quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Porque tirar o sapato antes de entrar em casa?


A primeira coisa que vem à mente é um tanto óbvio: a sujeira que os sapatos trazem para dentro de casa. Quando saímos de casa, pisamos nas mais diversas superfícies, que estão muito sujas. Basta imaginar: se você sair de casa sem sapatos, vai ter um bocado de aflição quanto aos lugares que você vai pisar e a cor que os seus pés vão ficar depois dessa caminhada, não vai? Agora imagina que toda essa sujeira que ficaria nos seus pés ficam agarradas no seu sapato, mais e mais a cada vez que você sai com ele na rua. Como o Feng Shui considera que a tanto a sujeira quanto a desorganização atrapalham a harmonização dos ambientes, os sapatos que vêm da rua não devem circular pela casa. É uma questão de higiene.
Outra coisa igualmente importante é a energia da sujeira que você traz para dentro de casa e é aqui que entra o Feng Shui. A sabedoria oriental diz que além da sujeira, nosso sapato capta muita energia negativa das ruas. A energia da sujeira, das coisas derramadas no chão, de cuspe (que normalmente são indicativos de doenças) e das fezes de animais (que são resíduos) e até de seres humanos possuem baixa vibração. Você imagina ter essa energia negativa toda circulando em sua casa? Deixando rastros o tempo todo pelo seu chão? De nada adianta seguir todos os preceitos do Feng Shui na decoração da sua casa se a energia que os seus sapatos trazem da rua é muito negativa

COMO RESOLVER ESSE PROBLEMA DE FORMA PRÁTICA?
Muitas pessoas pensam: que trabalheira ter de tirar os sapatos toda vez que chega em casa! De início pode parecer complicado, mas a adaptação é rápida e os benefícios são sentidos logo na primeira semana. Você perceberá que sua casa vai ficar muito mais limpa quando for varrer, as alergias vão diminuir, a energia leve de casa limpa vai permanecer por muito mais tempo, a harmonização do ambiente vai ser muito mais fácil e constante.
Para isso, será preciso fazer alguma pequenas aquisições ou improvisar com algumas coisas que você já tenha em casa:

  • Tenha um pequeno móvel, armário, estante ou mesmo um local construído com pallets perto da porta de entrada da sua casa para colocar os sapatos sempre que chegar em casa. Ao invés de espalhar a sujeira e má energia na casa toda, você a limita à entrada da casa.

  • Neste mesmo móvel, coloque chinelos (para os dias de calor) e pantufas (para os dias frios) para cada morador da casa. Inclua também chinelinhos extras para as visitas. Você pode optar por chinelos de visitas ou chinelos descartáveis. Assim, você tira o seu sapato sujo, coloca no móvel e calca seus chinelos/pantufas confortáveis e limpos sempre que chegar em casa. Atenção: não use os chinelos destinados a ficar em casa para sair na rua.

  • Antes de voltar o sapato para dentro do seu armário ou guarda-roupas, limpe-os. É preciso um bocado de dedicação para isso. Se você usa os mesmos sapatos todos os dias, mantenha-os no armário perto da porta e calce-os somente na hora de sair. No fim de semana, você dá uma geral neles e pode guarda-los! 
   



Lembre-se : sua casa é o templo de seu corpo ! Mantenha a energia e harmonização sempre!