segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Final de ano próximo...... Mudanças necessárias para um novo ano que se aproxima!!!!





O final do ano está chegando e com ele toda a correria que esta época traz. Além disso, parece que tudo passa mais rápido. O tempo não dá para tudo o que é preciso fazer – tanto na vida profissional como na pessoal. Sem perceber, não paramos pra nada, nem pra pensar ou dar um tempo especial para nós mesmos. É o conhecido "piloto automático" – ligamos e vamos em frente. Veja algumas dicas importantes que Eduardo Shinyashiki propõe para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida – seja no final de ano, sempre corrido, ou no nosso dia-a-dia.

Perceba a mudança como necessária
O primeiro passo para fugir do “piloto automático” é perceber a real necessidade da mudança. Faça um balanço de sua vida, liste todos aqueles planos feitos na virada do ano, numere suas prioridades, tanto da vida profissional, quanto da pessoal. Lembre-se que não é por estarmos no final do ano que novos planos não podem ser acrescentados, nem os antigos podem ser eliminados da lista. Acreditar que você pode mudar é o primeiro e grande passo para a mudança!

Modifique os pensamentos
Grande parte do estresse que vivenciamos está na forma como encaramos as situações. Não há como evitar ou ignorar as situações estressantes da vida, mas há como se influenciar de forma mais positiva por tais acontecimentos. Mantenha em mente seus planos para a mudança, suas prioridades, tome cada dificuldade do dia como uma oportunidade de aprendizado, e troque as velhas desculpas como “eu não consigo” ou “pelo menos eu tentei” por pensamentos construtivos, como “eu posso” e “posso demorar, mas eu vou conseguir”. Apesar de não perceber, nossos pensamentos têm força sobre a nossa vida.

Alimente a alma
Momentos de lazer e reflexão são de extrema importância para a criatividade e o bem-estar. Quando cansados e desanimados, fazemos um enorme esforço para caminhar pela vida. Organize sua agenda e permita-se frequentar espaços culturais, cinemas, realize passeios em família, mesmo que seja um passeio pelo parque. A boa convivência com entes queridos, um pouco de lazer e tempo para pensar em outras coisas, que não os problemas, nos inspiram em nossas tarefas e melhoram a qualidade de tudo aquilo que fazemos.

Disponha-se sinceramente a mudar
Quando estamos no automático, temos a sensação de que estamos presos, de que nossas vidas são previsíveis e de que nunca alcançaremos os resultados desejados. Na correria impensada do cotidiano, acabamos cansados e desanimados, nos sentindo incapazes de promover tais modificações. Parece impossível encontrar uma brecha na agenda, mas não desanime! Mudar demanda esforço e paciência, sim, mas os resultados são incríveis. Direcione sua atenção no que quer, não desista da mudança, seja persistente e, o mais importante de tudo, acredite no enorme poder pessoal que há dentro de você.


Eduardo Shinyashiki especializou-se em Desenvolvimento Humano nos Estados Unidos, Europa, América do Sul, México e Índia e estudou aspectos emocionais, mentais e físicos do ser humano e, como resultado, desenvolveu palestras e treinamentos aplicados em campos diferenciados como Educação, Comunicação, Liderança, Motivação, Desenvolvimento Humano e Organizacional. Realiza palestras e é autor dos livros Viva como Você Quer Viver e A Vida é um Milagre (Editora Gente). É irmão de Roberto Shinyashiki, autor de vários livros, entre eles, Amar Pode dar Certo. Saiba mais sobre Eduardo no site: www.edushin.com.br

Nenhum comentário: