra e os fertilizantes utilizados no processo, sejam orgânicos. Caso não encontre, mudas das ervas citadas podem ser facilmente encontradas em feiras e mercados. Além de uma fonte de cura e harmonização, essas pequenas plantinhas podem ser motivo de momentos meditativos.

Passo a passo Faça sua horta seguindo o passo-a-passo da herborista Sabrina Jeha. Material: pedra (brita, pedrisco ou argila expandida), areia ou manta de bidim e substrato pronto ou terra preparada: duas partes de terra de jardim, uma parte de adubo orgânico e uma parte de areia de construção. Misture tudo para formar a terra preparada. Em um vaso ou jardineira com furos (para drenagem da água), coloque uma camada fina de pedra. Por cima das pedras, uma fina camada de areia, suficiente para cobrir as pedras ou manta de bidim. Por último coloque terra suficiente para que, quando colocar as mudas, estas fiquem dois dedos abaixo da borda do vaso. Retire as mudas dos potes e coloque-as em cima da terra. Complete com o restante da terra para fixar bem o torrão. Procure não abalar os torrões de terra. Caso isso aconteça, a jardineira deve ficar uns dois dias em um local apenas com claridade. Caso contrário, deve ir direto para um local ensolarado. A primeira rega deve ser abundante até a água drenar. A falta que o verde faz A bióloga e professora de Yoga Silvana Cutolo lista os malefícios que a substituição de árvores por cimento pode nos causar: - aumento da poluição do ar e, conseqüentemente, agravo dos problemas de respiração nos grupos etários de risco, como crianças e idosos; - aumento da poluição das águas dos mananciais pela falta da mata ciliar no entorno; - aumento da temperatura do ar, baixa umidade relativa do ar e aumento dos períodos de estiagem; - alguns cientistas relatam que há um aumento da violência no meio urbano devido à deterioração nos espaços e ao aumento da sujeira pelo acúmulo de resíduos; - quanto maior a área com vegetação, melhor a qualidade do ar, o microclima e melhor qualidade de vida para todos. Fontes: Silvana Cutolo www.tudovemdanatureza.org.br Sabrina Jeha www.sabordefazenda.com.br

O Amor segundo a Ayurvédica





Desperte o desejo e cuide da sua saúde sexual com Ayurveda


Para o pai da psicanálise Freud, a libido provém do instinto sexual e determina toda a conduta da vida do homem. Para o psicólogo Jung, é a energia vital sem ligação com o impulso sexual. Na literatura yogi, chamamos de kundalini a energia sustentadora da vida representada pela serpente enrolada na base da espinha dorsal.

Quando um casal vive uma fase morna, com pouca libido, há algumas recomendações para reacender a chama da paixão. Segundo o médico ayurvédico Bokkulla Ramachandra Reddy, indiano residente em São Paulo o Charaka Shamhita (textos antigos indianos sobre Ayurveda) diz que quando uma mulher se sente amada, a inspiração acontece de forma natural. Dr. Bokkulla, explica que a imaginação e o diálogo são muito importantes durante o ato sexual, assim como o respeito, o bem-querer, a delicadeza e, principalmente, a doação, a entrega. “Um clima romântico atrai naturalmente o movimento suave da energia vital e ativa a kundalini em cada ser. É a entrega por meio do aguçamento dos sentidos”, afirma.

Sexo é energia criativa. Se você desperdiça, nega ou abusa, sacrifica vitalidade. Alimente sua libido e melhore sua capacidade expressão. Tenha esses dois princípios ayurvédicos em mente:

Seja verdadeiro: fantasia pode levar ao desejo, mas o corpo e o espírito pode ficar insatisfeito quando o que imaginou não combina com seu atual parceiro. Faça amor com realismo. Acenda o coração e os sentidos. Veja seu parceiro e a si mesmo como um ser divino.

Prolongue o prazer: depois de uma sessão de delícias eróticas, urine (para estabelecer o movimento de vata), tome um banho (para relaxar) e um copo de leite morno (para restaurar os fluidos sexuais e os tecidos) ou leite de amêndoas, adoçados com tâmaras ou mel e uma pitada de açafrão.

O estudioso de Yoga e de outras tradições orientais e diretor da Humaniversidade Otávio Leal explica várias técnicas para aguçar os sentidos e despertar o desejo no casal.

* Crie um ambiente de amor, de intimidade, focando no momento presente.

* Lembre-se de que o toque é essencial em nessas práticas. Explore cada área do corpo do ser amado e não se esqueça de massagear os pés.

* Fique tranquilo(a) com o seu corpo. Aceite seu corpo nesse instante como ele é.

* Elogie o ser amado com naturalidade e verdade

* Nenhuma mulher ou homem são iguais. Utilize a criatividade para explorar o corpo do parceiro(a).

* Pergunte sempre à sua parceira sobre suas fantasias. Lembre-se de que ele(a) pode mudar. Mostre curiosidade e realize-as.

* Troquem massagens. Utilize essências como jasmim, rosa e ylang-ylang e o bom-humor para estimular o parceiro.

* Sempre seja gentil e generoso com a parceira. Ela é a Deusa.

Sexo no Ayurveda

A saúde para o Ayurveda se mantém em um tripé: alimentação, sono e vida sexual saudável. O médico ayurvédico dr. José Ruguê, colunista desta revista, explica que no ato sexual o ojas (energia vital que governa o equilíbrio hormonal) é liberado e produz a sensação de prazer. Mas, de acordo com o Ayurveda, o mesmo ojas é responsável pela imunidade, pela memória e pela resistência ao estresse. Então, a pessoa deve aprender a encontrar um ponto de equilíbrio para não desgastar demasiadamente seu ojas. “Muitas pessoas encontram na atividade sexual uma das poucas formas de prazer na vida e na manutenção da relação amorosa. Com isso, descambam para o excesso e desvitalizam o organismo e a mente”, diz.

Os doshas e o sexo

Pitta: é passional, gosta da conquista e tem dificuldade na manutenção. Precisa sempre ser estimulado à conquista. Tende a viver o ciclo: intensa atividade sexual, seguida de rotina que fica enfadonha, brigas e depois faz as pazes, reacendendo o desejo sexual, como uma forma de reconciliação e retorna o ciclo.

Vata: é propenso a ter pouco ojas, baixa libido e prefere as “preliminares” que a atividade sexual em si. Muito sensível ao estresse e às tensões do dia a dia, com muita sensação de cansaço, evitando o ato sexual quando se sente assim. Mais frequente que os outros biótipos é a tendência de encontrar prazer em formas menos convencionais e bizarras de relação sexual.

Kapha: tem um constante desejo sexual e predisposição para a vida sexual com constância. Os textos antigos dizem que a atividade sexual mais intensa, principalmente no inverno, é muito útil e até terapêutica, para manter o kapha equilibrado. É devotado e propenso a ter muitos filhos.

Use o Ayurveda para...

Falta de desejo: Abhyanga (massagem) com óleos nutritivos como gergelim, com aromaterapia usando óleo essencial de ervas afrodisíacas como cravo, gardênia, crocus sativus, jasmin, lótus. Esses óleos podem ser adicionados ao óleo de massagem, usado como aromaterapia e colocado em uma banheira. Ervas tomadas oralmente ou aplicadas como óleos medicados, por exemplo, ashwagandha, kapikacchu, shatawari, yoimbina.


Ejaculação precoce: Na medicina ocidental são usados antidepressivos porque sabe-se que a origem, na imensa maioria dos casos, se deve a distúrbio ligado à ansiedade e à insegurança. No Ayurveda trata-se o vata mental com ervas que pacifiquem a mente.

Impotência e falta de libido: O Charaka Samnhita considera quatro tipos de impotência masculina e o Bhav Prakash (outro livro sagrado de conhecimento hindu) reconhece sete tipos. Então, deve-se conhecer a causa. Como regra geral, as ervas utilizadas são kapikacchu, ashwagandha, guduchi, gokshura. Grande parte desses problemas não tem causa orgânica: deve-se tratar a mente com shirodhara (fluxo de óleo contínuo na cabeça), meditação e outros procedimentos. Otávio Leal explica que as práticas de Yoga em geral podem beneficiar terapeuticamente, como no caso do mula bandha (elevação do assoalho pélvico), que, durante o ato sexual, serve para auxiliar a saúde da próstata e do assoalho pélvico, e os diversos asanas que proporcionam o equilíbrio das glândulas.

Problemas de fertilidade: Aqui, mais ainda, são múltiplas causas. Observar o local de trabalho. Exposição excessiva ao calor reduz a mobilidade dos espermatozoides. Roupas íntimas masculinas muito apertadas e que não permitem transpiração aquecem excessivamente os testículos. Nas mulheres, observar o ciclo menstrual.