segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Lavar as mãos é mais do que um simples gesto, é obrigação!!!!



Quando houve o advento da gripe suína, o vírus influenza A (H1N1), uma das medidas de prevenção mais comentadas e indicadas pelos médicos foi a mais simples de todas: lavar as mãos (nossas mães tinham razão). Agora é a bactéria KPC, que atua basicamente nos hospitais – por isso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicou resolução que torna obrigatória a instalação de dispensadores de álcool em gel em hospitais e clínicas. A obrigação se estende a entidades públicas ou privadas, em todos os quartos, ambulatórios e prontos-socorros, para evitar a transmissão de infecções. Bem, isso deveria ser a coisa mais óbvia, não? Qualquer profissional de um hospital deveria usar luvas e lavar as mãos constantemente. Não é assim, pelo que parece...

E você tem ideia de quantas pequenas – ou grandes – doenças poderemos evitar se simplesmente lavarmos as mãos? Por mais bobo que pareça, você já pensou quantos lugares de contaminação enfrentamos no nosso dia-a-dia? Não só contaminação do vírus da gripe, mas de vários outros vírus, micróbios e bactérias. Além disso, evitar colocar a mão perto do rosto enquanto está na rua, é uma outra boa medida. Veja a listinha dos lugares do nosso dia-a-dia que são beeeeeeem sujinhos.

* Transportes públicos.
* Dinheiro.
* Corrimão de escada rolante.
* Qualquer corrimão público.
* Maçaneta de banheiro (restaurantes e públicos).
* Botão de descarga de vaso sanitário (restaurantes e públicos).
* Interruptor de luz de banheiro (restaurantes e públicos).
* Maçaneta de porta de vidro de banco.
* Portas giratórias manuais.
* Alças de bolsas.
* Chaveiro de carro.
* Cartões de crédito/débito.
* Porta de empurrar de entrada de banco.
* Telefone celular.
* Teclado de computador de cyber cafés.
* Idem mouse.
* Nossa carteira de dinheiro.
* Base da bolsa (que vira e mexe vai ao chão)
* Revistas/livros em lugares públicos.
* Telefones públicos.
* Carrinho de supermercado.
* Direção do carro.

Lembra de mais algum? Se sim, mande para mim. E não se esqueça: nada de obsessão, mas lave a mão sempre que puder! e não se esqueça do álcool gel (que é uma ótima solução também). Detalhe importantíssimo: não fique colocando a mão no rosto, nos olhos, na boca. Simples, não é? E cá entre nós, independentemente de contaminações, esses hábitos devem ser adotados para sempre, você não acha?

Um comentário:

Lucas disse...

Justo o que eu procurava sobre corrimao de escada