quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Primavera! Tempo de Renovar!




Amanhã, às 12hs44min, a primavera começa. As ruas ficam mais coloridas, as plantas nascem mais viçosas e o dia se estende um pouco mais. Mas o efeito não é só na natureza. Para muitos, a primavera é o tempo ideal para deixar florescer idéias, florescer sentimentos e desabrochar emoções!

Os dias corridos e o cenário de concreto das grandes cidades nos fazem esquecer de olhar mais atentamente para o movimento da natureza. As mudanças de estações são, na verdade, parte do ciclo da vida e não é à toa que fazemos “primaveras” ao comemorarmos mais um aniversário.

O sol e as cores da natureza são capazes, inclusive, de alterar o nosso ritmo e humor. “Sabe-se que em países com um inverno muito rigoroso há aumento de casos de depressão e suicídio. No frio as pessoas ficam mais introspectivas, já no verão e na primavera buscam o inverso, voltam-se para fora. O inverno é tempo de se abastecer do próprio calor e, na primavera, o colorido e a beleza trazem alegria para a vida”, diz a psicóloga Simone Rugani Töpke.

Se o inverno foi a época em que a mente estava naturalmente voltada para o pensar, a primavera é propícia para a expressão dos sentimentos. É uma época apropriada para estudos em conjunto, palestras e todo tipo de atividade intelectual que propicie o contato com outras pessoas. “Cada vez mais o homem está se dissociando da natureza, muitas vezes sem se dar conta disso, através da vida nos apartamentos, do se deslocar de carro, da ingestão de alimentos processados, da troca do dia pela noite em suas atividades. Isto o faz perder um conhecimento antigo da humanidade, que se refere a atuação da natureza em sua vida”, diz Mônika Lustosa Polati, professora Waldorf (pedagogia ligada à Antroposofia).

Para a psicóloga Simone, é necessário, no entanto, saber transformar as reflexões em metas reais. Essa é, por exemplo, a época do ano preferida dos sedentários para iniciar uma atividade física. Mas até para resoluções simples é preciso saber encontrar equilíbrio. “Não adianta, de uma hora para outra, começar a fazer atividade física todos os dias. Será fácil desistir logo do objetivo proposto”, diz.

A comunidade japonesa no Brasil comemora todos os anos a chegada da primavera no nosso país, em referência à festa da primavera do país de origem. No Japão, cada estação tem um significado e a primavera, em especial, é tempo de florescimento da cerejeira, que é a árvore símbolo do país. O mais curioso dessa belíssima árvore de flores cor-de-rosa é que ela floresce uma vez por ano e no primeiro vento, ou chuva, as flores caem. Por isso, nos meses de março e abril (no Japão), quando as flores aparecem, é motivo de veneração de todos. “Chega a ser um contraste. Toda a tecnologia do Japão e as pessoas, vestidas de terno ou tailleur, saem nas ruas para comer na frente das cerejeiras, observando-as”, conta Cláudia Suemi, coordenadora de organização do Haru Matsuri em Curitiba.

O Xintoísmo, religião oficial do Japão, tem na natureza uma das suas bases. Para o Xintoísmo, tudo na natureza é representação de Deus. Assim, as plantas e o seu brotar são sinônimos da força concentrada de Deus.
Para os budistas a primavera também tem um significado importante. “Buda nasceu na primavera, no meio de uma chuva doce e todas as flores se abriram”, diz Cláudia. Eles também comemoram a chegada da primavera com o Hana Matsuri.

No clima de interação do homem com a natureza, as escolas Waldorf comemoram todos os anos a chegada da primavera. Os professores trabalham com as crianças a veneração, o respeito e a gratidão à natureza durante um mês. Uma festa fecha esse trabalho, despertando nos pequenos e nas famílias a consciência da vivência na Terra.


Brindemos à Primavera! A Estação das flores! Que essa Estação lhe traga muitos frutos e muito beleza! Boa Sorte!