sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A importância do animal de estimação para nossa saúde!




Qualquer animal que escolha, será sempre um grande amigo!
Em anos passados e principalmente na sociedade rural, os animais representavam uma utilidade totalmente ligada ao trabalho, mas atualmente, num mundo urbano cada vez menos “natural”, os animais já não são usados para esta utilidade. Devido às exigências sociais e ao fato de todos vivermos uma vida extremamente estressante, o Homem isola-se a nível emocional através de uma profunda necessidade de comunicação interpessoal. Estes fatos causam uma vontade de procurar alivio para a solidão e algo que mantenha vivo o sonho e as lembranças de uma natureza cada vez mais distante. Assim, o animal doméstico transforma-se num confidente e amigo cuja compreensão e paciência permite aliviar a ansiedade e as depressões existentes no ser humano. Deste modo podemos provar que:
Acariciarmos um animal pode ajudar a relaxar e a baixar a pressão sanguínea;
Observar um aquário faz com a pessoa se sinta mais calma (é aconselhado por muitos terapeutas em situações de stress );
Os animais de companhia, especialmente os cães, ensinam as crianças a comunicarem melhor e a estabelecerem mais facilmente relacionamentos sociais;
Os animais de companhia estimulam o bom humor e o divertimento (numerosos estudos indicam que o bom humor é a melhor ferramenta para combater o stress e aliviar a tensão);
Nas pessoas idosas, a companhia dos animais permite reduzir, de forma deslumbrante, o número de visitas ao médico e os riscos de suicídio.
Por isso, se você já tem um companheiro, seja ele gato, cachorro, peixe, tartaruga , hamister e etc... cuide muito bem dele, dê atenção, brinque com ele, leve regularmente à um veterinário, dê comida, água e tenha a certeza que receberá muita coisa boa em troca!

Se você ainda não possuí um amigo desses, pense, reflita e ADOTE um bichinho! Além de curtir momentos únicos e inesquecíveis, você estará contribuindo também para um novo lar para o animal, que muitas vezes passa por situações péssimas e traumáticas!
Pense nisso!!!


Obs: Foto do aniversário de 11 anos do meu gato: APOLO!!!! Foi adotado por mim com 4 meses, é cardíaco e possuí uma deficiência física em uma das patas traseiras! POr isso é mais do que Especial!!!!!