quinta-feira, 8 de julho de 2010

"Paciência"...




"Para ter paciência, você precisa aprender a controlar seus pensamentos e ações. Observe mais sua mente, tenha vigilância sobre seus pensamentos. Escolha ser feliz, compreendendo os mecanismos da mente, e escolhendo pensamentos positivos e elevados"

Neste processo do aprendizado da paciência, é importante a contemplação que traz autoconhecimento. Sem sentimento de culpa, sem se julgar, apenas contemplando, descubra porque você perde a paciência com você mesmo, com as outras pessoas, com seu trabalho, com os familiares, com as situações, com sua meditação.

Descubra sua impaciência, sua exigência e cobranças com você mesmo. Às vezes, você decide alcançar metas em pouco tempo e quando suas expectativas não são correspondidas, quando seus desejos não são satisfeitos, você perde a paciência.

A Bhagavad Gita, uma das escrituras sagradas do Yoga diz que, quando um desejo é contrariado, surge a raiva. A raiva que é difícil de dominar, que é nosso maior inimigo, está vinculada à impaciência. E esse é o aspecto a ser mais trabalhado sobre a impaciência – sua ligação com o desejo e com a raiva.

Com a paciência, você cultiva a paciência. Precisa se lembrar da palavra paciência, contemplá-la e aplicar na sua vida diária. Ter a intenção de ser paciente, de cultivar isso aumenta sua capacidade de paciência.

A paciência é uma virtude que emerge e brilha do coração e pode ser aumentada com sua prática deliberada e constante. É necessário praticar a arte da paciência para nossa maturidade, inteligência emocional e evolução espiritual.

Aprenda a colocar sua paciência em funcionamento. Alimente-a com a oração, com a meditação, com o canto dos mantras e deixe que ela se irradie e brilhe de seu espírito. Expresse-a em suas palavras e ações.

Boa Sorte!