Alimentos ricos em triptofano, que é uma substância responsável pela sensação de bem-estar, são uma ótima opção para o café da manhã. Nele estão incluídos o leite e seus derivados, como queijo branco e iogurte desnatado, também o abacate, entre outros.
Também dê exclusividade aos carboidratos, como pães, cereais integrais, arroz integral, massas integrais; sementes como nozes, castanhas, lentilhas também são indicadas. Além de calmantes naturais como o maracujá, a camomila e erva-doce podem ser incluídos os peixes, que contém o ômega 3, também responsável por ajudar o sistema nervoso central.
Outras sugestões: o talo da alface ameniza a irritação, porque contém uma substância que chama lactucina e também funciona como um calmante. Alimentos ricos em fibras, encontrados em castanhas e também na aveia, combatem a ansiedade e a depressão.
Mas é preciso ficar longe dos vilões, que têm o potencial inverso - aumentam a ansiedade e o nervosismo, porém num primeiro momento "enganam". É o caso do chocolate, por exemplo, que instantaneamente promove uma sensação de relaxamento e alívio, mas depois a sensação de ansiedade vem muito mais intensa.
Outros vilões que agem da mesma forma são o café, açúcar, o álcool, o refrigerante, cigarro, que são elementos estimulante e podem aumentar a sensação de estresse, por isso o ideal é evitá-los e substituí-los pelos alimentos e bebidas indicados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário