terça-feira, 17 de agosto de 2010

Aroma através dos tempos - Origem dos perfumes




Desde que o homem primitivo aprendeu as técnicas de preparar o fogo, começou a modificar o cheiro da fumaça pela adição de ervas e plantas aromáticas.

No período Neolítico, a Idade da Pedra, à 4000 AC, houve a transição do modo de vida nômade para tribos assentadas. Isso propiciou o cultivo de plantas e o domínio da extração de óleos essenciais, através da pressão feita com as pedras.

As civilizações antigas evocavam os espíritos do céu em rituais com queima de ervas, acreditavam que os deuses alimentavam-se do incenso, em latim "per fumum".

Esta é a origem da palavra perfume.

Os egípcios usavam óleos essenciais no processo de mumificação; gregos e romanos perfumavam a sí próprios e também os móveis de suas casas.

No século 10 DC um alquimista árabe descobriu o método da destilação e preparou a 1ª Água-de-Rosas do mundo.

No final do século 13 DC o cheiro de lavanda tornou-se popular em toda a Europa, mas foi somente na França Renascentista que a perfumaria tornou-se uma arte.

Com o crescimento da indústria química no século 17 DC, substâncias começaram à ser sintetizadas e os perfumes tornaram-se mais acessíveis.

Em 1714 Jean Marie Farina criou a Eau de Cologne, precursora das águas-de-toilete e em 1920, com a possibilidade de obtenção dos aldeídos sintéticos, foi criado o perfume mais famoso do mundo: Chanel 5.

Nenhum comentário: