quinta-feira, 3 de junho de 2010

Chakras




Chakra, palavra sânscrita, que significa, literalmente, "roda da lei" ou "roda da vida ou da morte", pois são semelhantes a rodas.

Os desenhos esquemáticos dos hindus mostram os chakras como pequenos torvelinhos ou vórtices que localizam-se no corpo, englobados pela aura humana, através do qual nós recebemos, transmitimos e processamos as energias da vida. São também tidos como centros de força.

Cada chakra possui dois vórtices de energia, um na frente e outro atrás, localizados ao longo da coluna e conectados entre si.

É sobre esta conexão energética interior, no fio central da coluna, que a massagem Ayurvédica vai trabalhar para re-equilíbrar e harmonizar todas as energias e órgãos do corpo humano, canalizando a energia da base da coluna (cóccix) até o ápice (1ª cervical), ou seja, do 1º para o 7º chakra. Os chakras da palma da mão e da planta dos pés completam o circuito de conexão fazendo a ligação, no caso do chakra da planta dos pés com a terra e da palma das mãos com a terra, com o céu e com tudo que está á nossa volta. O 4º chakra, o cardíaco, vórtice central do corpo humano, funciona como purificador de todas as energias que são direccionadas para cima, ou seja para o céu – para o 7º chakra. A activação ou dinamização deste circuito energético traz não só a saúde mas também contribui para rejuvenescer o corpo.



O corpo humano contém centenas de focos de concentração de energia. Ter um bom conhecimento desses centros, das suas funções e dominâncias é primordial para realizar um bom trabalho com a terapia ayurvédica.

Há, contudo, conforme já explicitado, 7 centros de energia que são considerados como centros maiores e mais importantes. Cada chakra é reconhecido no corpo como um foco de força-vida relativo às energias físicas, emocionais, mentais e espirituais. Os chakras formam uma rede através da qual corpo, mente e espírito interagem como um todo.

Os 7 chakras principais correspondem a aspectos específicos da nossa consciência e tem cada um as suas características e funções individuais. Eles tem conexão com uma das várias glândulas do sistema endócrino.

O objectivo principal em compreender e trabalhar com os chakras é criar uma integração e uma totalidade em nós próprios. Desta maneira, nós levamos os vários aspectos de nossa consciência, do físico ao espiritual, a relacionarem-se harmoniosamente. Enfim, nós começamos a reconhecer que os diferentes aspectos dentro de nós (físico, material, sexual, espiritual, etc.) trabalham em conjunto e que cada aspecto é tanto parte do todo como qualquer um dos outros. Nós temos que ter a capacidade de admitir, aceitar e integrar todos os níveis do nosso ser.

Para ajudar no processo do nosso desenvolvimento integral enquanto seres humanos é muito importante compreender que os chakras são para a nossa consciência aberturas através das quais as forças emocionais, mentais e espirituais fluem na expressão física. São aberturas através das quais se introduzem os nossos sistemas de crenças e atitudes, criando a nossa estrutura corpo/mente. A energia criada pelas nossas emoções e atitudes mentais, circula através dos chakras e é distribuída às nossas células, tecidos e órgãos. Compreender isto, traz-nos um tremendo "insight" de como nós próprios afectamos o nosso corpo e mente, para melhor ou para pior.

Compreender os chakras e a sua interligação com a nossa consciência, é compreendermos melhor a nós próprios. Esse entendimento torna-nos capazes de fazer as nossas escolhas e tomar as nossas decisões, com consciência e equilíbrio, em vez de sermos cegamente influenciados pelas forças dispersas da vida.

O antigo ditado "Conhece-te a ti mesmo!" é ainda muito verdadeiro. Se conhecemos a nós próprios temos a possibilidade de realizarmos um trabalho consciente e produtivo de transformação das energias de quem nos procura para realizar um tratamento.


1º CHAKRA = MULADHARA

Localiza-se em cima da base da coluna ou cóccix. A cor associada a este chakra é a vermelha (côr secundária preto). O elemento a ele associado é a terra. Rege o sistema locomotor, as glândulas endócrinas, rins, coluna espinal, cólon, pernas e ossos. Está associado a terra e a matéria, a vitalidade, a saciedade dos desejos, dar fundamento (bases), coordenação física e sobrevivência. Dá vitalidade ao corpo físico. É a força da vida, da sobrevivência, auto-preservação e instintos. As gemas e minerais a ele associados são o rubi, a granada, a hematita, o jaspe sanguíneo, a turmalina preta, a obsidiana, o quartzo fumado. Quanto aos alimentos que lhe são benéficos: as proteínas (carne e produtos lácteos não são recomendados), frutos vermelhos e vegetais.

Este chakra indica como qualidades e lições a aprender: assuntos relacionados ao mundo material, sucesso. O corpo físico, o domínio do corpo. Base (fundação), individualidade, estabilidade, segurança, imobilidade, tranquilidade, saúde, coragem, paciência.

Pode também manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração, as seguintes características: egocentrismo, insegurança, violência, ganância, fúria; demasiada preocupação com a própria sobrevivência; tensão na coluna e prisão de ventre.


2º CHAKRA = SVADHISTHANA

Localiza-se logo acima dos órgãos reprodutores, acima do osso púbico. A cor associada a este chakra é a laranja. O elemento associado é a água. Rege os órgãos reprodutores, ovários, testículos, próstata, genitais, baixo ventre, bexiga, vesícula. Está associado a sexualidade, criatividade, procriação, sensualidade, habilidade de sentir emoções, contentamento, assimilação dos alimentos, força física, vitalidade e sexualidade. As gemas e minerais a ele associados são a turmalina, coral, calcite dourada, âmbar, citrina, topázio dourado, aventurina pêssego. Quanto aos alimentos que lhe são benéficos: líquidos, frutos e vegetais laranjas.

Este chakra indica como qualidades e lições a aprender: dar e receber, emoções, desejos, prazer, amor sexual / passional, movimento, assimilação de novas ideias, saúde, família, tolerância, abandono (entrega), trabalhar harmoniosa e criativamente com os outros.

Pode ainda manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração, as seguintes características: exagerada indulgência com a comida ou sexo, dificuldades sexuais, confusão, ausência de objectivos, ciúme, inveja, desejo de possuir, impotência, problemas uterinos e/ou de bexiga.


3º CHAKRA = MANIPURA

Localiza-se em cima da boca do estômago (acima do umbigo e abaixo do osso esterno – peito). A cor associada a este chakra é o amarelo. O elemento a ele associado é o fogo. Rege todos os órgãos localizados na barriga: fígado, vesícula biliar, pâncreas, supra-renais, músculos e estômago e ainda o sistema nervoso. Está associado ao poder. Dá a vitalidade, força para exprimir emoções e para ter integridade. Tem como função vitalizar o sistema nervoso simpático bem como os processos digestivos, o metabolismo e as emoções. As gemas e minerais a ele associados são a citrina, o topázio dourado, o âmbar, o olho de tigre, a calcita dourada e o ouro. Os alimentos benéficos: os amidos, e as frutas ou vegetais amarelos.

Este chakra indica como qualidades e lições a aprender: vontade, poder pessoal, autoridade, energia, controle do desejo, auto-controle, brilho (esplendor), calor humano, despertar, transformação, humor, riso, imortalidade, tomar mais do que se pode assimilar ou usar, demasiado ênfase no poder e/ou identificação, fúria, medo, ódio, problemas digestivos.


4º CHAKRA = ANAHATALocaliza-se no centro do tórax entre os mamilos (no meio do peito na área do osso esterno). A cor associada a este chakra é o verde (cor secundária, pirite). O elemento associado a ele é o ar. Rege a glândula do timo, coração, sistema circulatório, braços, mãos, pulmões. Associado ao coração e ao amor abnegado pela transcendência do ego e do julgamento. As suas funções são amor e paz incondicional; dá a habilidade (capacidade) de amar a si próprio e aos outros incondicionalmente. Ancora, dá fundamento a força-vida do Eu Superior. As gemas e minerais associados a ele são a esmeralda, turmalina verde e rosa, malaquita, jade verde, aventurina verde, crisopásio, quartzo rosa, rubi. Os alimentos que lhe são benéficos são as frutas e vegetais verdes.

Este chakra indica como qualidades e lições a aprender: divino / incondicional amor. Perdão, compaixão, compreensão, equilíbrio, consciência de grupo, união com a vida. Aceitação, paz, abertura, harmonia, contentamento.

Pode manifestar, se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração, como qualidades negativas, as seguintes características: repressão do amor, instabilidade emocional, desequilíbrio, problemas de coração e circulação.


5º CHAKRA = VISHUDHALocaliza-se na garganta. A cor a ele associada é o azul turquesa. A elemento: o Akasha e o éter. Rege a glândula tiróide, para-tiróide, hipotálamo, garganta, boca. Está associado ao mundo da comunicação, expressão, audição e todos os usos do som e da palavra. As suas funções incluem a criatividade, receptividade, habilidade para comunicar, discurso, som, vibração, comunicação. Tem como gemas e minerais associados a turquesa, a celestite, o topázio azul, a sodalite, o lápis lazuli, a agua marinha, a azurite e a ryanite. Os alimentos benéficos são: as frutas e vegetais azuis e púrpura.

Este chakra indica como qualidades e lições a aprender: poder da palavra falada, verdadeira comunicação, expressão criativa no discurso, na escrita, nas artes. Integração, paz, verdade, conhecimento, sabedoria, lealdade, honestidade, confiança, amabilidade, gentileza.

Pode manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração, as seguintes características: problemas na comunicação e/ou discurso, excesso de uso insensato do conhecimento, ignorância, falta de discernimento, depressão e problemas da tiróide.


6º CHAKRA (3º OLHO) = AJNA
Localiza-se no centro da testa entre as sobrancelhas. É conhecido como 3º olho ou 3ª visão. A cor associada a este chakra é o azul índigo (azul escuro). O elemento associado é a luz. Rege a glândula pituitária, o olho esquerdo, o nariz e orelhas. Está associado a telepatia, clarividência, intuição e desenvolvimento mental. Dá visão interior, intuição e a habilidade de se conhecer a si próprio. Vitaliza o baixo cérebro (cerebelo) e o sistema nervoso central. Responsável pela Visão. Os minerais e gemas associados a ele são o lápis lazuli, azurite, sodalite, cristal de quartzo puro, safira, turmalina. Os alimentos que lhe são benéficos são os da côr azul ou púrpura, frutas e vegetais.

Este chakra indica como qualidades e lições a aprender: realização da alma, intuição, "insight", imaginação; clarividência, concentração, paz de espírito; sabedoria, devoção, percepção para além da dualidade.

Pode manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração, as seguintes características: falta de concentração, medo, cinismo, tensão, dor de cabeça, problemas nos olhos, pesadelos e demasiado deslocamento deste mundo.


7º CHAKRA = SAHASRARA

Localiza-se no topo da cabeça, prolongando-se mais acima. É a abertura para a Consciência Universal. A cores associadas a este chakra são: violeta, lilás, roxo, branco, prateado ou dourado. O elemento associado são os pensamentos e a vontade. Rege a glândula Pineal, córtex cerebral, sistema nervoso central, olho direito. Vitaliza o cérebro superior (cerebrum). Está associado ao mundo espiritual e à ligação com o Divino. Tem como gemas e minerais associados: a ametista, alexandrite, diamante, sugilite, fluorite púrpura, cristal de quartzo, selenite. Este chakra associa-se à ideia de jejum e também às frutas e vegetais de côr violeta e púrpura.

Indica como qualidades e lições a aprender: unificação do Eu Superior com a personalidade humana, união com o infinito, vontade espiritual, inspiração, unidade, sabedoria e compreensão divina. E ainda, idealismo, serviço voluntário (desinteressado), percepção além espaço e tempo e conformidade de consciência.

Pode manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração, as seguintes características: falta de inspiração, confusão, depressão, alienação, hesitação em servir, senilidade.

Nenhum comentário: