segunda-feira, 2 de julho de 2012

Escalda pés, os beneficios para o organismo !!




Na correria da vida atual, o desgaste provocado pelo uso de saltos altos, por muitas horas em pé ou trabalhando sentados em frente a um computador, sem movimentar as pernas, é natural ao final do dia sentirmos um enorme cansaço nas pernas e nos pés. E a maioria de nós esquece de cuidados básicos e simples, que podem ajudar a revigorar o corpo e permitir o relaxamento necessário para recompor as energias. Poucas pessoas lembram, por exemplo, que os pés são a base de sustentação do corpo e que, tratando-os de maneira correta, é possível obter sensação de bem- estar e benefícios para todo o organismo. Algo simples e sem mistérios - o escalda pés, uma receita da época de nossas avós, é ideal para combater a sensação de pés cansados e sofridos após um dia inteiro de trabalho. Também é possível - e recomendável - incluir sais de banho, ervas, óleos essenciais. Pode-se, ainda, diluir arnica para reduzir o inchaço ou acrescentar sal grosso para desintoxicação.

Além disso, colocar no fundo do recipiente onde será realizado o escalda-pés, algumas pedrinhas ou bolinhas de gude, proporciona uma boa massagem na planta dos pés. Basta pressioná-los sobre estes pequenos objetos.

Esta receita tradicional ajuda a aliviar a pressão dos pés, descansar as pernas, reduzir calos e aliviar o stress do dia-a-dia. Mas ela vai além, pois de acordo com a técnica chinesa da acupuntura, nos pés estão cerca de 70 mil terminações ou pontos nervosos que estão associados aos diversos órgãos do corpo humano. A pressão e o aquecimento desses pontos causam um reflexo imediato no equilíbrio energético de todo o corpo.

O ritual pode ser feito em casa ou em uma clínica especializada, por profissionais, que, neste caso, também incluem sons, chás, máscaras e uma massagem nos pés a Reflexologia Podal.

Datado de 4.000 a.C., o escalda-pés era utilizado pelos antigos para descansar e aliviar os pés depois de longas caminhadas. Hoje em dia o método continua a ser utilizado, e não só por aqueles que caminham: o escalda-pés pode ser um grande aliado dos corredores também.

“Os pés são verdadeiras colunas de sustentação de nosso corpo, merecem atenção especial. Os atletas os têm como ferramenta de trabalho e precisam estar atentos a esta parte do corpo”.

O Escalda-pés tradicional é composto por uma tina de carvalho com água quente, ( Ofurô ) na qual são adicionadas ervas relacionadas ao tipo de tratamento que a pessoa quer fazer.

Indico abaixo algumas ervas para ser feito em casa o seu Escalda pés.

Arnica -Diminuir a dor e o edema

Calêndula e manjericão - São ervas anti-sépticas e antibctericidas, combatem frieiras

Guiné - Diminui dores nas articulações

Arruda - Ativar a circulação diminuindo os edemas

Sal grosso - Dominuir os edemas

Cravo, canela e alecrim - Estimulantes

Lavanda, erva cidreira e camomila - Relaxar, estimular o sono.

Mas ATENÇÃO !!!

O escalda pés tem algumas contra indicações:

Não pode ser feito em pessoas portadoras de Diabetes (devido a falta de sensibilidade tatil dessas pessoas, é contra-indicado, pois podem se queimar com a água quente e não perceberem...), arteriosclerose ou doença de Buerger (doença que afeta os vasos sanguíneos das mãos, braços, pernas e pés, provocando o seu inchaço (vasculitis) e impedindo a circulação do sangue (isquemia, um problema circulatório). Cuidado ao utilizar óleos essenciais!! sempre consulte um Profissisonal!!!!

O Espaço Zen disponibiliza esse benéfico Tratamento! Confira!!

Nenhum comentário: