sábado, 20 de novembro de 2010

O Paradoxo do Nosso Tempo



Nós bebemos demais, fumamos demais, gastamos sem critérios, dirigimos rápido demais, ficamos acordados até muito mais tarde, acordamos muito cansados, lemos muito pouco, assistimos TV demais e rezamos raramente.

Multiplicamos nossos bens, mas reduzimos nossos valores. Nós falamos demais, amamos raramente, odiamos freqüentemente. Aprendemos a sobreviver, mas não a viver; adicionamos anos à nossa vida e não vida aos nossos anos.

Fomos e voltamos à Lua, mas temos dificuldade em cruzar a rua e encontrar um novo vizinho. Conquistamos o espaço, mas não o nosso próprio.

Fizemos muitas coisas maiores, mas pouquíssimas melhores.

Limpamos o ar, mas poluímos a alma; dominamos o átomo, mas não nosso preconceito; escrevemos mais, mas aprendemos menos; planejamos mais, mas realizamos menos.

Aprendemos a nos apressar e não, a esperar.

Construímos mais computadores para armazenar mais informação, produzir mais cópias do que nunca, mas nos comunicamos menos.

Estamos na era do ‘fast-food’ e da digestão lenta; do homem grande de caráter pequeno; lucros acentuados e relações vazias.

Essa é a era de dois empregos, vários divórcios, casas chiques e lares despedaçados.

Essa é a era das viagens rápidas, fraldas e moral descartáveis, das rapidinhas, dos cérebros ocos e das pílulas “mágicas”.

Um momento de muita coisa na vitrine e muito pouco na dispensa.

Uma era que leva essa carta a você, e uma era que te permite dividir essa reflexão ou simplesmente clicar ‘delete’.

Lembre-se de passar tempo com as pessoas que ama, pois elas não estarão por aqui para sempre. Por isso, valorize o que você tem e as pessoas que estão ao seu lado. Dizer EU TE AMO para quem vc ama de verdade, seja Marido, Pai, Mãe, amigos e etc.... e quem sabe o ano de 2011 seja melhor nesses aspectos!!!!!!!!!

Aumente sua Flexibilidade!





Se você prestar atenção, vai notar que temos no cotidiano uma série de padrões: escovamos os dentes sempre do mesmo jeito, calçamos as meias começando sempre pelo mesmo pé, andamos com passos do mesmo tamanho e cruzamos os braços com um deles sempre sobre o outro (e assim mais um milhão de coisas...) Tem gente que não senta na mesa se não for no "seu" lugar.

Os padrões são importantes para facilitar o nosso dia-a-dia mas também podem acabar aumentando a rigidez. Rigidez de comportamentos e também rigidez de pensamentos, o que diminui a criatividade. Poder começar a ter comportamentos mais flexíveis vai ensinar ao cérebro o caminho da flexibilidade, o que com o tempo produzirá idéias mais flexíveis e criativas.

Um jeito bom de começar o treino é escolher algo que não tenha risco se você mudar, como trocar de mão para os escovar os dentes ou se enxugar após o banho começando pela parte do corpo que você sempre enxuga por último e seguir o caminho inverso. Se você fizer isso por uma ou duas semanas, certamente notará diferenças. Aí pode escolher outro padrão para modificar. Em tempo: fazer uma vez só não adianta, é importante que o treino seja exercitado por um período significativo (7 a 15 dias, para começar). O seu sistema mental funcionou muito tempo do mesmo modo e não é uma única mudadinha que vai reestruturar tudo. Paciência, persistência e você colherá os frutos!

Algumas sugestões:

- em dias em que tenha um certo tempo ou não seja problema se atrasar um pouquinho, procure itinerários diferentes para ir ao trabalho;
- vista suas roupas colocando as peças em ordem diferente da habitual;
- durma do outro lado da cama (combine isto com seu parceiro(a)). Ou quem sabe, com os pés para o lado da cabeceira;
- experimente andar com passo de tamanho ou em velocidade diferentes;
- avise às pessoas à sua volta o que vai fazer e passe uma parte do dia sem falar. Comunique-se por gestos ou bilhetes;
- por um tempo, coloque o rádio numa estação que toca música que você não tem o hábito de escutar e que seu filho adora (isso é um treino, não tortura, por isso não agüente mais do que seja razoável);
- se você faz certas tarefas sempre no mesmo dia da semana, experimente trocar de dia;
- assista televisão ou sente para fazer refeições em lugares diferentes do habitual;
- aprenda alguma coisa nova, que você sempre teve vontade de fazer e até hoje não arrumou tempo (tear manual, dança de salão, mecânica, outra língua estrangeira, jardinagem, marcenaria);
- prove temperos e comida diferentes, nem que depois descubra que não gostou
- vista-se com cores pouco comuns no seu guarda-roupa.

AVISO - todas estas experiências são para serem feitas em situações de baixo risco, ou seja, em ocasiões onde as conseqüências tragam pouco ou nenhum problema. Não é no momento em que você tem horário a cumprir que vai experimentar um itinerário desconhecido. No mais, divirta-se!

Dicas de alimentos para combater o Mau Humor



Dê adeus ao nervosismo, à ansiedade e ao cansaço. Coloque em sua dieta alimentos que têm o poder de estimular o funcionamento do sistema nervoso, acabar com a irritação e espantar a tristeza!.


ALFACE:
Ótima para amenizar a irritação. O talo tem lactucina, substância que funciona como calmante. Além disso, é rica em fosfato. A falta desse elemento no organismo causa depressão, confusão mental e cansaço. Use e abuse, inclusive no preparo de sucos desintoxicantes, nas saladas cruas e nos chás terapêuticos.

BANANA:
Pode acreditar, essa fruta, tão comum em terras brasileiras, diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono tranqüilo. Ela tem esses poderes por ser rica em carboidratos, potássio, magnésio e biotina. A banana também dá o maior pique porque possui vitamina B6, que produz energia. Não exagere, a banana por conter muita frutose acaba engordando.

ESPINAFRE:
A verdura contém potássio e ácido fólico, que previnem a depressão. Além disso, espinafre tem magnésio, fosfato e vitaminas A, C e do complexo B, que ajudam a estabilizar a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.

FRUTOS DO MAR:
Quer dar um chega para lá na tristeza? Abuse das delícias que vêm do mar. Elas têm zinco e selênio que agem no cérebro, diminuindo o cansaço e a ansiedade. Também são boas fontes de proteína e gordura saudável (Omega 3), essencial para o bom funcionamento do coração. Não exagere pois os frutos do mar também têm colesterol. Ou seja, faz parte do bom humor o bom senso.

JABUTICABA:
Essa frutinha contém ferro - que combate a anemia - e vitamina C, que aumenta as defesas do organismo. Suas vitaminas do complexo B agem como antidepressivos. Além disso, a jabuticaba é rica em carboidratos, que fornecem energia e, por isso, reanimam. Para que não prenda os intestinos, a cada 10 jabuticabas, mastigue (e ingira) uma com casca e tudo.

LARANJA:
Rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, a laranja ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente. O cálcio, presente em sua composição, é relaxante muscular e combate o estresse. E essa fruta ainda é energética, hidratante e previne a fadiga. Opte por consumir a laranja em pedaços ou gomos, e evite tomá-la como suco. A laranja é rica em fibras (principalmente a pectina) que são muito benéficas aos intestinos.

OVOS:
Os nutrientes dos ovos que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas o complexo B), ácido fólico e acetilcolina. A carência deles pode causar apatia, ansiedade e até perda de memória. Dois ovos por semana é uma porção bastante saudável.

UVA:
Essa fruta tem boa dose de vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonóides da uva são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol. Além disso, é energética. Use também nos sucos desintoxicantes e nas saladas verdes.