quinta-feira, 3 de junho de 2010

O que é ser Terapeuta Holístico? e o que significa essa Profissão?





Muitas pessoas me perguntam o que é Terapia Holística e nesse momento me lembro que antes da minha atuação profissional nessa área, essa era também a minha dúvida.

Nós, "profissionais holísticos" estamos hoje sendo pioneiros em ciências que já tiveram seus pioneiros há milênios, mas que com o tempo e a perda das informações foram caindo no esquecimento da humanidade. Sendo assim, sei do meu papel de divulgação e de abertura de caminhos para que outros, no futuro, tenham mais espaço e credibilidade em seu trabalho. Coloco abaixo um texto que traz de forma muito clara o que é a Terapia Holística:

"Terapia = harmonizar, equilibrar; Holística = do grego holus: totalidade)
é mais Qualidade e Bem-Estar em sua vida, utilizando-se de uma somatória de técnicas milenares e modernas, sempre suaves e naturais, proporcionando harmonia, autoconhecimento e incrementando sua capacidade de ser bem-sucedido. Aconselhamento, Terapia Floral, Terapia Corporal , Acupuntura, Auriculoterapia, Cromoterapia, Fitoterapia, Reiki, dentre muitas outras técnicas...
...popularmente chamadas de "terapias alternativas" são aplicadas pelo Terapeuta Holístico, que procede ao estudo e à análise do cliente, realizados sempre sob o paradigma holístico, cuja abordagem leva em consideração os aspectos sócio-somato-psíquicos. Cada caso é considerado único e deve-se dispor dos mais variados métodos, para possibilitar a opção por aqueles com os quais o cliente tenha maior afinidade, promovendo a otimização da qualidade de vida, estabelecendo um processo interativo com seu cliente, levando este ao autoconhecimento e a mudanças em várias áreas, sendo as mais comuns: comportamento, elaboração da realidade e/ou preocupações com a mesma, incremento na capacidade de ser bem-sucedido nas situações da vida (aumento máximo das oportunidades e minimização das condições adversas), além de conhecimento e habilidade para tomada de decisão. Avalia os desequilíbrios energéticos, suas predisposições e possíveis consequências, além de promover a catalização da tendência natural ao auto-equilíbrio, facilitando-a pela aplicação de uma somatória de terapêuticas de abordagem holística, com o objetivo de transmutar a desarmonia em autoconhecimento.

Nenhum comentário: