A palmarosa é uma planta herbácea tipica de regiões tropicais. A planta inteira é destilada sendo que nas flores concentram-se a maior quantidade de óleo essencial. Possui fragrância agradável, fresca, semelhante à rosa. O óleo essencial é amarelo,largamente utilizado em perfumaria e em cosméticos. O óleo de palmarosa é muito valioso para os cuidados com a pele, especialmente se diluído em óleo de rosa-mosqueta. Ele hidrata e estimula a pele, balanceando a sua produção sebácea. Assim como a lavanda, a palmarosa excelente regenerador celular.
Também é antisséptica, e por isso valiosa em infecções de pele e acne. Externamente é indicada para pele seca, envelhecida e enrugada, e possui ação calmante e refrescante para a pele. O seu alto teor de geraniol faz dela um bom anti-infeccioso, atuando de forma específica no sistema linfático. É também bactericida e fungicida e estimulante do sistema imunológico. Inalado, considera-se que tem um efeito normalizador na glândula tireoide. Também é indicado para sinusite e otite, e é útil em casos de micoses, eczemas e escaras. No âmbito emocional, auxilia em casos de estresse e irritabilidade. Ele tem um efeito levemente afrodisíaco e auxilia onde o estresse e a tensão interferem na satisfação sexual.
Considerado pela Aromaterapia o óleo mais sensível, pois trabalha muito a sensibilidade e também a intuição!
O óleo de Palmarosa combina bem com rosa, bergamota, cedro, gerânio, mandarina, sândalo e ylang-ylang. A ação da palmarosa sobre o sistema digestivo é como um tônico leve e auxilia na digestão, além de ser útil em casos de diarreia, gastroenterite e disenteria. Auxilia também a melhorar o apetite e pode ser utilizado no tratamento da anorexia nervosa.
Precauções:
Deve ser evitado durante a gravidez. Este óleo é considerado não-tóxico e não-irritante para a pele.
Maiores informações ou dúvidas entre em contato com o Espaço Zen Terapias!
Nenhum comentário:
Postar um comentário