terça-feira, 17 de abril de 2012

Você consegue perdoar?



Não é de um dia para o outro que se esquece uma traição e nem em um minuto se consegue perdoar. Dói perceber que o marido, a melhor amiga ou a irmã tem defeitos, não é mesmo? Se você parar para pensar, só vai conseguir dizer "te perdoo" se deixar a mágoa de lado e abrir seu coração para o pedido de desculpas. Aceitar o pedido de desculpas exige tempo. Mas acredite: tocar a vida sem mágoas no coração é o melhor remédio para ser feliz!

Um bom exercício para isso é colocar seus sentimentos no papel. A dica é do psicólogo Artur Scarpato: "Escrever é uma forma de jogar para fora a mágoa, a dor, o ressentimento. Assim, você vai colocar em ordem as palavras e se sentir mais segura na hora da conversa."

Sim, uma simples conversa é capaz de restabelecer a relação. Antes disso, porém, é preciso também entender que existem variações de mágoa. "Por isso, o tempo até perdoar vai de acordo com cada caso. As dores mais leves, em geral, são motivadas por brigas do cotidiano, comuns entre amigas, irmãs. Pense durante uma semana, um mês, até se sentir forte para conversar", recomenda o especialista. "Os casos mais graves, quando existe trauma, violência, são mais complicados. Esse perdão pode levar anos", diz Artur.

O rancor e a raiva acumulados podem ser a causa de doenças como a hipertensão, o infarto, a depressão. "Alimentar essas dores fazem mal tanto para quem machucou, quanto para quem está machucado", diz o psicólogo Artur Scarpato. "É preciso cuidado para não prolongar a mágoa, o sentimento de raiva e a vontade de vingança. É preciso trabalhar esses sentimentos". Como? Falando sobre eles. Mas um detalhe faz toda a diferença, garante o especialista: "Falar sem culpar o outro facilita tudo".

Existe treinamento para perdoar

Conheça as quatro dicas de ouro para seguir em frente após ser magoada

1. Não fale de cabeça quente.

2. Na conversa, dê espaço para a outra pessoa falar o que pensa e o que sente.

3. Organize os sentimentos antes de colocá-los para fora.

4. Evite falar sobre o assunto depois do pedido de desculpas.

Caminhada contra a Depressão



Uma simples caminhada rápida nos arredores de casa pode ter um papel importante no combate à depressão, segundo pesquisadores de uma universidade na Escócia.
Estudos anteriores já haviam demonstrado que exercícios vigorosos aliviam os sintomas da depressão, mas o efeito de atividades menos árduas ainda não foi analisado em profundidade.
O novo estudo publicado na revista científica Mental Health and Physical Activity afirma que "caminhar é uma forma de intervenção efetiva contra a depressão" e tem resultados similares aos de formas mais vigorosas de exercício.
O estudo da Universidade de Stirling analisou dados de oito pesquisas com um total de 341 pacientes. "A caminhada tem a vantagem de poder ser praticada pela maioria das pessoas, de implicar pouco ou nenhum custo, e de ser relativamente fácil de incorporar à rotina diária", dizem os autores. Os pesquisadores admitem, no entanto, que mais pesquisas precisam ser feitas sobre o assunto. Ainda há questões sobre a duração, a velocidade e o local onde a caminhada deve ser realizada.

Ar livre

Uma em cada dez pessoas enfrenta depressão em algum momento da vida. Apesar de o problema poder ser tratado com medicamentos, a prática de exercícios é muitas vezes prescrita por médicos como tratamento contra formas mais brandas da doença.
Adrian Taylor, que estuda os efeitos dos exercícios contra a depressão, os vícios e o estresse, na Universidade de Exeter, disse à BBC que o ponto positivo da caminhada é que todo mundo já faz isso no dia-a-dia. "Há benefícios contra problemas de saúde mental como a depressão", afirmou. Ainda não se sabe exatamente como os exercícios ajudam no combate à depressão. Taylor diz que eles podem funcionar como uma distração dos problemas, dando uma sensação de controle e liberando hormônios do "bom-humor".
A ONG de saúde mental Mind diz que suas próprias pesquisas indicam que só o fato de passar tempo ao ar livre já ajuda pessoas com depressão. "Para aproveitar ao máximo as atividades ao ar livre, é importante encontrar um tipo de exercício que você goste e que possa fazer regularmente. Tente coisas diferentes, como caminhar, andar de bicicleta, fazer jardinagem ou até nadar na natureza", aconselha Paul Farmer, presidente da ONG. "Fazer exercícios junto a outras pessoas pode ter um impacto ainda maior, já que oferece uma oportunidade de reforçar laços sociais, conversar com outras pessoas sobre seus problemas ou simplesmente rir e aproveitar o tempo longe da família e do trabalho. Então, peça a um amigo para se juntar a você."

Para Refletir: Onde está a Riqueza?



Você é Rico ou Pobre?

Um dia, um pai levou sua família rica com seu filho em uma viagem para outra cidade com o firme propósito de mostrar-lhe como as pessoas podem ser pobres.

Eles passaram um dia e uma noite na fazenda de uma família muito pobre, de amigos de um dos seus funcionários da empresa.

Quando voltaram da viagem o pai perguntou ao filho:


“Como foi a viagem?”

“Muito bom, pai!”

“Você viu como as pessoas pobres podem ser?”

“Vi sim!”

“E o que você aprendeu?”


O filho respondeu:


“Eu vi que nós temos um cachorro em casa, e eles têm quatro.

Nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim, eles têm um riacho que não tem fim.

Nós importamos os candeeiros no jardim, eles têm as estrelas do céu.

Nosso quintal vai até o jardim da frente, eles têm um horizonte inteiro…”


Quando o pequeno garoto estava acabando, seu pai estava sem fala.

Seu filho acrescentou:

“Obrigado, pai, por me mostrar quão pobres nós somos!”


Não é verdade que tudo depende da maneira como você olha as coisas?


Se você tem amor, amigos, família, saúde, bom humor e uma atitude positiva diante da vida, você tem tudo!

Você não pode comprar nenhuma dessas coisas.

Você pode ter todos os bens materiais que você pode imaginar, provisões para o futuro, etc, mas se você for pobre de espírito, você não tem nada!

A Lei da Atração



“SÓ VOCÊ PODE MUDAR SUA VIDA – NINGUÉM MAIS PODE FAZÊ-LO!”

QUANDO VOCÊ ESTÁ SE SENTINDO BEM, Atrai coisas positivas:

Felicidade, alegria, otimismo, amor, paixão,
esperança, emoção, sorrisos, compaixão.

QUANDO VOCÊ ESTÁ SE SENTINDO MAL, Atrai coisas negativas:

Ódio, inveja, raiva, depressão, tristeza, preocupação,
solidão, culpa, vergonha, medo, apatia.

O SEGREDO:

Você atrai tudo aquilo que teme.
Você atrai tudo aquilo que agradece.
Você atrai tudo aquilo em que foca sua atenção.
Você atrai tudo aquilo do que se queixa.
Você atrai todas as coisas que quizer.
Então só queira coisas boas!!!
E lembre-se; o universo não sabe o significado da palavra”não”.
Exemplo; não pense,”não quero perder”, e sim, “quero ganhar”!!!

Acredite no poder de sua mente!



1º PEÇA – Visualize!

2° ACREDITE – Imagine!

3° RECEBA – Sinta!


Visualizar- feche os olhos, e imagine uma tela de cinema. Veja seu desejo acontecendo, com detalhes, com movimento e história, como se fosse um filme. Os fatos acontecendo.

Imaginar- entre nesse filme e imagine você como o ator principal, faça as cenas com realidade interior. Com emoção e energia sutil, entenda que você esta vivendo tudo aquilo.

Sentir- complete com sensação de vitória, pois você viu o que quer, imaginou como vai ser, agora tem se sentir como se já estivesse vivendo o desejo. É como um faz de conta, só que real.