sábado, 9 de junho de 2018

Chá de Folhas de Oliveira


Além das deliciosas azeitonas, as oliveiras também nos deram outro grande presente: suas folhas, que não são utilizadas na produção das azeitonas ou do azeite, mas que também trazem inúmeros benefícios para a boa forma e saúde. Vamos conhecer agora para que serve o chá de oliveira e descobrir suas propriedades.

Utilizadas na forma de extrato e mais popularmente como chá, as folhas de oliveira podem auxiliar na perda de peso, diminuição do colesterol, melhora da pressão arterial e no fortalecimento do sistema imunológico, entre outras propriedades para a saúde.

O que é chá de oliveira?
Quem nunca ouviu falar do chá de oliveira pode pensar que se trata de mais uma novidade no universo da boa forma, mas a verdade é que o uso medicinal das folhas de oliveira já era feito há alguns milhares de séculos. Cientistas já sabem hoje que as culturas antigas do Egito e do Mediterrâneo utilizavam a folha de oliveira para tratar uma série de condições de saúde.

O chá de oliveira é feito a partir das folhas secas da Olea europaea, nome científico da oliveira, que é exatamente a árvore que produz azeitona e azeite. Ela, aliás, é considerada uma das árvores mais antigas do mundo (acredita-se que algumas possam ter mais de 2 mil anos de idade).

Ainda que o extrato da folha de oliveira seja evidentemente mais concentrado que o chá, há também muitos benefícios do chá de oliveira, já que boa parte dos compostos permanece na bebida (apesar do calor a que as folhas são submetidas).

Como a concentração de substâncias benéficas tende a ser menor no chá, o seu consumo deverá ser regular e repetido algumas vezes durante o dia para que seu efeito possa ser notado.

Benefícios do Chá de Oliveira
O chá de oliveira tornou-se popular nos últimos anos graças ao seu potencial emagrecedor. Por atuar na queima de gorduras, muitos acreditam que o chá de oliveira emagrece mesmo e pode ajudá-lo a atingir a boa forma de maneira natural. Mas este não é o único benefício da bebida, como você mesmo poderá conferir abaixo.

Veja então os 10 maiores benefícios do chá de oliveira para boa forma e saúde e entenda para que serve e quais propriedades se destacam:


1. Auxilia no emagrecimento
Como a oliveira dá origem a um alimento tão calórico como o azeite, falar que o chá de oliveira emagrece pode até soar estranho – mas não é bem assim. A folha de oliveira é rica em diversos compostos (sendo o principal a oleuropeína) que estão presentes em quantidades bem menores no óleo de oliva, motivo pelo qual as propriedades do chá de oliveira podem ser um pouco diferentes daquelas do azeite.

Hoje em dia já sabe-se que o chá de oliveira pode ajudar a emagrecer por 3 motivos:

– Diminuição das inflamações

Ainda que mais pesquisas sejam necessárias, o mais importante estudo sobre os efeitos da folha de oliveira no emagrecimento foram feitos na Universidade de Southern Queensland, na Austrália. No artigo publicado em 2010 no American Journal of Nutrition, pesquisadores afirmam terem descoberto importantes propriedades do extrato de folha de oliveira na luta contra o sobrepeso.

No estudo, grupos de ratos foram submetidos durante oito semanas a uma dieta hipercalórica (rica em gorduras e carboidratos), o que os levou a desenvolverem um quadro de síndrome metabólica – conjunto de sintomas que inclui um aumento nos estoques de gordura abdominal, gordura no fígado, hipertensão e alteração na tolerância à glicose.

Um dos grupos passou então a receber, por mais oito semanas, um extrato de folha de oliveira, além da mesma dieta hipercalórica. Ao final das 16 semanas, os ratos que receberam somente a dieta continuavam com síndrome metabólica, mas o ratos que haviam ingerido o extrato de folha de oliveira apresentaram uma significativa redução nos níveis de gordura abdominal, além de uma normalização da sensibilidade à glicose e das funções do fígado e do coração.

Para a Dra. Lindsay Brown, pesquisadora que liderou o estudo, as folhas de oliveira podem ajudar a emagrecer graças às suas propriedades anti-inflamatórias, uma vez que as inflamações são umas das maiores vilãs do sobrepeso.

– Aumento da sensibilidade à insulina

Em um estudo feito com pessoas acima do peso, a suplementação com extrato de folhas de oliveira (com alta concentração de oleuropeína e hidroxitirosol) feita durante seis semanas foi responsável por um aumento de 15% na sensibilidade à insulina.

E apesar de haver menos insulina em circulação, ainda assim os níveis de glicose na corrente sanguínea chegaram a cair quase que pela metade, evidenciando a atuação da folha de oliveira no controle da glicemia sanguínea.

Na prática, menos insulina significa um menor acúmulo de gordura na região abdominal e uma necessidade também menor de consumir mais calorias para regular os níveis de glicose.

– Aceleração do metabolismo

Ainda que o mecanismo de ação não seja totalmente conhecido, acredita-se que o chá de oliveira estimule o metabolismo devido à sua atuação na glândula tireoide e nas catecolaminas, que são neurotransmissores (como a adrenalina e a noradrenalina) secretados pela glândula suprarrenal e que podem acelerar a queima de gorduras.

Por esse motivo, diz-se que o chá de oliveira queima gorduras, pois o metabolismo acelerado exige mais energia, e se esta não chega através da alimentação, o corpo é obrigado a retirá-la do excesso de gordura.

2. Protege o coração
Além de colaborar com a perda de peso, podemos dizer que esse é um dos maiores benefícios do chá de oliveira: a diminuição dos riscos de complicações cardíacas. Alguns dos compostos presentes na folha da oliveira inibem a oxidação do LDL – o mau colesterol – e evitam assim que ele se deposite nas paredes das artérias, causando arteriosclerose e infarto.

3. Controla a Pressão
Os compostos fitoquímicos do chá de oliveira (sobretudo a oleuropeína) também reduzem as inflamações (que por sinal são a maior causa de doenças cardíacas) e estimulam a circulação, relaxando as artérias e causando uma diminuição na pressão arterial. Além de evidentemente reduzir os riscos de condições associadas à pressão alta, esses benefícios do chá de oliveira também trazem mais proteção ao coração, que poderá se ver livre de variações no fluxo sanguíneo e também nas arritmias.

4. Diminui o Colesterol
O chá de oliveira contém oleuropeína, substância encontrada na folha de oliveira que reduz a oxidação das lipoproteínas de baixa densidade – ou LDL, o colesterol ruim. Ao ser oxidada, a molécula de colesterol vai diretamente para a parede das artérias, onde irá estimular o acúmulo de células inflamatórias e causar a formação de uma placa, o que, como já vimos, poderá eventualmente causar entupimento do vaso sanguíneo e provocar um infarto.

5. Protege o Fígado
Mais um dos benefícios do chá de oliveira para quem está precisando emagrecer é a sua propriedade hepatoprotetora, ou seja, o chá mantém o fígado trabalhando de maneira adequada, o que evita o acúmulo de gordura no órgão (condição conhecida como esteatose hepática) e permite que as toxinas sejam eliminadas de maneira eficiente.

6. Previne o Envelhecimento Precoce
O chá de oliveira é rico em antioxidantes que protegem o corpo contra a ação dos radicais livres, prolongando assim a saúde e prevenindo o envelhecimento precoce. Nas folhas de oliveira podemos encontrar os antioxidantes resveratrol (o mesmo que também está presente na uva), tirosol, oleuropeína e hidroxitirosol, sendo estes dois últimos dois dos fitoquímicos mais importantes para nossa saúde.

Embora pouco conhecido, o hidroxitirosol é certamente merecedor de mais atenção por nossa parte, uma vez que seu potencial antioxidante é maior inclusive que o do chá verde. Apesar da importância das duas bebidas, o hidroxitirosol tem uma capacidade de absorção de radicais livres 10 vezes maior que a do chá verde. E, pasmem: 400 vezes maior que aquela da vitamina C, outro potente antioxidante natural.

Portanto, além de suco de uva, chá verde e cremes de beleza, que tal acrescentar algumas xícaras de chá de oliveira aos seus cuidados diários de beleza?

7. Fortalece o Sistema Imunológico
Alguns compostos encontrados na folha de oliveira (oleuropeína, hidroxitirosol, flavonóides e polifenóis) são responsáveis pelo fortalecimento das linhas de defesa do organismo contra vírus, fungos e bactérias. Assim, o consumo regular de chá de oliveira pode fortalecer o sistema imunológico e auxiliá-lo na prevenção e combate a diversas doenças, como herpes, pneumonia, gripe, infecções dentárias e de ouvido.

8. Combate a Osteoporose
Em um estudo publicado recentemente na revista “Osteoporosis International” pesquisadores demonstraram que a oleuropeína presente nas folhas de oliveira foi capaz de estimular tanto um aumento do número quanto da atividade das células ósseas (osteoblastos).

Ainda de acordo com os responsáveis pelo estudo, a oleuropeína pode ser utilizada para aumentar a produção de osteoblastos, o que por sua vez pode prevenir a perda de massa óssea associada ao envelhecimento e também à osteoporose.

9. É um diurético natural
Estudos têm evidenciado outra propriedade da oleuropeína: sua capacidade para atuar como um diurético natural. O consumo regular de chá de oliveira pode ajudá-lo a reduzir a retenção de líquido e também aumentar a eliminação de toxinas – dois fatores importantes para quem está precisando perder peso.

E graças às suas propriedades antibacterianas e antivirais, o chá de oliveira pode atuar na prevenção e tratamento das infecções urinárias e dos cálculos biliares.

10. Possui Propriedades anti-inflamatórias
Os mesmos flavonoides que fornecem tantos outros benefícios do chá de oliveira também conferem a ele propriedades anti-inflamatórias. E você já sabe que, ao reduzir inflamações no corpo, você pode diminuir significativamente as causas e os sintomas de inúmeras doenças, como a dor crônica, artrite, doença cardíaca e até mesmo alguns tipos de câncer.


Como Tomar
Para obter todos os benefícios do chá de oliveira, a sugestão é tomar de 3 a 4 xícaras da bebida por dia, durante um período de 3 a 4 meses. Para quem está preocupado com a balança, a quantidade de peso que pode ser eliminada irá depender do seu balanço de calorias ao longo do dia.

Ou seja, ainda que você tome o chá de oliveira para emagrecer, é fundamental que sua dieta seja hipocalórica, o que significa que você deverá consumir menos calorias do que seu metabolismo utiliza ao longo do dia (ou aumentar seu gasto energético através da atividade física).

Como Fazer o Chá de Oliveira
A dica ao fazer o chá de oliveira é utilizar água mineral e já deixar uma quantidade maior pronta no início da manhã, para não correr o risco de ficar sem tempo (ou esquecer) de preparar o chá ao longo do dia.

Leve uma panela com 1 litro de água ao fogo e deixe ferver;
Desligue o fogo e acrescente 3 colheres de sopa de folhas de oliveira;
Tampe e deixe abafar por 10 minutos;
Coe e tome sem açúcar ou adoçante.


Contra-indicações

Grávidas, lactantes e crianças devem evitar o consumo de chá de oliveira. E assim como pode ocorrer com outros tratamentos à base de produtos naturais, algumas pessoas podem ser alérgicas a determinadas substâncias presentes no chá, motivo pelo qual a recomendação é conversar com o médico antes de iniciar o consumo diário do chá de oliveira.



Nenhum comentário: