sexta-feira, 11 de junho de 2010

O Poder do Gergelim segundo a Medicina Tradicional Chinesa




*Gergelim e o Sistema Digestivo

O gergelim umedece e lubrifica os intestinos. Esta ação deve-se à presença de ácido linol presente na casca de gergelim, aumentando o peristaltismo intestinal, o trânsito do bolo alimentar e ativando a circulação sangüínea ao nível da parede intestinal. Desta maneira evita a prisão de ventre e as hemorróidas. Nas gestantes com prisão de ventre em que o uso de laxativos é contra-indicado, deve-se tomar sopa de gergelim para solucionar este inconveniente.

*Gergelim e a Energia dos Rins

O gergelim nutre e fortalece a energia dos rins, aumentando, conservando e repondo a essência.
Age sobre o coração, através dos rins, evitando as taquicardias. Conserva e nutre os cabelos evitando o branqueamento precoce, pois normaliza a função da melanina.
Associando-se o gergelim à papa de arroz integral, promove-se o aumento da lactação, pelo efeito já conhecido sobre a Energia do Meridiano Vaso da Concepção.

*Gergelim e a Energia do Fígado

O gergelim é utilizado para aumentar a acuidade visual, quer seja diurna, quer seja noturna, que é promovida pela presença de vitamina A.
A partir dos 45 anos, quando começa a diminuição da acuidade visual, é aconselhável ingerir gergelim de modo rotineiro.
Outra ação é sobre a hiperexcitabilidade do nervo periférico levando ao quadro de neurite. O gergelim também tem ação antinflamatória dos nervos periféricos.

*Gergelim e o Sangue

Nutre o sangue e aumenta a produção pela presença de ferro. Também atua aumentando a resistência da parede dos vasos sangüíneos e fortalecendo todas as células do corpo.

*Óleo de Gergelim

Apresenta sabor doce, característica refrescante, ligeiramente frio. Tem ação principal no intestino grosso.
Tem as funções de umedecer a secura, de favorecer o peristaltismo intestinal, de neutralizar as toxinas, de ser fortificante de Qi e de sangue, pois conserva as propriedades dos grãos de gergelim. É um meio ideal para retirar as vitaminas lipossolúveis dos vegetais.


DICA: Utilize Gergelim Preto, é o mais medicinal e tonifica energeticamente os Rins, Baço e Fígado segundo a Medicina Tradicional Chinesa.
Utilize 1 colher de café de Gergelim durante as refeições!!!!!

Nenhum comentário: