sexta-feira, 9 de março de 2018

Exercício para Eliminar Pensamentos Negativos: "Mentalização da Chama"



Inicie o exercício se alongamento em pé. Faça respirações alternadas, ou seja com o dedo polegar e o indicador tampe uma das narinas e inspire com a outra, na sequência alterne o dedo e faça a mesma coisa com a outra narina. Depois, sente-se com as pernas cruzadas e olhe fixamente por 10 minutos para uma vela acesa, colocada aproximadamente a 80 cm de distância, na altura do seu olhar. Procure não piscar pelo máximo de tempo que puder.

Feche os olhos e reproduza, mentalmente, a chama no interior de sua tela mental.  Faça agora uma Respiração profunda, inspire pelo nariz e solte pela boca, visualizando que a inspiração carrega a imagem da chama para baixo, fazendo-a percorrer todo sua coluna vertebral até o cóccix.

Quando expirar, visualize a chama subindo e se espalhando pelas suas costas,  ombros e saindo pelo alto , topo da cabeça. Durante seu percurso ascendente, visualize a chama queimando uma densa placa de emoções/sentimentos negativos que, eventualmente, você esteja carregando consigo. Caso surjam também recordações destrutivas que costumam atrapalhá-lo na pratica da concentração, façam com que sejam igualmente queimadas. Palavra Chave: Queime!

Repita esse exercício, concentrando-se apenas num grupo de palavras a cada 3 dias: tais como: Estou queimando os ressentimentos e as mágoas. Estou queimando as angústias e as decepções. Estou queimando as vergonhas e as humilhações. Estou queimando os medos passados e presentes. Estou queimando os ódios e as cóleras. Estou queimando os vexames e os pesadelos. Estou queimando todos os venenos psicológicos que carrego dentro do meu campo emocional.

Permaneça sentado por mais 15 minutos, com os olhos semicerrados, visualizando somente os sentimentos perturbadores sendo eliminados um a um de seu campo emocional.

Se o seu pensamento vagar, abra os olhos, fixe novamente a chama, feche os olhos, reproduza-a na sua tela mental, faça a Respiração Completa e recomece o ciclo. Execute este exercício por 4 semanas.

Após por pelo menos 4 semanas de prática nesta primeira parte, fixe a chama por 10 minutos, depois feche os olhos e traga-a mentalmente para dentro de seu cérebro. Concentre-se na chama com os olhos semicerrados por 20 minutos, visualize-a iluminando seu cérebro, ativando os neurônios e mantendo sua mente limpa, arejada e brilhante. Mantra: Coloco Luz na Minha Mente.

Esta mentalização tem a finalidade de expulsar pensamentos negativos persistentes. Principalmente o mau hábito de falar mentalmente com outras pessoas. Mantra: Tenho Luz na Minha Mente.

Permaneça nesta segunda parte da Mentalização mais 4 semanas, podendo voltar posteriormente, toda vez que sentir necessidade de eliminar uma lembrança recorrente que o atrapalhe.

Não se bloqueie mentalmente, apenas permita que seus pensamentos negativos se manifestem, a fim de serem eliminados ou diminuírem seus efeitos.

Bom Exercício e boas Descobertas!

Nenhum comentário: