quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O Amor segundo a Ayurvédica





Desperte o desejo e cuide da sua saúde sexual com Ayurveda


Para o pai da psicanálise Freud, a libido provém do instinto sexual e determina toda a conduta da vida do homem. Para o psicólogo Jung, é a energia vital sem ligação com o impulso sexual. Na literatura yogi, chamamos de kundalini a energia sustentadora da vida representada pela serpente enrolada na base da espinha dorsal.

Quando um casal vive uma fase morna, com pouca libido, há algumas recomendações para reacender a chama da paixão. Segundo o médico ayurvédico Bokkulla Ramachandra Reddy, indiano residente em São Paulo o Charaka Shamhita (textos antigos indianos sobre Ayurveda) diz que quando uma mulher se sente amada, a inspiração acontece de forma natural. Dr. Bokkulla, explica que a imaginação e o diálogo são muito importantes durante o ato sexual, assim como o respeito, o bem-querer, a delicadeza e, principalmente, a doação, a entrega. “Um clima romântico atrai naturalmente o movimento suave da energia vital e ativa a kundalini em cada ser. É a entrega por meio do aguçamento dos sentidos”, afirma.

Sexo é energia criativa. Se você desperdiça, nega ou abusa, sacrifica vitalidade. Alimente sua libido e melhore sua capacidade expressão. Tenha esses dois princípios ayurvédicos em mente:

Seja verdadeiro: fantasia pode levar ao desejo, mas o corpo e o espírito pode ficar insatisfeito quando o que imaginou não combina com seu atual parceiro. Faça amor com realismo. Acenda o coração e os sentidos. Veja seu parceiro e a si mesmo como um ser divino.

Prolongue o prazer: depois de uma sessão de delícias eróticas, urine (para estabelecer o movimento de vata), tome um banho (para relaxar) e um copo de leite morno (para restaurar os fluidos sexuais e os tecidos) ou leite de amêndoas, adoçados com tâmaras ou mel e uma pitada de açafrão.

O estudioso de Yoga e de outras tradições orientais e diretor da Humaniversidade Otávio Leal explica várias técnicas para aguçar os sentidos e despertar o desejo no casal.

* Crie um ambiente de amor, de intimidade, focando no momento presente.

* Lembre-se de que o toque é essencial em nessas práticas. Explore cada área do corpo do ser amado e não se esqueça de massagear os pés.

* Fique tranquilo(a) com o seu corpo. Aceite seu corpo nesse instante como ele é.

* Elogie o ser amado com naturalidade e verdade

* Nenhuma mulher ou homem são iguais. Utilize a criatividade para explorar o corpo do parceiro(a).

* Pergunte sempre à sua parceira sobre suas fantasias. Lembre-se de que ele(a) pode mudar. Mostre curiosidade e realize-as.

* Troquem massagens. Utilize essências como jasmim, rosa e ylang-ylang e o bom-humor para estimular o parceiro.

* Sempre seja gentil e generoso com a parceira. Ela é a Deusa.

Sexo no Ayurveda

A saúde para o Ayurveda se mantém em um tripé: alimentação, sono e vida sexual saudável. O médico ayurvédico dr. José Ruguê, colunista desta revista, explica que no ato sexual o ojas (energia vital que governa o equilíbrio hormonal) é liberado e produz a sensação de prazer. Mas, de acordo com o Ayurveda, o mesmo ojas é responsável pela imunidade, pela memória e pela resistência ao estresse. Então, a pessoa deve aprender a encontrar um ponto de equilíbrio para não desgastar demasiadamente seu ojas. “Muitas pessoas encontram na atividade sexual uma das poucas formas de prazer na vida e na manutenção da relação amorosa. Com isso, descambam para o excesso e desvitalizam o organismo e a mente”, diz.

Os doshas e o sexo

Pitta: é passional, gosta da conquista e tem dificuldade na manutenção. Precisa sempre ser estimulado à conquista. Tende a viver o ciclo: intensa atividade sexual, seguida de rotina que fica enfadonha, brigas e depois faz as pazes, reacendendo o desejo sexual, como uma forma de reconciliação e retorna o ciclo.

Vata: é propenso a ter pouco ojas, baixa libido e prefere as “preliminares” que a atividade sexual em si. Muito sensível ao estresse e às tensões do dia a dia, com muita sensação de cansaço, evitando o ato sexual quando se sente assim. Mais frequente que os outros biótipos é a tendência de encontrar prazer em formas menos convencionais e bizarras de relação sexual.

Kapha: tem um constante desejo sexual e predisposição para a vida sexual com constância. Os textos antigos dizem que a atividade sexual mais intensa, principalmente no inverno, é muito útil e até terapêutica, para manter o kapha equilibrado. É devotado e propenso a ter muitos filhos.

Use o Ayurveda para...

Falta de desejo: Abhyanga (massagem) com óleos nutritivos como gergelim, com aromaterapia usando óleo essencial de ervas afrodisíacas como cravo, gardênia, crocus sativus, jasmin, lótus. Esses óleos podem ser adicionados ao óleo de massagem, usado como aromaterapia e colocado em uma banheira. Ervas tomadas oralmente ou aplicadas como óleos medicados, por exemplo, ashwagandha, kapikacchu, shatawari, yoimbina.


Ejaculação precoce: Na medicina ocidental são usados antidepressivos porque sabe-se que a origem, na imensa maioria dos casos, se deve a distúrbio ligado à ansiedade e à insegurança. No Ayurveda trata-se o vata mental com ervas que pacifiquem a mente.

Impotência e falta de libido: O Charaka Samnhita considera quatro tipos de impotência masculina e o Bhav Prakash (outro livro sagrado de conhecimento hindu) reconhece sete tipos. Então, deve-se conhecer a causa. Como regra geral, as ervas utilizadas são kapikacchu, ashwagandha, guduchi, gokshura. Grande parte desses problemas não tem causa orgânica: deve-se tratar a mente com shirodhara (fluxo de óleo contínuo na cabeça), meditação e outros procedimentos. Otávio Leal explica que as práticas de Yoga em geral podem beneficiar terapeuticamente, como no caso do mula bandha (elevação do assoalho pélvico), que, durante o ato sexual, serve para auxiliar a saúde da próstata e do assoalho pélvico, e os diversos asanas que proporcionam o equilíbrio das glândulas.

Problemas de fertilidade: Aqui, mais ainda, são múltiplas causas. Observar o local de trabalho. Exposição excessiva ao calor reduz a mobilidade dos espermatozoides. Roupas íntimas masculinas muito apertadas e que não permitem transpiração aquecem excessivamente os testículos. Nas mulheres, observar o ciclo menstrual.

Nenhum comentário: