quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Limão um agente Desintoxicante e Adstringente



Bem, importante ressaltar que todas as propriedades terapêuticas do limão se integram e resultam no benefício geral à saúde humana.
Quando falo de uma propriedade específica, estou buscando didaticamente lhe dar uma ênfase, mas as demais estão acontecendo e dando sustentação.
Então, além de alcalinizante, mineralizante, bactericida e tantas outras funções benéficas à saúde humana, a outra propriedade terapêutica importante do limão é a de ser um agente desintoxicante com ação eu diria moderada e inteligente. Ou seja, o poder do limão de alcalinizar todos os líquidos corporais e assim harmonizar todo o metabolismo é que lhe confere esta possibilidade de inteligência e moderação.

Existem pessoas que perguntam: Mas o limão não prende o intestino? Eu respondo que não. O limão regula o intestino. Se você está com o intestino solto, ele irá regular. Se você está com o intestino preso, que é o mais comum em nossa sociedade, ele irá regular.
Mas, o poder desintoxicante do limão não se restringe aos intestinos, pois, como dito anteriormente, ele é um forte aliado do bom funcionamento do fígado, como também auxiliar na desintoxicação dos pulmões, pele e rins.
Aí estão os cinco órgãos excretores: intestinos, fígado, pulmões, pele e rins.
Logicamente, quando sabemos que o limão tem o poder de alcalinizar todos os líquidos corporais, estamos falando da harmonização de todos os sistemas de trocas e transportes do corpo humano. Ou seja, o corpo humano adulto é constituído por cerca de 65% de água, cuja função básica é levar nutrientes, realizar transformações físico-químicas, energéticas e elétricas, mas também de facilitar a eliminação, a saída do organismo, de todas as toxinas, venenos e excretos. Seja via fezes, expiração, urina, transpiração e outros mecanismos como lágrimas, tosse, menstruação e orgasmo.
Portanto, quando o limão favorece na maior eficiência das trocas hídricas de todos os processos metabólicos, estamos falando de uma eficiência do organismo, com todos os seus cinco sistemas excretores integrados, estarem ativos, vivos, para desintoxicar-se, e livrar-se, o mais rápida e eficientemente, dos seus venenos, toxinas e excretos.
Tal situação, se provocada diariamente, irá determinar não só a prevenção de várias desarmonias, como também a tonificação destes cinco sistemas.

Assim, desfazendo um engano gerado por um dito popular O limão afina o sangue, apesar deste dito nos induzir a pensar que isto é ruim, ele tem um fundo de verdade. O que falta para acertar este engano é afirmar que o limão, desde que corretamente usado – não com caipirinhas – desintoxica e limpa o sangue.
Claro que se o sangue estava cheio de colesterol e triglicérides, ele vai afinar o sangue. Mas até que ponto? Até o ponto onde o sangue ficará isento destes excessos e voltará inteligentemente até o seu ponto ideal, de equilíbrio. Não devemos ter zero de colesterol ou triglicérides, mas uma concentração ideal, não é mesmo?
Com esta limpeza do excesso de colesterol e triglicérides, as pessoas poderão controlar de forma natural a hipertensão e outros problemas cardiovasculares.
Da mesma forma, o excesso de glicose, de adrenalina, de cortisol, de cristais e de células mutantes; poderão ser eliminados pelos cada vez mais eficientes, órgãos excretores.

Ao eliminar excessos de glicose pode-se conseguir um melhor controle da diabetes e da hipoglicemia. Ao eliminar excessos de adrenalina, pode-se conseguir melhora do estresse, ansiedade e mais relaxamento. Ao eliminar o excesso de cortisóis, pode-se melhorar quadros de melancolia, tristeza, depressão e envelhecimento precoce.
E, aqui, a expressão adstringente pode também ser empregada, pois, ao não deixar aglomerados de gorduras como o colesterol e o triglicérides e de cristais como os cálculos renais ou vesicais e de células como os cistos, miomas e tumores se perpetuarem, o limão passa a ter parte do mérito por esta propriedade terapêutica.

O consumo diário de uma limonada sem açúcar pode ser um bom tratamento terapêutico para prevenir e até adiar o desenvolvimento de cálculos renais. O limão com suas propriedades adstringentes, portanto, de ajudar (ou inviabilizar) na dissolução de aglomerados de cristais e células gordurosas.
Externamente, esta sua propriedade já está bem conhecida e explorada, pois a medicina estética já o considera excelente para tratar problemas de pele e couro cabeludo oleosos.

Quanto aos sucos desintoxicantes, bem abordados e receitados no meu livro Alimentação Desintoxicante – Editora Alaúde, como também neste site, eles devem sempre conter frutas, folhas, raízes, sementes, brotos e limão como um ingrediente quase cativo em todas as receitas. Tais ingredientes, para cumprirem o papel a que se destinam, ou seja, ativar o sistema imunológico, devem estar frescos, crus e idealmente isentos de agrotóxicos.

Os sucos desintoxicantes, enquanto para uso terapêutico, devem ser preparados sem açúcar ou adoçantes, porém estão liberadas as frutas doces e secas. Devem ser ingeridos imediatamente após seu preparo, evitando assim a oxidação dos nutrientes da receita. Podem ser ingeridos dois ou mais sucos desintoxicantes por dia; entretanto, o primeiro deles sempre deverá ser em jejum, uns 20-30 minutos antes do café da manhã.

Através dos sucos desintoxicantes diários, duas ou mais vezes por dia, torna-se-á possível a manutenção de um organismo eficientemente limpo e alcalinizado.