domingo, 6 de novembro de 2011

Doenças que a Pimenta previne e cura



Pesquisadores do mundo todo não param de descobrir que a pimenta, tanto do gênero piper (pimenta-do-reino) como do capsicum (pimenta vermelha), tem qualidades farmacológicas importantes.

Segundo o médico homeopata Marcio Bontempo, autor do livro Pimenta e seus Benefícios à Saúde, além dos princípios ativos capsaicina e piperina, o condimento é muito rico em vitaminas A, E e C, ácido fólico, zinco e potássio. Tem, por isso, fortes propriedades antioxidantes e protetores do DNA celular. Também contém bioflavonóides, pigmentos vegetais que previnem o câncer.

Graças a essas vantagens, a planta já está classificada como alimento funcional, o que significa que, além de seus nutrientes, possui componentes que promovem e preservam a saúde. Hoje ela é usada como matéria-prima para vários remédios que aliviam dores musculares e reumatismo, desordens gastrintestinais e na prevenção de arteriosclerose.

Apesar disso, muitas pessoas ainda têm receio de consumi-la, pois acreditam que possa causar mais mal do que bem. Se você é uma delas, saiba que diversos estudos recentes têm revelado que apimenta não é um veneno nem mesmo para quem tem hemorróidas, gastrite ou hipertensão.

DOENÇAS QUE A PIMENTA CURA E PREVINE

Baixa imunidade - A pimenta tem sido aplicada em diversas partes do mundo no combate à aids com resultados promissores.

Câncer - Pesquisas nos Estados Unidos apontam a capacidade da capsaicina de inibir o crescimento de células de tumor maligno na próstata, sem causar toxicidade. Outro grupo de cientistas tratou seres humanos portadores de tumores pancreáticos malignos com doses desse mesmo princípio ativo. Depois de algum tempo constataram que houve redução de 50% dos tumores, sem afetação das células pancreáticas saudáveis ou efeitos colaterais. Já em Taiwan os médicos observaram a morte de células cancerosas do esôfago.

Depressão - A ingestão da iguaria aumenta a liberação de noradrenalina e adrenalina, responsáveis pelo nosso estado de alerta, que está associado também à melhora do ânimo em pessoas deprimidas.

Enxaqueca – Provoca a liberação de endorfinas, analgésicos naturais potentes, que atenuam a dor.

Esquistossomose – A cubebina, extraída de um tipo depimenta asiática, foi usada em uma substância semi-sintética por cientistas da Universidade de Franca e da Universidade de São Paulo. Depois do tratamento (que tem baixa toxicidade e, por isso, é mais seguro), a doença em cobaias foi eliminada.

Feridas abertas – É anti-séptica, analgésica, cicatrizante e anti-hemorrágica quando o seu pó é colocado diretamente sobre a pele machucada.

Gripes e resfriados - Tanto para o tratamento quanto para a prevenção dessas doenças, é comum recomendar a ingestão de uma pequena pimenta malagueta por dia, como se fosse uma pílula.

Hemorróidas – A capsaicina tem poder cicatrizante e já existem remédios com pimenta para uso tópico.

Infecções – O alimento combate as bactérias, já que tem poder bacteriostático e bactericida, e não prejudica o sistema de defesa. Pelo contrário, até estimula a recuperação imunológica.

Males do coração - A pimenta caiena tem sido apontada como capaz de interromper um ataque cardíaco em 30 segundos. Ela contém componentes anticoagulantes que ajudam na desobstrução dos vasos sanguíneos e ativam a circulação arterial.

Obesidade – Consumida nas refeições, ela estimula o organismo a diminuir o apetite nas seguintes. Um estudo revelou que a pimenta derrete os estoques de energia acumulados em forma de gordura corporal. Além disso, aumenta a temperatura (termogênese) e, para dissipá-la, o organismo gasta mais calorias. As pesquisas indicam que cada grama queima 45 calorias.

Pressão alta - Como tem propriedades vasodilatadoras, ajuda a regularizar a pressão arterial.

Reumatismo, artrite e artrose - Recomenda-se a aplicação de compressas quentes ou frias nas articulações, feitas com 250 gramas de pimenta vermelha socada e misturada a uma pasta de purê de inhame. Use uma vez ao dia até a melhora.

RECEITAS COM PIMENTA

Pimenta no Azeite de Oliva

1 xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem

2 dentes de alho picados

1 colher (chá) de suco de limão

pimentas selecionadas à sua escolha

Retire as sementes e os talos das pimentas. Frite o alho no azeite até ficar levemente dourado. Coloque as pimentas em um vidro de conserva, deixando um espaço livre de 2 cm. Aqueça 1 xícara (chá) de azeite a 300o C. Enfie o cabo de uma colher no meio das pimentas e abra um buraco. Despeje o azeite quente lentamente, para que penetre. Complete o pote com azeite até atingir 0,5 cm da boca e tampe bem firme. Deixe esfriar naturalmente. Conserve na geladeira.

Conserva Básica de Pimenta

Pimentas selecionadas de sua escolha

2 copos de vinagre branco

1 colher (sopa) de açúcar

1 colher (chá) de sal

Faça uma calda com o vinagre, o sal e o açúcar, levando essa mistura para ferver por dois minutos. Faça o branqueamento das pimentas cozinhando-as no vapor, sem que fiquem muito moles. Coloque-as num vidro esterilizado e jogue a calda quente por cima. Deixe esfriar, tampe e conserve na geladeira.

Como Escolher a melhor cor para a roupa



O relacionamento das cores pode ajudar seu o dia ser mais feliz.

Cada elemento te uma cor adequada, seu signo também, e se juntar a cor do dia então, você consegue administrar uma energia balanceada.

Será mesmo? Ah, tudo balela! Quem garante???

Quem garante e prova se é verdade ou não é você mesmo, testando.

Então, dizem que um Pisciano (elemento água) tem um lado tímido, e – vestindo cor laranja pode atrair as pessoas para você sem esforço e coloca a sua energia para cima.

Da mesma forma, se você é um Leão (elemento fogo) e sua energia está muito agressiva, vestindo rosa vai encorajar as pessoas a aceitar este seu lado forte, irão compreender e recebê-lo melhor.

O outro lado que é verdade, é que quando você usa uma cor que equilibra a sua energia, você vai estar atento a incorporar mais do que a cor em suas ações e no seu comportamento.

Assim, o resultado é que você tem tanto equilíbrio a si mesmo quanto os outros irão trabalhar esse equilíbrio automaticamente, gerando num ambiente agradável de bem-estar e sucesso.

As cores naturais, extraídos de outros elementos, também podem ser usados ​​dependendo do efeito desejado.

Se você deseja incorporar a essência do elemento sobrenatural, sem se sobrepor ou se oprimir, use uma combinação de sua cor natural e um ou mais de seu equilíbrio ou cores alternadas para criar esse efeito.

Você também pode misturar ou equilibrar cores alternadas para formar uma nova cor conforme o dia da semana e o lugar que vai estar.

Se você nunca quis usar a sua cor natural, você pode estar indo contra sua personalidade e dando origem à conflito com os outros.

Isso faz com que as pessoas fiquem tensas, confusas ou irritadas e podem não reagir bem a você.

Além disso, quando você e os outros estão se sentindo em equilíbrio e em paz com sua energia, e usando a sua cor natural é extremamente benéfico.

Por favor, não é necessário se estressar e fissurar no assunto, é só ter a delicadesa e o senso em notar que os tons diferentes, os valores, tons de matiz (cor) são mais que bem-vindos e de fato encorajam seu dia.

Perceba também que olhar para o sol, para a lua e para o clima ajudam na escolha das nuances.

Fogo: Áries, Leão, Sagitário

As cores naturais: Vermelho

Melhor balanceamento de cores: Rosa, Branco

Suplente da cor do equilíbrio: Azul

Água: Câncer, Escorpião, Peixes

As cores naturais: Verde, Azul celeste

Melhor balanceamento de cores: Laranja , Vermelho

Suplente da cor do equilíbrio: Verde

Ar: Libra, Aquário, Gêmeos

As cores naturais: Azul

Melhor balanceamento de cores: Marrom, Roxo

Suplente da cor do equilíbrio: OURO

Terra: Touro, Capricórnio, Virgem

As cores naturais: Ouro / Marrom

Melhor balanceamento de cores: Amarelo, Prata

Suplente da cor do equilíbrio: Vermelho

Que cor é melhor para mesclar o dia da semana e seu signo?

Qualquer que seja sua cor, misturando com a cor do dia, vai fortalecer sua energia.

Segunda-feira - Lua : Branco e Azul

Terça-feira - Marte : Vermelho

Quarta-feira - Mercúrio : Laranja

Quinta-feira - Júpiter : Verde

Sexta-feira - Vênus : Rosa e Lilás

Sábado - Saturno : Dourado e cores escuras

Domingo - Sol : Amarelo

Cor Índigo



Na Espiritualidade, fixa a clareza, no desapego e no relaxamento, indica o vazio profundo, viaja para o auto e acima, possui presença, é sedativo e hipnótico, de sensação anestésica, aguça a intuição, dá paciência e integridade, traz habilidades psíquicas, busca as memórias antigas, tem seus segredos, aflora o sexto sentido, indica onde há tristeza, facilita a criatividade e a eficiência, traz determinação.

Índigo refere-se ao sexto chakra que é o chakra frontal, localizado no meio da testa e conhecido como o terceiro olho, os órgãos dos sentidos – nariz, orelhas e olhos, percepção extra-sensorial, meditação, misticismo subconsciente e super consciente.

O índigo capacita a intuição e a criatividade.

Uma cor de transformação e de metamorfose, de mudança inesperada e profunda sabedoria.

Inversamente, também tem sido associada com a ignorância e repressão das liberdades individuais e tem associações tanto com a sensualidade exótica como com o celibato.

Na aura índigo indica as pessoas que são clarividentes, dotado de mágica, empática e muitas vezes espiritual. Índigo é dominante na aura de pessoas que agem como catalisadores, que aceleram o desenvolvimento espiritual e psíquico de todos que encontram.

Pode fornecer a estrutura em vidas desestruturadas e muitas vezes pode ser visto temporário na aura de atores e advogados.

Azul índigo tem sido muitas vezes uma cor popular de roupas do “homem comum” e, ao mesmo tempo como interliga ao violeta e roxo está associado ao real e nobre, a elite.

A cor índigo é forte auxiliar na cura e na dor, no corpo etérico, tem efeitos profundamente em todos os sentidos, utilizado em tratamentos para problemas nos ossos, fortalece a glândula pituitária, uso para problemas de sinusite e dores de cabeça, constipações, doenças mentais , dor emocional, doenças das orelhas e nariz, olhos e problemas de visão, insônia e medos.

Usar em qualquer condição que envolva sangue, veias, varicosas, furúnculos, úlceras e contusões.

Pode ajudar com a pressão arterial, dores no peito, dor nas costas, reduzir inchaços, problemas renais e hipertireoidismo.

Não use para depressão!

Use pedras com índigo no chakra frontal para percepção, compreensão e intuição são qualidades promover a paz profunda e conexão espiritual, além das enfermidades acima.

Pedras: Lapis Lázuli, Cianita, Azurita, Sodalita e Safira.

Massagem Modeladora e Drenagem Linfática: saiba diferenciar cada uma



Modeladora e Drenagem Linfática: muita gente confunde esses três tipos de massagem justamente porque seus objetivos são parecidos - driblar a celulite e a gordura localizada. O tratamento completo tem de oito a doze sessões - já é possível notar uma melhora após a primeira. Tire suas dúvidas sobre as técnicas.

Drenagem Linfática

A técnica manual é a campeã de audiência nas clínicas de estética. Merecidamente: esse tipo de massagem, que deve ser feita com movimentos delicados e rítmicos, varre as toxinas do organismo, elimina o inchaço e colabora com a oxigenação da pele, suavizando o aspecto da celulite. A sessão dura aproximadamente uma hora.

Tem que doer para fazer efeito?

"De jeito nenhum!"! "O objetivo dela é só agilizar o fluxo da linfa, ou seja, melhorar um processo que o nosso organismo faz naturalmente", diz. "E, como a linfa trabalha de forma vagarosa, a massagem deve ser suave, relaxante até".

Tudo bem se deixar hematoma?

Também não. "Isso indica que houve rompimento de algum vaso capilar, ou seja, uma pressão muito forte", que não faz parte desse procedimento.

Pode ser associada a outra massagem?

Não.

A drenagem consegue reduzir a gordura localizada?

Sim, porque ativa o metabolismo, facilitando a eliminação da adiposidade.

Precisa usar creme?

Não necessariamente, mas o produto facilita o deslize das mãos.

Massagem modeladora

Muito confundida com a drenagem linfática, essa massagem sob medida para desenhar curvas é realizada com maior vigor . Pressiona-se os pontos de celulite e de acúmulos de gordura e, assim, suaviza esses problemas. Cada sessão dura de 40 minutos a uma hora.

Tem que doer?

Dói um pouco, sim, mas dá para aguentar.

Tudo bem se deixar hematoma?

Ela pode até deixar, dependendo da sensibilidade de cada pessoa.

Tem que usar creme?

O uso de cosméticos específicos, com ativos que atuam na queima da gordura, pode ajudar a potencializar o resultado.

O Profissional também usa acessórios para potencializar a ação das manobras. Os efeitos aparecem se você fizer, no mínimo, uma sessão por semana.