sexta-feira, 20 de julho de 2012

Aromaterapia aplicada ao Feng Shui



Prosperidade Financeira
Coloque num aromatizador 10 gotas de Óleo Essencial de Vetiver , 10 gotas Óleo Essencial de Patchouli , 5 gotas de Óleo Essencial de Gengibre. “Os três óleos juntos têm um aroma apimentado, lembram especiarias e terra molhada. Mexem com o chakra básico e despertam a vontade de ter”.

Cura
Coloque num aromatizador 10 gotas de Óleo Essencial de Tea Tree ou Melaleuca, 10 gotas Óleo Essencial de Eucalipto Glóbulos e 5 gotas de Óleo Essencial de Pinho . Esses óleos aumentam a imunidade e são antisséptico. São ótimos para hospitais e ambientes com pessoas gripadas, resfriadas ou convalescentes.

Amor
Num aromatizador, coloque 5 gotas de Óleo Essencial de Ylang Ylang , 5 gotas de Óleo Essencial de Palmarosa , 5 gotas de Óleo Essencial de Lavanda e 10 gotas de Óleo Essencial de Gerânio .“O gerânio é um fito-hormônio. A sinergia é extremamente sensual além de ser relaxante”.

Poder
Aromatize o ambiente com 5 gotas de Óleo Essencial de Patchouli , 3 gotas de Óleo Essencial de Pimenta Negra , 5 gotas de Óleo Essencial de Hortelã Pimenta , 2 gotas de Óleo Essencial de Gengibre , 10 gotas de Óleo Essencial de Laranja . “A laranja traz alegria. Gengibre e Pimenta Negra são estimulantes e ativam a circulação. O Patchouli é sensual. Juntos, trazem muita energia física e disposição”.

Proteção
Num aromatizador, acrescente 10 gotas de Óleo Essencial de Alecrim , 10 gotas de Óleo Essencial de Gerânio e 5 gotas de Óleo Essencial de Pimenta Negra. O Alecrim é um repelente. Pimenta Negra e Gerânio trazem força.

Espiritualidade
Esta sinergia não é indicada para uso em aromatizador, mas sim, para fazer um spray de ambientes.

- 90 ml de água mineral ou deionizada;
- 100 ml de álcool de cereais
- 10 gotas de Óleo Essencial de Sândalo
- 10 gotas de Óleo Essencial de Cedro
- 10 gotas de Óleo Essencial de Mirra
- 10 gotas de Óleo Essencial de Olíbano

“Borrife o spray pela casa antes de meditar ou orar. Dois deles – Mirra e Olíbano - foram presentes dados a Jesus em seu nascimento e daí vem a indicação de seu uso na busca por mais espiritualidade”.

Conheça os produtos de beleza que grávidas devem evitar



É verdade que a gravidez conspira a favor da beleza (os cabelos, por exemplo, ficam lindos e brilhantes), mas também traz problemas que exigem cuidados. Tudo em função dos hormônios que entram em cena e causam reações que variam para cada grávida. Para algumas mulheres, a pele fica sensível, seca e sujeita a alergias. Para outras, oleosa e propensa a acne.

A microcirculação sanguínea também aumenta, favorecendo a absorção dos ativos. Sem falar na sensibilidade aguçada para cheiros, que pode tornar insuportável até mesmo aquele perfume predileto. "Nessa fase, a mulher tem que rever os cosméticos que usa e substituir alguns por versões mais suaves ou específicas para gestantes", diz o farmacêutico e cosmetólogo Maurício Pupo, de Campinas, coordenador do curso de pós-graduação em cosmetologia da Universidade Camilo Castelo Branco, em São Paulo.

Na lista de restrições da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estão três substâncias: cânfora, ureia acima de 3% e chumbo, figurinhas carimbadas em creme para pernas e pés, hidratantes corporais e coloração, respectivamente.

"A cânfora pode ser tóxica, causar defeitos no feto e até aborto, de pendendo do tempo de exposição", afirma o obstetra Márcio Coslovsky, do Rio de Janeiro, especialista em reprodução.

Quanto à ureia, há estudos mostrando que ela atravessa a barreira placentária, a grande protetora do bebê, podendo prejudicar a formação e o crescimento dele. "Além disso, o ativo é um bom carreador de substâncias que não deveriam entrar na pele, como os conservantes", completa Pupo.
Já o chumbo, de acordo com a dermatologista Carla Góes Souza Pérez, de São Paulo, autora do livro "Grávida e Bela" (Ediouro), mesmo em baixa concentração, pode interferir no metabolismo, aumentar a pressão arterial e causar intoxicações na mãe, com prejuízos para os rins e os sistemas nervoso e cardiovascular. Os efeitos dependem do período de uso e da sensibilidade de cada mulher. "Também para o bebê, os perigos do contato com esse metal pesado são muitos, incluindo retardo mental, convulsão e até morte", alerta Coslovsky.

Ácidos
Nossos especialistas engrossam a lista do trio proibido pela Anvisa com outros ativos que também podem ser nocivos para mãe e bebê. Os ácidos, encontrados em produtos clareadores, antiacne e anti-idade, são alguns dos que estão na mira. "O ideal é que o retinoico, por exemplo, seja suspenso três meses antes de a mulher engravidar ou assim que ela descobrir que vai ser mãe, para prevenir malformações", avisa Coslovsky.

O ginecologista e obstetra José Bento de Souza, dos hospitais Albert Einstein e Maternidade Pró-Matre, em São Paulo, chama a atenção para os ácidos glicólico, em concentrações acima de 10%, e salicílico. "Faltam estudos científicos que garantam a segurança do uso de altas doses de ácido glicólico durante os nove meses. Quanto ao segundo, apesar de não haver pesquisas com humanos, há análises mostrando que ele provoca alterações embrionárias em fetos de ratas em qualquer fase da gestação", justifica.

Também devem ir para o fundo do armário os cremes clareadores de pele à base de hidroquinona. Procure a informação na caixa ou entre os ingredientes do rótulo. Faça o mesmo em relação aos produtos que usa para tratar manchas, oleosidade, acne, celulite e gordura localizada. Se tiverem derivados da vitamina A, caso da tretinoína, do adapaleno e da isotretinoína, melhor deixar de lado.

Não há estudos conclusivos sobre a segurança desses ativos - e não é agora que você vai arriscar, não é mesmo? "Aconselho descartar ainda os filtros solares com metoxicinamato. Esse elemento pode chegar à circulação e atravessar a placenta", afirma a dermatologista Valéria Marcondes, de São Paulo. No lugar dele, a médica recomenda protetor com óxido de zinco.

Deixe de lado também os perfumes e as loções com álcool, que irritam a pele. Descarte ainda os nutracêuticos. Mais conhecidos como pílulas da beleza por combaterem os radicais livres que aceleram o envelhecimento, esses suplementos contêm ativos como as vitaminas C, E e do complexo B, além de minerais como zinco, cobre, selênio, ferro, cromo e cálcio. Dependendo da finalidade, vários outros componentes podem estar presentes na fórmula, como licopeno, aminoácidos essenciais, proteínas marinhas, ômegas 3, 6 e 9 e chá verde. "Não há garantia de que esses suplementos de beleza possam ser usados na gravidez. Um risco comum a qualquer multivitamínico ingerido por conta própria é que ele desequilibre a absorção de outros nutrientes, como o ácido fólico, fundamental para a grávida", avisa o obstetra Alfonso Massaguer, professor responsável pelo curso de reprodução humana das Faculdades Metropolitanas Unidas.

Se por acaso você se deu conta de que utilizou um dos ativos aqui relacionados, não precisa entrar em pânico. Basta suspender o uso imediatamente e conversar com o médico, que vai continuar atento ao resultado dos ultrassons para confirmar se está tudo bem com o bebê.

E lembre-se sempre consulte seu médico antes de qualquer providência!!!!

Geleia real, mel, pólen e própolis: quatro remédios naturais capazes de fortalecer seu organismo




As baixas temperaturas do inverno estressam o sistema imunológico. Nesta época, o apetite por frutas e verduras também diminui, já que, para reter energia e manter a temperatura, o corpo “pede” alimentos calóricos e pesados. Tem mais: para nos aquecer, ainda costumamos ficar em lugares fechados e com pouca ventilação. Tudo isso nos torna mais suscetíveis a pegar gripes, viroses e infecções. Mas dá para aproveitar a estação com saúde, tirando proveito dos benefícios de remédios naturais provenientes das abelhas, como mel, pólen, própolis e geleia real. Esta última, por exemplo, é rica em proteínas e vitaminas e tem ação anti-inflamatória: “Usada como complemento alimentar, ela reduz o cansaço, fortalece as defesas do corpo e combate infecções”.

Saiba mais sobre o bem que esses produtos fazem e aprenda como usá-los a seu favor:

  • Mel: um doce medicamento
Fornece energia ao corpo, graças à alta taxa de açúcar. Ainda é um excelente antisséptico e antibiótico. Não deve ser fervido para não perder suas propriedades. Pode ser consumido puro, em sucos, vitaminas e frutas.

Conheça três tipos de mel e suas indicações

1. De flor de eucalipto: é recomendado para combater doenças respiratórias. Alivia a tosse e os sintomas de resfriados, bronquite, sinusite e dores de garganta.

2. De flor de laranjeira: acalma, alivia a insônia, regula o intestino e previne cãibras.

3. De flor do campo: combate as toxinas e regula o intestino.

Como escolher
- Prefira o produto cristalizado. Se ele for muito líquido, tem mais água do que deveria. E isso pode significar que foi adulterado ou mal processado.
- Use o poder do olfato. Você tem que sentir o cheiro característico. Por exemplo, se o mel é de flor de laranjeira e você desconfiar do odor, compre em outra loja.

  • Pólen: das flores para a mesa
Pequeno grão rico em proteínas que as abelhas colhem das flores e cujo valor nutricional é reforçado pela saliva do inseto (cheia de enzimas e vitaminas), usada para transportá-lo. É um excelente complemento alimentar, principalmente para atletas e idosos com perda muscular. Aumenta os anticorpos e protege contra asma e alergia. Regula o intestino e combate o envelhecimento. Fonte de cálcio, deixa ossos e dentes fortes. Pode ser consumido puro, usado no preparo de pães e bolos, ou adicionado a sucos, frutas e saladas. Basta uma colher (sopa) por dia.

Como escolher
- A embalagem deve ter o registro do Serviço de Inspeção Federal (SIF) e estar bem vedada. Isso impede a passagem de umidade, que propicia a contaminação e sua deterioração. Os grãos também devem estar crocantes e soltos.

  • Própolis: como um antibiótico
Feito a partir de resinas de árvores, além de enzimas e secreções salivares das abelhas, é rico em flavonoides. Essas substâncias elevam a produção de anticorpos e atuam como cicatrizantes
e “antibióticos naturais” contra tosse e inflamações na garganta. O propólis pode auxiliar também no tratamento de incontinência urinária e combater a placa bacteriana nos dentes. Mas atenção: compre apenas os produtos que são registrados pelo Ministério da Agricultura.

Como consumir
Em solução alcoólica: dilua em água, leite, suco ou mel. São 15 gotas da solução em ½ copo de uma dessas bebidas ou em 1 colher de mel. Para adultos, de 3 a 6 vezes por dia. Para crianças, use metade da dose, de 2 a 5 vezes ao dia. Crianças e grávidas devem usar extratos sem álcool.
Em spray: Aplique direto na boca e na garganta, várias vezes por dia.

  • Geleia real: um poderoso complemento alimentar
As abelhas transformam o pólen dentro do seu organismo nesse alimento (pasta esbranquiçada com sabor picante). Ele contém vitaminas, proteínas, sais minerais e aminoácidos e costuma ser usado como complemento alimentar. Dá energia, protege a memória, controla o colesterol, combate cansaço, anemia, prisão de ventre, infecções, sintomas da menopausa, envelhecimento precoce, gripes e resfriados.

Como consumir
Pode ser consumida pura, em jejum, ou misturada ao mel na proporção de 10 g para cada quilo de mel. Tome doses diárias de ½ g da mistura final.