domingo, 13 de fevereiro de 2011

O impacto do Stress no Organismo



De acordo com dados da organização mundial de saúde (OMS), o estresse afeta mais de 90% da população mundial e é considerado uma epidemia global. A reação do organismo aos agentes Estressantes pode ser dividida em três estágios:

No primeiro estágio (alarme), o corpo reconhece o estressor e ativa o sistema neuroendócrino. A função dessa resposta fisiológica é preparar o organismo para a ação, que pode ser de “luta” ou “fuga”.

No segundo estágio, (adaptação), o organismo repara os danos causados pela reação de alarme, reduzindo os níveis hormonais. No entanto, se o agente ou estímulo estressor continua, passa-se para o terceiro estágio,

No terceiro estágio (exaustão) começa e pode provocar o surgimento de uma doença associada à condição estressante, pois nesse estágio começam a falhar os mecanismos de adaptação e ocorre déficit das reservas de energia.

SINTOMAS GERAIS DE STRESS:

Ansiedade, desânimo, desmotivação, tensão muscular, cansaço mental, cansaço físico, distúrbios do sono, depressão, excesso de preocupação, angústia, pressão no peito, alto grau de irritação, cefaléias freqüentes, hipersensibilidade emocional, sentimento de solidão ou desamparo, sensação de extrema fragilidade, dificuldade de concentração, diminuição do desejo sexual, diminuição da memória, dores nas costas, distúrbios alimentares, diminuição da resistência imunológica, oscilações da pressão arterial, disfunções sexuais, aumento do consumo de álcool, cigarros e drogas.


Por isso, se algum desses sinais e sintomas fazem parte de seu corpo e de sua mente, não hesite em começar hoje mesmo a mudar essa situação! Alimente-se melhor, faça atividades físicas, e faça Terapias Alternativas! Para Prevenir e Amenizar os sintomas!!!! Pense nisso com carinho! e claro, sempre consulte seu médico!

Nenhum comentário: