quinta-feira, 29 de março de 2012

Equilibrando os Chakras com os Mantras Apropriados





Este exercício pode ser feito todos os dias, pela manhã ou à noite. Antes de iniciá-lo, sente-se em posição de meditação de forma firme e confortável, como, por exemplo, numa posição de pernas cruzadas. Mantenha a coluna ereta, a cabeça no prolongamento da coluna e os ombros relaxados. Feche os olhos. Respire pelas narinas de forma consciente e profunda.
Coloque a mão esquerda sobre o a testa, onde se localiza o “terceiro olho”, e a mão direita, aberta, em frente ao primeiro chakra (órgão sexual). Conservando essa posição, faça o mantra "LAM" diversas vezes. Depois, com a mão direita cerca de três dedos abaixo do umbigo, execute o mantra "VAM". Agora, com a mão direita em cima do umbigo, mantralize o "RAM", sendo o “erre” vibrante (como na palavra “orelha”). A mesma mão é colocada sobre o coração; vocalize o mantra "YAM". Com a mão na garganta, vocalize "HAM", sendo o som do “agá” pronunciado. Agora com a mão direita sobre o alto da cabeça, mantralize o "OM", de forma curta, várias vezes. Observe que, durante toda a prática, a mão esquerda é mantida sobre a testa, pois todos os processos terminam neste chakra, o que poderá ser melhor explicado num próximo artigo!
Faça as entoações mântricas, que vibrarão nos sete chakras principais, expandindo sua aura, fazendo com que as toxinas e os resíduos karmicos se dissolvam. Após esse exercício, você pode vocalizar cada um dos binja mantras na seqüência, um após o outro, proporcionando, a ativação e a ascensão da energia kundalini, chakra por chakra. Tal energia está relacionada aos poderes parapsíquicos que podem ser despertados por nós!

A seqüência será, portanto:


LAM

VAM

RAM

YAM

HAM

OM

Pratique sempre que puder, assim, os mantras servirão como um escudo invisível que o protegerá espiritualmente!




Aprendendo a ser Zen


Acreditando ou não, aceitando ou não, todos temos uma alma. Entitulada pelas religiões, pode ser espírito santo, yin, intuição, entre outras. Mas o que seria aquela parte de você que sente, chora, emociona e te da prazer? Olhe para dentro de você e perceba que existe algo que merece a sua atenção, merece ser cultivado.

E se a nossa alma for eterna, torna-se mais especial ainda. Faça uma introspecção e reserve um tempo para o seu interior, pois o cotidiano nos tira a referência do que nos deixa felizes e produtivos.
Milhares de momentos diários podem trazer para o mundo a natureza de nossa alma e libertar nossa intuição de vida. Cada qual sabe onde achar a conexão com o ser sutil, mas aqui vão idéias para auxiliá-lo a aprofundar-se em sua natureza, relaxar e ser zen.

Passe algum tempo com os animais – “A grandeza de uma nação e seu progresso moral pode ser julgado pela maneira que seus animais são tratados.” Mahatma Gandhi

Um gato, um cachorro ou qualquer outro animal de estimação é um raro tipo de amigo – aquele em que não espera nada em troca. O fiel companheiro, que não recusa um carinho. Passar algum tempo com eles pode ser um momento de descarga quando o mundo exige tanto de nós. Mas, ainda mais que isso, animais, pela sua natureza, trazem o senso de beleza que muitos de nós reprimimos. Visitar não só um animal, mas um zoológico, um abrigo de animais, ou até os mais selvagens pode ajudar a clarear a mente e evocar a serenidade em todos nós.

Ver o mundo passar – “A coisa mais bonita que podemos experimentar é o mistério. É a fonte de toda arte verdadeira e de toda ciência.’ Albert Einstein

Um dos prazeres que mais se sente falta nos dias atuais é o costume de ver o mundo passar, não fazer nada, sentado debaixo de uma árvore ou em uma varanda, observando, nem que seja por um instante. Não nos permitimos parar e contemplar o mundo, envolve deixar as preocupações do seu dia se esvaírem, admirar o Universo pela sua simples beleza, às vezes dividindo este momento com um amigo. Aproveitar as maravilhas da Terra, durante o pôr do sol em uma montanha ou, simplesmente, deixando as ondas baterem em você na praia são atitudes que permitem que a intuição e a alma se desenvolvam e apareçam em nossas vidas, provendo idéias e a inspiração para resolver os nossos problemas.

Desenvolva sua criatividade – “Toda obra de arte foi, um dia, pigmentos em uma tela.” Henry S. Haskins

Arte e projetos criativos são maneiras de deixar que o espírito se expresse. Apesar de nos comunicarmos constantemente, nossa verdadeira natureza só aparece em alguns trabalhos únicos. Descubra seu ideal artístico. Alguns de nós têm a sorte de trabalhar em áreas onde a criatividade possa brilhar, mas qualquer um pode ser artístico de alguma forma. Através da pintura ou desenho, do artesanato, da escrita, trabalhos em madeira, música, dança ou outras milhares de expressões. Nós podemos alcançar o nosso interior e dar à alma um tempo para se mostrar.

Ouça músicas – “Música lava a alma das sujeiras do dia-a-dia”
Bertold Auerbach

Música! A boa música, ao gosto de cada um, alcança as camadas mais profundas da consciência e resgata algo profundo e primário. A música pode nos mover por entre emoções e pensamentos que nunca tínhamos encontrado antes, e pode nos trazer de volta para momentos que nunca queremos perder. Guarde um tempo no seu dia para ouvir o seu CD favorito e escutá-lo passivamente. Não pense em trabalho, escola, crianças ou nada que te preocupe – apenas deixe que a música ache o seu lugar na sua alma.

Brinque com uma criança – “Quando o 1º bebê sorriu pela 1ª vez, a risada se quebrou em milhões de pedacinhos que se espalharam. Assim aconteceu a criação das fadas.” James Matthew Barrie Peter Pan

A pureza de uma criança transforma ambientes, pessoas e tudo o que estiver ao redor.
Um certo homem disse: “Eu nunca tinha percebido a diferença que uma criança faria, até meu pai começar a tomar conta da minha sobrinha de três meses. De repente, um homem frio acordou para a vida e se transformou em alguém engraçado e divertido, não só nas horas em que estavam juntos, mas o dia inteiro”. Crianças têm uma fagulha, um brilho que alcança e empurra o espírito em direção à evolução. Entrar no mundo das crianças não somente nos permite amar e sermos amados, mas também renova o senso de vontade, imaginação e descoberta. Volte a ser uma criança, junto a uma criança.

Ande um pouco – “Anjos sussurram no seu ouvido quando você sai para caminhar” Raymond Inmon

A caminhada areja a mente, traz soluções não encontradas entre paredes.
O que se deve fazer para trazer para fora o que é mais espiritual em nós? Uma caminhada na floresta, perto do mar ou, até mesmo, um parque são algumas das atividades mais relaxantes que podemos fazer no dia. Uma volta pelo bairro é uma ótima maneira de reavivar o espírito. Até uma ida na padaria ajuda a saúde. Guarde alguns minutos para aproveitar o mundo como parte integrante dele.

Ajude alguém – “Um ato de bondade é, por si só, um ato de felicidade. Nenhuma recompensa pode ser comparada à felicidade de quem ajuda o outro”

Um gesto incondicional tem sido raro neste mundo.
Qualquer pessoa pode encontrar a própria maneira de alcançar o espírito. Esta prática é refletida, mas alguém tem que iniciar. Nem todas as atividades serão benéficas para todos, assim como nem todo mundo gosta de salada. Ajudar o próximo tem sido, nos últimos tempos, um ato diretamente ligado à culpa. Apesar disso, o fato de ser útil, de poder dar algo de si para alguém, é um dos sentimentos mais poderosos para quem o experimenta. Ajudar não precisa consistir em um ato heróico, pode ser o simples fato de alimentar um animal abandonado ou dar direções para alguém que esteja perdido. Qualquer pequeno movimento é sagrado.

Faça amor – “As almas se encontram nos lábios dos amantes”, Peter Shelley

Sexo é uma experiência maravilhosa. Se não fosse, nós humanos associaríamos a maternidade a um ato incômodo. Mas fazer amor é divino. A junção de pessoas apaixonadas é o que há de mais bonito e espiritual. O simples ato do intercurso transforma-se em um momento mágico quando duas pessoas se tocam pela simples vontade de dividir a alegria de estarem juntos. Não há melhor maneira de realizar nossas almas do que tocando a alma de outra pessoa, e fazer amor te dá essa chance. Esteja atento, porém, pois o sexo por si próprio não é a maneira ideal para curar as dores da vida. Um encontro sexual com alguém que se ama de verdade e que te ama reciprocamente é o remédio que realmente cura.

Fale com um amigo – “Nós partilhamos da vida de nossos amigos porque isso é prazeroso, e não porque nos falta amor em casa” Provérbio Yorubá

Amizade tem um elemento que a realeza não tem: nós escolhemos os nossos amigos. Como animais sociais, nós, seres humanos, precisamos da companhia daqueles que pensam como nós e que têm corações como os nossos. Amigos são estas pessoas. Separe momentos da sua vida para as amizades. Passe algum tempo com os amigos, falando, andando ou, simplesmente, sentados em uma cadeira de balanço no jardim. A nutrição que o espírito recebe da companhia e da compreensão de um amigo é inigualável. Afinal, amigo é coisa para se guardar.

Fale sozinho – “O único Zen que você encontra no alto da montanha é o Zen que você leva para lá” Robert M. Pirsig

Você pode pensar que falar sozinho é sinal de loucura – e às vezes pode até ser. Mas perguntar para si mesmo algumas questões é uma das coisas mais saudáveis e intuitivas que alguém pode fazer para ficar em sintonia com os próprios e profundos pensamentos. Você nunca vai saber o que realmente pensa dos seus problemas se não deixar sua mente fluir. Uma conversa mental entre o seu consciente e sua alma é vital. Sem isso, o seu dom criativo para resolver problemas e o senso de si mesmo ficam escondidos em atos robóticos do dia-a-dia. Além disso, quando você se pergunta alguma coisa, às vezes a Divindade pode responder em seu interior.