terça-feira, 13 de março de 2012

Celular, e-mails, Redes Sociais, saiba como se desconectar nas horas vagas e relaxar corpo e mente





Checar o celular é uma mania difícil de largar. Mas saiba que, em excesso, o hábito pode criar dependência e compulsão.



Veja algumas recomendações para relaxar e viver melhor!
Apesar de ser cada vez mais comum checar e-mails pelo celular e atualizar o seu status nas redes sociais a cada passo que dá, essa mania pode, em alguns casos, se tornar compulsiva e trazer dependência, como acontece com o jogo ou o álcool. "O excesso de tecnologia hiperestimula o cérebro e, portanto, a privação dela pode desencadear ansiedade e até mesmo depressão", diz Ricardo Cezar Torresan, psiquiatra do departamento de Neurologia e Psiquiatria da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Esses dois sintomas citados acima funcionam como termômetro para você avaliar se está exagerando. Se for o caso, coloque em prática estas recomendações:



1. Estabeleça um horário para checar e responder e-mails. O mesmo vale para as redes sociais.


2. Se você trabalha na frente do computador, desconecte-se quando chegar em casa.


3. Relaxe e tenha momentos de lazer longe de celulares, tablets e computadores. Lembre-se de que é preciso ter amizades na vida real.

Especial: Reiki




O Reiki é uma energia natural que foi descoberta no Japão por Mikao Usui.
Terapias alternativas normalmente são vistas com desconfiança pelos brasileiros. E o reiki não é exceção: 30 anos depois de ter chegado ao país, ainda há quem diga que o método de cura é incerto.Porém, muitos médicos já têm visto essa energização, que surgiu no Japão na década de 1920, de maneira cada vez mais positiva. Veja por que essa prática pode melhorar a sua qualidade de vida e sua saúde agora.




O que é e como funciona o Reiki?
O reiki é uma energia natural que foi descoberta no Japão por Mikao Usui (1865-1926). Funciona assim: o reikiano (pessoa capacitada para aplicar a técnica) faz uma mentalização de símbolos e mantras, repetidos três vezes.Essa energia entra pelo chacra da coroa, a cabeça do reikiano, passa pelo chacra do coração e sai pelas mãos de quem aplica, entrando no chacra da pessoa e energizando-a.O reiki é uma energia inteligente, que vai direto para o ponto em que o paciente está precisando."O reikiano deve estar vibrando numa energia de amor incondicional e assim permitirá que a energia flua com rapidez e eficiência".Na prática, a energia limpa e reativa as células, além de todos os sistemas do corpo, dissolve e elimina os bloqueios, promovendo o equilíbrio. A energia também é benéfica para plantas e animais.



Pelo mundo afora...
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o reiki uma terapia complementar. Não existe ensino de reiki ou iniciação a distância. Mas existe tratamento a distância, sim - desde que executado por um reikiano experiente.






E tem mais por aí: O Centro Nacional para Medicina Complementar e Alternativa (NCCAM) - principal agência do governo americano de saúde - estuda como o reiki pode ser eficaz para tratar os sintomas da fibromialgia, os impactos na qualidade de vida de portadores do vírus da Aids ou o câncer de próstata.






Daniela Vinic - Terapeuta Holística, Esteticista, Mestre em Feng Shui e Reikiana